Alguém manja de Dallas DS1302?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Alguém manja de Dallas DS1302?

Mensagempor ze » 20 Dez 2007 10:18

olá.
Tenho um circuito/projeto (não meu) que usa o dito cujo. O circuito NÃO TEM resistor pullup. Gostaria de saber se alguém já usou este chip. Ele está zerando a hora/data de vez em quando. Seria falta de pullup? Não consegui enxergar a obrigatoriedade de tal no dataxit. Teria este chip alguma condição especial (não documentada-duvido) que provocaria o reset?
Microcontrolador=R1122 (clone AMD 186).
RTC_DATA=PIO10
RTC_RST=PIO12
RTC_CLK=PIO13
Fiz um sw de teste e funfa ok. O probl. é em campo!!!

Abraço!!!
ze
Dword

Mensagempor sandei » 20 Dez 2007 10:37

Ola Lellis.

Esse CI trabalha em Barramento I2C, talvez não seja necessario realmente o resistor de pull, dependo em que ele estiver ligado, pode ser que o processador já mantenha a linha em pull-up, um resistor interno do processador. Em meus desenvolvimento sempre utilizo de resistores de 4k7 , agora quanto ao reset da hora, ele ocorre quando você desliga o equipamento, se for verifique a bateria que possívelmente esta fraca.mesmo assim não seja isso talvez o Ci esteja danificado ou o Microcontrolador está escrevendo alguma coisa nele, já tentou substitui-lo?

Fabio.
sandei
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 20 Dez 2007 11:28

não tenho certeza mas a comunicação do DS1302 é ISP.....
LeandroPIC
Byte

Mensagempor ze » 20 Dez 2007 12:21

Olá Fabio,
grato pelas obervações. mas acho que é algo 1 pouco + profundo. algo como as temporizações de acesso ao chip. (ou a mencionada falta de pullup) Mas como não é projeto meu, fico sem jeito de fazer tais observações aos projetistas. (comparado a eles sou auxiliar de servente de ajudante de sub suplente de substituto de folguista de estagiário). E literalmente há milhõe$ envolvidos. Mas como estou dando apenas suporte (graças a Deus!) resolvi pedir orientação a vocês, meus oráculos.
O DS1302 não é I2C. (usa 3 sinais).

Obrigado Fabio e Le. Tenham 1 ou + Feliz ................ dia! (natal é manjado)
ze
Dword

Mensagempor sandei » 20 Dez 2007 12:54

Me confundi com o DS1307!
sandei
Byte

Mensagempor RobL » 22 Dez 2007 14:48

Se estiver zerando, faça uma rotina para ler os segundos e veja se dá o valor 80H (0x80). Se isto acontecer, a alimentação está sendo momentâneamente desligada ou abaixo de 2V.
Erro de software: leia os segundos e veja se tem o valor no qual o bit 7 dos segundos esteja 1L+ outros bits, diferente de 80H. Se for isso, o oscilador está sendo desligado por software.
Esse chip é o mesmíssimo HT_1380 Holtek, com diferença apenas em hardware.
Este chip é um quase SPI, pois usa uma só porta para entrada e saída de dados.
É um excelente chip para "expert". Dá para uma tese de pós Dr.
Eu o uso com SPI nos AVRs, não esse Dallas mas o Holtek que é idêntico, se não o mesmo, sob licença para a Holtek. Ou o contrário?
RobL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos