Olá Fábio.
Vamos procurar responder todas as suas questões:
Corrente Ib dos transistores:
Você estava certo. Além ...
Ok! Mas há condições especiais em que o ganho de corrente cc cai abaixo do mínimo informado pelo manual.
Veja se estou correto.
Pelo que li e entendi até agora a função da realimentação do operacional é dar uma (amostra) referência da tensão na saída para que ele (o operacional) mantenha a tensão constante com a variação da carga. Para isso ele aumenta ou diminui a corrente na base. É isso?
É uma maneira simples e imediata (e correta, porém limitada) de mostrar.
E voltando ao ponto onde voce citou que com o resistor de 100 ohms limitaria a corrente em 50mA, eu acho que este valor nunca será alcançado pois se Ib = 50mA, Hfe = 263 então Ic = Ib X Hfe = 13,15A.
Com este valor o BC337 já teria "explodido" mas a saída do operacinal não seria danificada. Estou correto?
Em parte.
Com o bc337 "explodindo", ele deixa de se comportar como transistor e quase sempre vira um curto, colocando o operacional quase em curto também. Só limitado pelo resistor. Pode até aguentar a corrente, porém vai queimar por excesso de calor.
Eu li e procurei entender a equação porém não consegui entender direito os dados sobre a resistência térmica e como pegar os valores correspondentes do componente que estou usando.
Estes valores se encontram no manual do fabricante.
Há um "Handbook" da National, o "Voltage Regulator" (eu tenho a edição de 1978, mas agora acho que você já encontra na net) que apresenta no capítulo 4 "Heat Flow & Termal Resistance" os cálculos mostrados por mim.
Acho que voce chutou muito forte sobre o Ic = 10mA.
Assim é melhor a saída de 20 a 40mA do operacional.
Só com o resistor de 1K e o led com resistor de 330 ohms => Ic = 13,7 mA e o BC337 nem começou a esquentar.
É. Porém você deve estar aí com uma temperatura ambiente de cerca de 27 graus. Agora imagine este circuito funcionando em um ambiente, que pode chegar até 45 graus. Pior. Imagine que ele (o circuito) se encontra dentro de uma caixa fechada, onde a temperatura é superior à ambiente.
Além disso, quando o fabricante informa a temperatura máxima do dispositivo, mão quer dizer que ele pode funcionar constantemente nestas condições. Há o termo MTBF (Mean Time Between Fails), ou tempo médio entre falhas. Há uma expressão que calcula este termo. Significa que acontecerão mais falhas do componente, a medida que ficar exposto a condições mais próximas dos seus limites.
Não basta saber os limites dos componentes e "concluir que dá". Tem que fazer os cálculos da dissipação e garantir que fique abaixo do máximo. Isso também é válido para a corrente máxima e a tensão máxima.
Altere o valor da corrente sobre o led para 10mA. Já fica bem aceso.
Em tempo. Mesmo assim acho que você tem razão. Eu exagerei. É que quando eu trabalhava em um centro de pesquisas (agora estou aposentado, mas ainda correm elétrons na minha circulação sanguínea), as condições de funcionamento eram bem críticas, tal como funcionar com temperatura de 50 graus ambiente e o MTBF ser alto.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain