34063 Voltage Inverting Converter

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

34063 Voltage Inverting Converter

Mensagempor BFCardoso » 21 Jan 2008 09:24

Olá galera....

Preciso de alguem que já usou o CI 34063 para me ajudar.

Quero converter 5V em -12V/80mA. O manual sugere um circuito para conseguir -12V/100mA, só que nao funciona de jeito nenhum, e diga-se de passagem, tenho todos os componentes especificados no manual para fazer este circuito.

Por acaso alguem ja fez o circuito do manual , ou, algum similar com este CI que convertesse 5V em -12V/80mA?

Achei um site que faz os cálculos para este CI. Os valores também sao aproximados ao do manual, por isso nao entendo por que nao funciona.

Abaixo tem o link do manual e do site dos calculos.

Obrigado pela ajuda.

BFCardoso

http://www.nomad.ee/micros/mc34063a/index.shtml

http://www.alldatasheet.com/datasheet-p ... 63AP1.html
BFCardoso
Bit

Re: 34063 Voltage Inverting Converter

Mensagempor andre_luis » 21 Jan 2008 09:46

Eu uso este CI e funciona perfeitamente.
Segue circuito :

http://www.teprom.eng.br/arquivos/conversor.pdf

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor BFCardoso » 21 Jan 2008 10:05

Olá André,

A diferença do seu circuito para o do manual está no capacitor C38 de 1u5F, cujo manual coloca 1n5F. Vou fazer o teste com este valor.

Com este circuito voce consegue aproximadamente 100mA?

Obrigado pela ajuda.

Ps.: O único componente que nao tenho igual ao do manual é o indutor de 88uF. Possuo um de 100uF, sendo assim, esta pequena diferença influencia muito no circuito?
BFCardoso
Bit

Mensagempor andre_luis » 21 Jan 2008 10:30

Não cheguei a medir a corrente de saída, uma vez que o circuito onde é utilizado este conversor possui consumo praticamente nulo. ( Driver de chaveamento de Mosfet )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor cscharf » 22 Jan 2008 13:21

Olá BFCardoso
Uma outra coisa que deve ser levada em conta é o fato de que a frequencia de chaveamento pode requerer um layout especifico.
cscharf
Bit

Mensagempor BFCardoso » 23 Jan 2008 09:23

Olá galera,

Tirei algumas conclusões depois de efetuar vários testes com diversos valores de componentes e alguns cálculos fracassados.

1º --> A montagem feita do circuito que aparece no manual funciona, desde que não ultrapasse 10mA. Apartir deste valor, a medida que é exigido mais corrente a tensão não permanece em -12V, ela "cai" até chegar a 0V.

2º --> Montei o circuito alterando alguns componentes para tentar chegar aos -12V/100mA que o manual diz que o CI consegui liberar. Consegui -12V/75mA só que acontecem dois problemas: O primeiro é que mesmo usando um filtro na saída, o ripple é de 500mV, e no meu caso esse ripple fez com que meu circuito nao funcionasse. O segundo é que o CI esquenta muito e, deixei ele nesta configuração por poucos minutos, contudo, não sei se ele aguentaria funcionar por muito tempo.

3º --> Alterei de novo o circuito adequando as características do meu projeto. Consegui -12V/35mA com 50mV de ripple e frequencia de opederação de 71Khz.

Obs.: Fiz estes teste em uma proto-placa, sendo assim não levei em conta o lay-out como lembrou nosso amigo cscharf.

Muito obrigado pela ajuda de todos. Se alguem possuir alguma dúvida pode perguntar que se tiver ao meu alcance responderei.

Ate mais.

BFCardoso
BFCardoso
Bit

Voltar para Circuitos Diversos