Máxima frequencia de PWM num led

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Máxima frequencia de PWM num led

Mensagempor lpagano » 24 Dez 2007 14:27

Galera,

Preciso fazer com que um led mude o brilho dele de acordo com um sinal PWM que vou jogar nos seus terminais.

Minha dúvida é: qual a frequência máxima desse PWM que um led comum de alto brilho pode receber? Estive pensando em frequências de 200Hz a 1.6kHz.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Maia » 25 Dez 2007 09:46

Não entendi bem sua pergunta. Em PWM se mantém a freqüência fixa e se varia a relação marca/espaço do sinal. A freqüência escolhida deve ser suficiente para que o LED não fique piscando. Geralmente se usa em torno de 100Hz.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor lpagano » 25 Dez 2007 14:28

Maia,

Eu tenho um circuitinho PWM bem modesto, que usa um único LM555, só que para se ter uma frequência fixa eu tenho que usar dois 555 (por problemas de espaço na placa). Usando apenas um 555 a frequência do PWM vai variar bastante, desde os 100Hz até uns 1000Hz. Será que mesmo fica bom nos leds?

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Maia » 25 Dez 2007 16:33

Se vc variar a freq. mas mantiver a relação marca/espaço constante a variação de luminosidade do LED será praticamente nenhuma. Dei uma olhada no Google e achei esse ccto bem simples. É só trocar o motor por um LED e um resistor e, se quiser, o FET por um BC557 da vida mais um R na base

http://www.dprg.org/tutorials/2005-11a/index.html

Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor brasilma » 25 Dez 2007 17:44

Pagano,

A frequencia pode ser qualquer uma dentro desta faixa que comentou, porem conforme o Maia observou, vc tem de variar o duty-cicle, ou seja, a relação ton/toff, para controlar o brilho.

Dá para fazer isso com apenas 1 555, pesquise por 555 pwm que encontra muita coisa.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Dez 2007 18:23

Olá Ipagano. Tudo bem?

Vamos por partes:

1 - Em um 555 com ligação ASTÁVEL normal, com Ra entre Vcc e o pino 7, Rb entre o pino 7 e o pino 6 e com um capacitor entre o pino 6 e o terra, Você tem:

Período Ton dependendo de Ra + Rb e Toff dependendo de Rb. Os dois dependem também do capacitor.
Se Ra + Rb for um potenciômetro, Ton será fixo e Toff variará, não obtendo um PWM, pois a frequência vai variar devido à variação de Toff.

Por outro lado, ACHO que se você fizer uma pequena alteração, vai obter uma frequência quase constante (ou constante mesmo).

Coloque um potenciômetro com as seguintes ligações:
Extremo A ligado a Vcc. Extremo B ligado ao pino 7. Ponto central ligado ao pino 6, juntamente com o capacitor e a realimentação com um fio entre ele (pino 6) e o pino 2. Desta forma você terá a carga do capacitor dependente da parte do potenciômetro entre o Vcc (Extremo A) e o pino central e a descarga dependendo do pino central e o Extremo B. Alterando a posição do pino central do potenciômetro, você altera Ton e Toff, mantendo T = Cte.

2 - Com relação à frequência e a resposta do LED.

O circuito equivalente do LED pode ser (toscamente) aproximado por um diodo em série com uma lâmpada. Tudo em paralelo com um capacitor C.
Para polarizar o LED, você precisa colocar uma resistência R limitadora de corrente nele.
Este circuito R e C forma um filtro passa baixas frequências. Então o que acontece?
Se você aplicar um sinal PWM, e for aumentando a sua frequência, tem-se:
Para frequências até f = 1/(2*pi*R*C), a maior parte alternada da corrente do PWM vai passar pelo LED. Na realidade, nesta frequência, metade da corrente alternada passará pelo capacitor e a outra metade passará pelo LED.
Para frequências mais altas, a maior parte da corrente alternada passará pelo capacitor (fictício). A lâmpada não acenderá de forma pulsada, só acenderá devido à componente CC do sinal PWM. Isso significa que se você tentar captar o sinal ótico pulsado, proveniente do LED, vai obter um nível CC devido ao filtro eliminar as frequências altas e sobrar apenas o valor médio (contínuo) da onda PWM.
Em outras palavras. Para frequências altas do PWM, você não poderá usar os pulsos para transmitir dados, mas vai ver alteração na luminosidade do LED.
Para frequências baixas do PWM, você poderá usar o Período Ton (ou Toff) para transmitir dados. Você vai continuar modulando a intensidade no LED.
Para frequências muito baixas do PWM (abaixo de 30 pulsos por segundo), você vai começar a perceber as pulsações de luz.

Se você tiver alguma dúvida, estarei à disposição.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor lpagano » 26 Dez 2007 14:25

Pessoal,

Valeu pelas dicas.
Eu tinha feito uma simulação com o circuitinho bem parecido com o do link que o Maia mandou. Ele variava o duty-cicle do PWM normalmente mas também a frequência.

Antes de ver as respostas no fórum eu tinha feito um com o TL084 (OPAMP quádruplo) que usa dois opamps para gerar o sinal triangular e um para modulador do PWM. Ficou bom, mas esse que o Maia falou é mais simples e faz a mesma coisa.

Obrigado!
lpagano
Byte

Voltar para Circuitos Diversos