Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
reginaldo escreveu:Pessoal,
Estou entrando no mundo ARM, e um termo que ouço falar muito é TRACE. O que é e para que serve? Outra coisa se tenho um Debugger Jtag da IAR funciona no UVision 3 da Keil?, ou um Unlink2 da Keil funciona no ambiente da IAR?.
Quem puder me dar estas informações ficarei muito agradecido.
Reginaldo
mastk escreveu:ARM não tem breakpoint? Vixe pode parar. Vou jogar no lixo os LPC2138 que tenho...
Fábio Pereira escreveu:Trace ou tracing é um método auxiliar de depuração.
Consiste em se monitorar e armazenar o fluxo de execução de um programa. De posse desse fluxo é possível reconstruir os passos de execução e assim identificar a origem de determinados bugs.
Alguns chips (como os HCS08 e Coldfires) possuem hardware de tracing integrado dentro do chip. É claro que a memória dedicada a esta funcionalidade é geralmente pequena, o que resulta em um histórico limitado da execução do programa.
Alguns ARMs e outros processadores mais poderosos possuem portas de depuração especialmente dedicadas a tracing. Neste caso é necessário um hardware externo capaz de interpretar os dados (geralmente comprimidos) que trafegam por estas portas.
É desnecessário dizer que o tracing é um excelente aliado na depuração de aplicações.
Ahhh, antes que me esqueça (novamente): não me recordo de um ARM7 com porta de tracing. Só vi isso em ARM9 em diante.
T+
proex escreveu:O Mask ta fumando muito *****, ta vendo palavras onde nao existe ehehhehe.
Muitos LPC tem a interface Trace, mas tomam muitos pinos do chip. Pra mim a inteface jtag tem sido suficiente pra depurar o programa.
O debuger do Coldfire é melhor ainda pois só toma 1 pino do chip.
Ahhh, antes que me esqueça (novamente): não me recordo de um ARM7 com porta de tracing. Só vi isso em ARM9 em diante.
O Mask ta fumando muito *****, ta vendo palavras onde nao existe ehehhehe.
mastk escreveu:.................
Voltando ao topico, é realmente desagravel isso para cada compilador tem uma ferramenta especifica, tipo assim:
ARM ST e ARM NXP podem usar a msm ferramenta? Os compiladores suportam quantos fabricantes? A atualização do compilador para novos MCU é rapida?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante