P-CAD 2006

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

P-CAD 2006

Mensagempor veioloko » 26 Mar 2008 21:53

Olá pessoal!

Estou interessado na ferramenta P-CAD 2006

Gostaria de saber do que esse programa é capaz.... Qual a melhor caminho pra eu estar começando a mexer nele...se é possivel misturar circuito com pcb....etc

Sei mecher no protel 99 e alguns outros mais basicos....
Estou mudando de emprego e la usam o PCAD

Grato!
veioloko
Byte

Mensagempor rocknroll » 03 Abr 2008 00:29

Assim como o Protel, o PCAD é um software CAD para eletrônica sendo que seu produtor é mesmo que o do protel (a Altium). A versão 2006 é a ultima do software pois a Altium decidiu acabar com o Protel e o PCAD integrando as duas ferramentas em um único pacote chamado Altium Designer atualmente na sua versão 6.9.

Assim como qualquer CAD o PCAD possui um módulo para esquemas elétricos e outro para Layout. Vc que mexe com o Protel vai ter um pouco de dificuldade no inicio pois as interfaces são diferentes. Apesar de hoje o PCAD ser produzido pela Altium, não foi sempre assim. Quando surgiu ainda no DOS era produzido pela Accel a qual tentou mudar o nome de PCAD para Accel EDA quando o software foi para o Windows, porém sem sucesso voltou com o nome PCAD.

O PCAD é o segundo software em minha lista de TOP 3 pendendo somente para o Altium Designer e empatando com o Protel em segundo lugar. Trabalhei cerca de 3 anos com ele, ainda hoje faço pequenos projetos utilizando ele, porém somente quando não posso utilizar o Altium Designer. Com certeza é uma das melhores ferramentas do mercado e considero uma pena ser descontinuado pois não vi as caracteristicas que ao meu ver eram excelentes sendo absorvidas pelo Altium Designer.

Acredito que a melhor forma de conhece-lo melhor é acessando os links abaixo:

http://www.pcad.com/resources/getting_started/
http://www.pcad.com/resources/learningguides/

Ao meu ver os links acima esclarecerão qq dúvida que venha a surgir.

Flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor veioloko » 04 Abr 2008 13:06

Ola amigo! Muito obrigado pela ajuda rs

Ja estou bem familiarizado com o software e tenho algums conclusões....
estou usando o 2002 aqui na empresa....não gostei que não tem teclas de atalho como no protel......tenho que criar esses atalhos, então se eu for formatar o pc, teoricamente teria que criar os atalhos novamente.

Tem alguns recursos no PCAD que não encontrei no protel....Mas ainda prefiro o protel....

Ja aproveitando...estou com dificuldades para fazer um UPDATE em uma placa ja feita.....
Por exemplo tenho uma placa ja feita, alterei o circuito. Como faço para alterar a placa usando o netlist gerado? sem que as trilhas sejam alteradas

Obrigado!
veioloko
Byte

Mensagempor joao.atibaia » 13 Jun 2008 13:19

veioloko, tudo bem?

Só esta semana que descobri este fórum, bem legal.

Não entendi bem sua pergunta, você tem um esquema elétrico e fez algumas alterações, incluindo e excluindo componentes?

Se é o que estou pensando, após colocar os novos componentes, não renumere todos o esquema, gere o net, abra o pcb, o arquivo desejado e chame os nets, não seria por aí?
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor veioloko » 16 Jun 2008 07:53

Bom para quem possa ser util

Eu utilizei a função: Record ON
que grava todas as modificações feitas, dai indo para o PCB é so puxar as modificações.

Utilizando o netlist deu problema muitas vezes e é necessário traçar varias trilhas novamente. Pelo menos na versão 2002 que utilizei. Na 2006 preciso conferir ainda.
veioloko
Byte

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )