Legislação de telefonia

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Legislação de telefonia

Mensagempor Ágio Felipe » 25 Out 2006 03:03

Pessoal estou desenvolvendo um projeto pra ser ligado à linha telefônica, alguem sabe o que diz a legislação sobre esse tipo de projeto, que tipo de proteção devo usar?

Obrigado.
Ágio Felipe

Mensagempor Rinaldo » 25 Out 2006 06:25

Depende do tipo de equipamento existe normas especificas , também pode ser necessário homologar o equipamento na ANATEL. consulte o site e verifique onde seu equipamento se encaixa. Para homologação existem laboratorios especificos que fazem, sendo que atualmente somente o CPQD pode emitir a certificação.

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor ÁgioFelipe » 03 Nov 2006 16:00

Rinaldo, obrigado pela resposta.
Mas veja, não posso comercializar sem a certificação?
Em muitos produtos vemos como parte da propagando a frase "Produto homologado pela Anatel", então isso deixa a entender que alguns não são e estão sendo comercializados.
Dei uma lida no site da Anatel e pelo que vi tem muita burocracia e eu nem empresa tenho, só tenho um produto com potencial de comercialização.
Tinha um colega de fórum que falaram uma vez que ele fez um BINA e colocou no mercado, alguém sabe quem é??

Obrigado.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Rinaldo » 03 Nov 2006 17:02

Fábio,

Existe uma classificação de produtos que precisam e outros que não.

Se o seu produto exigir certificação e você não tem, estará fora da lei.
Sim Certificação exige Empresa aberta, tem burocracia, gasto com laboratorio. etc. isso não fica barato.

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor ÁgioFelipe » 05 Nov 2006 12:01

Ok, Rinaldo, vou verificar se o meu precisa, mas se puder me adiantar...
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor EDSONCAN » 06 Nov 2006 09:55

Vou economizar seu tempo:

Tudo que for ligado a linha telefonica é passivel de homologação, no minimo as normas de proteção, caso não exista norma especifica.

Alem do CPQD existem varios laboratorios que podem fazer o processo de homologação.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor msamsoniuk » 06 Nov 2006 11:45

dah uma lida aqui:

http://www.anatel.gov.br/index.asp?link ... m?Cod=1577

note que logo no primeiro item existe uma dica sobre prototipos produzidos artesanalmente, para uso proprio. por outro lado, se vc estiver interessado em algo mais comercial, pode contactar uma destas empresas e pedir um orcamento:

http://www.anatel.gov.br/index.asp?link ... m?Cod=1576
msamsoniuk
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 09 Nov 2006 22:12

E quando o projeto não se enquadra em nenhuma categora? Este é o meu caso.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor msamsoniuk » 10 Nov 2006 01:15

no seu caso eu acho que nao tem jeito, pois se o equipamento estiver conectado na linha telefonica, ele automaticamente vai ser classificado na categoria 1. mas, por incrivel que pareca, existem bons motivos para vc homologar.

a homologacao serve para garantir padroes de seguranca, qualidade e disponibilidade. no aspecto da seguranca, vc tem que pensar que a linha telefonica opera com tensoes elevadas (-48VDC e 90VAC), entao seu circuito precisa proteger o assinante e os equipamentos dele, enfim, nao seria interessante um dispositivo que queima a porta serial do PC ou dah choques no assinante cada vez que chega uma chamada. em relacao a qualidade, eh necessario garantir padroes de qualidade de sinal, pois seria frustrante para o assinante nao conseguir enviar um fax pq outro dispositivo esta injetando ruido ou distorcendo o sinal na linha. finalmente, como a rede telefonica eh um servico essencial para a populacao, seria muito grave um dispositivo com mau funcionamento causar a interrupcao do servico para outros assinantes.

assim, quando analisamos a fundo o problema, comeca a fazer sentido a tal da homologacao. e, embora pareca ser bastante exigente, existem paises com regulamentacao ainda mais exigente que a do brasil.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Paulo » 10 Nov 2006 06:12

Ágio Felipe,

Tudo o que o pessoal disse é verdade e faz uma certa diferença na hora da venda do produto, pois existe um padrão de qualidade e segurança por trás dele.
Aqui na empresa nós sempre homologamos os nossos, inclusive estamos fazendo uma cotação de um novo equipamento nesses dias.
A dica que eu dou é para vc fazer várias cotações com diversos laboratórios, pois a diferença de preço entre um e outro chega a ser exagerada, portanto vale a pena "investir" um certo tempo cotando vários laboratórios, antes de definir um para o seu equipamento.
Ligou na linha telefônica diretamente, requer homologação.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 11 Nov 2006 13:50

Pessoal, acho que vou ver se alguma empresa tem interesse no meu projeto, pois não tenho empresa não tenho como bancar tudo isso...
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor barboza » 13 Nov 2006 10:49

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Voltar para Assuntos Gerais