Rede PLC Automotiva

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Rede PLC Automotiva

Mensagempor Nik » 04 Jan 2008 12:37

Olá,

Estou elaborando um projeto de automação para automóvel, porém a comunicação entre o mestre e os dispoistivos escravos não serão feitos por rede Cam ou Lin, e sim por PLC (Power Line Carrier), ou seja, um sinal de dados é modulado numa portadora, que é aplicada na linha de alimentação.

Isso já existe para redes AC, mas alguém conhece alguma coisa para o ambiente automotivo? Não encontrei nada consistente na net.
Nik
Bit

Mensagempor otavio luiz » 04 Jan 2008 12:51

Acho que isso não vai ser muito facil não devido ao ruido gerado principalmente pela injeção eletronica. Voce poderia adaptar o sistema utlizado via AC, no site da National tem um componente LM565 que em uma aplicação de link via rede elétrica. Fiz uma vez com um TDA7000 da Philips, funciona tambem.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor egipts » 26 Fev 2008 11:16

Pesquise sobre o protocolo IEC 61158, este é um protocolo industrial para áreas classificadas (onde há risco de explosão). O sistema todo opera sobre um par de fios, onde há dados e alimentação.

Este projeto seu visa seguir alguma norma automotiva? Se não, creio que esta não seja uma boa opção, pois acaba não tendo uso prático/comercial...
Falo isso porque meu projeto de formatura foi um sistema de automação veicular utilizando I2C, e, por não seguir nenhuma norma automotiva, acabou sem utilizade/viabilidade para a aplicação proposta.

Abraços,
Osiris.
egipts
Byte

Mensagempor Paulo » 26 Fev 2008 12:01

Concordo com o que o Otávio falou, com relação ao ruído que vc vai encontrar nesse ambiente, isso vai te dar bastante problema, pois essa tecnologia ainda está dando mta dor de cabeça com relação a isso, dependendo da distância, da quantidade de ruído existente no ambiente, do tipo de ruído e por aí vai.
Acho que vale a pena vc dar uma pensada nos tipos de comunicação já existentes para linha automotiva, pois já é um padrão.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor R.B.Sanchez » 27 Fev 2008 23:53

Você pretende conectar os dispositivos em que unidade de controle?
Estes dispositivos serão os existentes no automóvel ou serão inseridos por você?
De qualquer forma este tipo de conexão é complicada pois há muito ruído (elétrico, de origem mecânica, condições ambientais...) além do que independente do tipo de dispositivo, caso queira comunicar com o módulo do veículo é necessário utilizar o protocolo que já existe para cada modelo ou grupo de modelos.
É um projeto interessante e vai dar muito trabalho, te digo isto porque desenvolvi um computador de bordo flexível, ou seja, que possa ser conectado ao maior número de marcas e modelos sem que sejam realizadas alterações no veículo.
O aprendizado é enorme porém a conseqüência financeira depende até onde você pode oferecer tecnologia competitiva, com qualidade e viabilidade econômica.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor phophollety » 28 Fev 2008 20:57

acho que você vai nadar cotra a maré, quando a Bosch inventou CAN ela sabia o que estava fazendo, é por isso que a PEUGEOT e outras adotaram tal protocolo, é bom, barato, simples e super resistente a ruidos e outros problemas.... ou seja, não tem como ser melhor para a aplicação (afinal o tráfego de dados é baixo e mesmo assim dá para chegar em 1Mb/s)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Ruidos gerados

Mensagempor tecman » 29 Fev 2008 00:35

o ruido e infernal ainda se for 6cc !!!!
tecman
Byte

Voltar para Circuitos Diversos