USB-HID . Não preciso comprar a "licensa" ? posso

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

USB-HID . Não preciso comprar a "licensa" ? posso

Mensagempor Rodrigo_P_A » 14 Nov 2006 18:15

Posso fazer um hardware para funcionar usando a USB como HID , e dessa forma não preciso comprar um VID + um PID ?

esse assunto deve ter sido discutido antes, mas eu não entendi pq eu li em um site que o HID não precisa ter driver proprietário.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rinaldo » 14 Nov 2006 19:49

Rodrigo,

Dispositivos USB-HID não necessita de driver especial.
Agora a questão do VID precisa sim comprar e não custa barato. No caso da Microchip Ela permite usar o dela para uma certa quantidade de microcontroladores.

O processo é o mesmo para registrar um endereço MAC da ethernet.

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor Rinaldo » 14 Nov 2006 19:52

achei o documento da Microchip:

http://www.microchip.com/stellent/group ... 025058.pdf

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor Rodrigo_P_A » 14 Nov 2006 20:29

então é mais vantagem emular um CDC mesmo ( para pequenos projetos, pois num dá para pagar o VID ), tipo um conversor USB-Serial, como os exemplos fornecidos pela Microchip, e outros fabricantes, pois pelo que eu vi, o Driver é da Microsoft ( pelo menos no exemplo da Microchip), será que aí eu num vou precisar do VID ?
---
Rodrigo_P_A
Dword

Re: USB-HID . Não preciso comprar a "licensa" ? posso

Mensagempor Maffeis » 16 Abr 2013 18:13

Acho q eu vo ganhar o troféu pá de ouro por desenterrar o tópico mais tudo bem

Qual o caminho das pedras pra estudar o USB?

Por onde eu poderia começar a estudar

estou lendo sobre o assunto vendo o youtube, a maioria utiliza hid

gostaria de saber se eu preciso desenvolver driver, dll, se o assunto entra muito no mérito de um cara de computação.

Essa questão vid/pid eu preciso comprar (caso venha desenvolver um produto com usb) como hobbista/estudante posso usar tranquilamente.

O HID seria o caminho para fazer uma comunicação, levantamento de dados, envio de comandos supervisão....
Maffeis
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Abr 2013 18:48

Maffeis escreveu:Acho q eu vo ganhar o troféu pá de ouro por desenterrar o tópico mais tudo bem

Qual o caminho das pedras pra estudar o USB?

Por onde eu poderia começar a estudar

estou lendo sobre o assunto vendo o youtube, a maioria utiliza hid

gostaria de saber se eu preciso desenvolver driver, dll, se o assunto entra muito no mérito de um cara de computação.

Essa questão vid/pid eu preciso comprar (caso venha desenvolver um produto com usb) como hobbista/estudante posso usar tranquilamente.

O HID seria o caminho para fazer uma comunicação, levantamento de dados, envio de comandos supervisão....

Eu nem lembrava deste tópico.

Resumindo:
Se você sabe acessar dispositivos HID no PC, eu acho uma solução melhor, pois você num vai precisar instalar driver nenhum, o Windows já tem driver nativo para dispositivos HID, é mais fácil de conectar no software quando você aprende, é mais fácil detectar se está ou não conectado é mais rápido para conectar.
Mas o HID tem um limite de velocidade que eu num acho problema para a maioria das aplicações.

Se você não sabe como acessar dispositivos HID no PC, o melhor caminho é usar um driver CDC que utilize driver padrão da MS, assim você também num precisará criar driver nenhum e vai poder mandar e receber dados usando quase todos os programas que tenham função para comunicar via porta serial: Hyperterminal, putty, teraterm, etc...

Você precisar de um VID ou PID, alguns fabricantes te dão permissão a usar uma faixa de PID usando o VID deles, tem que mandar um email para eles e tal.

Outra solução é procurar um cara na net que tá vendendo lote de PID usando O VID dele: http://www.voti.nl/pids/

Eu comprei e to usando dele.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Maffeis » 16 Abr 2013 19:46

Eu não sei nada por enquanto

Vou estudar o HID e o CDC

Já Tenho um rumo

Valeu Rodrigo
Maffeis
Word