Olá Fábio.
... Respondendo às suas perguntas:
Achei o segundo circuito mais fácil e mais seguro para trabalhar ... controlado por ela.
É verdade!
Apesar de não conhecer suas necessidades, considero o segundo circuito melhor que o primeiro, pelo motivo já exposto por você.
Não acho que a característica do circuito (1), que comprime Vin seja uma vantagem, uma vez que para a aceleração do motor parece ser irrelevante. Além disso, existe a possibilidade da saída ir além dos 5V.
1 - As vezes o proteus estava dando erro por causa do resistor R4 que voce colocou no segundo circuito. Qual a função dele?
R4 possui algumas funções:
a) Simula um valor de carga mais apropriado para os transistores. Faz a corrente de condução deles ir para a região dos miliamperes.
b) Garante uma resistência de carga de saída baixa, para o caso do circuito seguinte possuir uma resistência de entrada alta. As capacitâncias das junções base-emissor (e de entrada do circuito seguinte) são descarregadas com maior rapidez, aumentando a faixa de resposta em frequência do circuito.
c) Faz com que a excursão da tensão de saída possa baixar para a faixa dos 50mV. Há certeza de baixar esta tensão, porém não sei se na prática chegaria a tanto.
2 - Posso ligar as bases dos transistores direto na saída do operacional sem colocar o resistor de 100R?
Acho que você agora está se referindo ao seu circuito mostrado via Proteus. Não dá para ver o valor, mas deve ser o R7.
A resposta é a seguinte. Se o operacional não possuir limitação na corrente de saída, poderá queimar, sem o resistor de 100 Ohms, contudo este resistor limitaria a corrente em cerca de 50mA (5V / 100R). Neste caso há uma dissipação de 250mW (25 / 100) no chip. Se for deixado assim pode vir a queimar.
Experimente colocar o resistor de 1000 Ohms entre a saída do operacional e as bases dos transistores. Se ocorrer um curto na saída vai queimar apenas o transistor NPN.
Valeu mesmo a ajuda. Voce quebrou uma árvore pra mim.
É sempre um prazer se sentir útil.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain