por RobL » 17 Mar 2008 19:25
Dependendo da exatidão, deriva térmica permitida, etc, poderá fazer isso desde um simples LM324 até um magnífico e caríssimo OP de instrumentação.
Pretende usar fonte simples ou simétrica?
Qual a tensão de trabalho? Se for muito alta, aí sim terá que usar um OP com isolação ou outro tipo de sensor isolado.
Qual o nível de ruído nessa linha? Pois se for brabo tem que escolher o OP em função disso ou filtrar antes, etc.
Para corrente contínua, um resistor em série posto, por exemplo, do lado negativo, próximo a fonte, com queda de alguns milivolts, para a faixa que se quer medir, basta entrar com esta tensão no OP o qual tem sua referência na mesma referência do resistor.
Dependendo da exatidão, o resistor poderia ser apenas certo comprimento do próprio cabo, se for para um só aparelho (não produção em série). Lembrar que a resistência do cobre não é estável em função da temperatura. Mas se a temperatura do cabo variar pouco, para certos casos é aceitável.
Agora, se for necessário um shunt, ou seja, desviar corrente em paralelo por um R, aí é mais complicado, pois vai depender da tensão nesse shunt, devido estar em paralelo com a fonte, ou fazer uma divisão nesse shunt (espécie de potenciômetro) e praticamente caindo na configuração acima.
Se for tratado o offset do OP, um baratinho deve satisfazer, na configuração simples de um amplificador inversor ou não, dependendo de sua opção de fonte comum ou simétrica. Hoje há muita coisa melhor que um LM324 rail to rail de baixo preço, mas LM324, com uns tratos, é ainda o bicho!!!
Há vários da Microchip rail to rail com faixa de passagem "quase cc" mas se assemelham ao 324 em deriva térmica, alguns com bom offset.