Montar Fonte Alimentação 0-30V 3A regulada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor geraldomelo » 04 Dez 2007 03:57

Olá Pessoal. Estou pensando em montar a fonte desse link .. Gostaria de saber se alguém conhece ou já montou para saber se funciona ... No final da página , tem outro circuito , que faz a parte da medição de tensão e corrente , mas como vcs podem reparar , ele é elaborado com um atmel - atmega8 , e ai enrola , pois eu não mexo com atmega , nem tenho gravador para ele também ... outra coisa é que a placa do Voltmeter + Ammeter , parece ser dupla face ( não consegui "enxergar" direito) alguém poderia confirmar isso ??? ai dificultaria um pouco mais o projeto ... penso que alguém até poderia gravar o atmega pra mim .. pode ser , mas se fosse com pic seria melhor ...
o certo é que to precisando disso com uma certa urgência , e eu tenho quase todos os componentes para a montagem ..... aqui vai o link :

http://www.electronics-lab.com/projects ... index.html

no final da página deste link , tem a outra parte do Voltmeter + Ammeter...

e ai pessoal , alguém conhece/já montou esse esquema ?? será que funcione bem ... alguém estaria interessado em montar tbm ... ai iriamos montando junto ..... qqr sugestão é aceita ....
abraços

Geraldo ...
geraldomelo
Byte

Mensagempor Alexandre » 04 Dez 2007 06:20

geraldomelo,
Eu já montei e uso praticamente todos os dias no meu serviço.
Funciona muito bem.
Só que para o display eu utilizei pic16f876.
Alexandre
Bit

Mensagempor Maurício » 04 Dez 2007 08:08

Programar o Atmega é a coisa mais simples do mundo. Requer somente um único integrado 74HC244 e meia dúzia de resistores.
Se vc for corajoso, nem o integrado precisa.

Veja esse tópico:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... 46&start=0

O gravador é o VTEC ISP.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor ze » 04 Dez 2007 08:39

Maurício, acabo de baixar o pdf do vtec. pode me dizer qual é o sw pra ele?
otra cosa: veja meu post no forum iniciando com avr. por acaso tens o arquivo do winavr para funcionar em w98? mas antes: trabahas em c?qual compilador usa?
grato.
ze
Dword

Mensagempor Maurício » 04 Dez 2007 09:19

lellis escreveu:Maurício, acabo de baixar o pdf do vtec. pode me dizer qual é o sw pra ele?
otra cosa: veja meu post no forum iniciando com avr. por acaso tens o arquivo do winavr para funcionar em w98? mas antes: trabahas em c?qual compilador usa?
grato.

Salve, lellis! Tranquilo?

Só programo em C, com o CodeVision.

Com o VTEC eu uso o CodeVision diretamente. Vc pode usar tb o ChipBlaster que é a parte do programador do CodeVision, só que ele é restrito, mas na versão comercial é excelente.
Acredito eu que o ISPPROG tb possa ser usado com esse programador.
Na página do ISPPROG tem um esquema mais simples ainda, usando somente um 7408 e pela paralela. Dê uma olhada lá. O ISPPROG tb é muito bom!

Excelente linha de MCUs. Seja bem-vindo!! 8)

ISPPROG:
http://www.ikalogic.com/isp.php

CodeVision e ChipBlaster:
http://www.hpinfotech.ro/

Com o WinAVR não posso te ajudar porque eu nunca usei.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor geraldomelo » 04 Dez 2007 20:33

Ola pessoal ... bom , então eu já comprei os componentes para a fonte , só falta o principal .. o trafo ... heheh não acho o trafo de 24V por 3A , mas tem vários outros tipos , gostaria de saber se posso por exemplo usar dois trafos de 12V 3A , em série , ou dois trafos de 24 V por 2A em paralelo ??? ai tbm tem os 12+12 3A , 15+15 de 3A .. esses eu não sei como posso fazer o arranjo ... por exemplo , 12+12 3A , eu posso desprezar o tap central e ligar as duas pontas dando os 24V , mas ai dá os 3A ... bom pessoal , nessa parte eu sou cru vc já viram né ... qqr sugestão de arranjo é bem vinda .... tbm algum lugar que venda esse trafo de 24V 3A a um bom preço , que compense pagar o frete tbm serve ... esses trafos acima estão em torno de 25 a 40 reais aqui na minha cidade ...

bom , aqui vão algumas duvidas :

1 - posso substituir o diodo 1n5404 pelo 1n5406 ... acho que sim , dei uma olhada no sheet dele , e parece que é mais parrudo , só isso ..

2 - o mesmo para o 1n4001 .. posso colocar o 1n4007 ?? sim né ..

3 - essa é uma duvida mesmo ... no projeto , tem o componente RV1 , e fala que é um trimmer de 100k .... acho que tá errado não tá não pessoal ... não é um trimpot de 100K ???

(só esperando esse post para começar a montar .. hehehe ... mais alguma dica que eu esqueci ??? )

bom , essa é a primeira parte ... assim que estiver tudo funcionando , partirei para a parte de leitura ... espero que até amanhã esteja pronto ..

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor teixeiramg » 05 Dez 2007 09:48

Eu montei...

Fonte muito boa.

Aconselho a usar resistor de 0,47ohm cerâmico, pois esquenta muito, pode inclusive queimar a placa, aconteceu comigo.

Coloque o resistor de 0,47ohm a uma distância de uns 2cm da placa.

Encomendei meu trafo na tecnotrafo -> www.tecnotrafo.com.br.

As substituições são possíveis sim, o trimpot é de 100k sim, serve para regular a corrente.

Gostei tanto do projeto que inclusive traduzi a página e coloquei no meu site.

http://br.geocities.com/teixeiramg/Fonte_Regulavel.htm

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor geraldomelo » 06 Dez 2007 04:03

Ok Teixeiramg ... muito obrigado pelas rspostas e atenção ... quer dizer então , que o trimpot de 100K , na verdade é o terceiro potenciometro , só que para regular a corrente ... sobre o resistor , se eu não achar o cerâmico , acho que posso colocar um de 10W então no lugar do de 5W .... outra coisa , ainda tenho duvidas sobre o arranjo dos transformadores , pois ainda não consegui falar com a tecnotrafo , e até eles fazerem o trafo , e enviarem , acho que demora , e eu estou com uma pressa danada ... alguém poderia dar umas dicas de algum tipo de arranjo eu posso faze com esses transformadores ?? achei um aqui em casa tbm , que é 15+15 5A ... será que esse serviria?? Será que pode colocar 30V na entrada , em vez dos 24 V ??

Abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor teixeiramg » 06 Dez 2007 07:52

Ok

O trafo que estou usando na verdade chega a mais de 3A. Já queimei 2 2N3055 testando esta fonte, já chegu a pegar fogo na placa. A vantagem é que, tendo o esquema na mão e sabendo como ela funcona você pode reparar facilmente e ajustar o circuito. Pode tentar o trafo de 15 + 15V, 3A. Acredito que irá funcionar normalmente. Se queimar algum componente, investigue o motivo. Mas no que depender do 2N3055 ele aguenta até 15A.

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor teixeiramg » 06 Dez 2007 08:03

Opa!

Cometi um pequeno engano. Na verdade o trimmer de 100k serve para ajustar a tensão de saída para 0V.

"O trimmer RV! e o resistor R10 são usados para o ajustamento da tensão de saída, assim ela pode ser reduzida a 0V."

Então esqueça o papo de regular corrente, na verdade o trimpot ajusta a tensão para que inicie em 0V. Você entenderá melhor o funcionamento quando montar a fonte, pois a tensão de saída vai ser um pouco maior que 0V, então você ajusta no trimpot e consegue os 0V prometidos.

T+

Marcelo
teixeiramg
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 06 Dez 2007 11:51

teixeiramg escreveu:Ok

O trafo que estou usando na verdade chega a mais de 3A. Já queimei 2 2N3055 testando esta fonte, já chegu a pegar fogo na placa. A vantagem é que, tendo o esquema na mão e sabendo como ela funcona você pode reparar facilmente e ajustar o circuito. Pode tentar o trafo de 15 + 15V, 3A. Acredito que irá funcionar normalmente. Se queimar algum componente, investigue o motivo. Mas no que depender do 2N3055 ele aguenta até 15A.

O 2N3055 aguenta 15A no maximo com 4V

Se vc colocar 30V ele guenta no maximo 2,5A com um bom disipador e uma ventoinha....!!!!

Coloque 2 2N3055 em paralelo com um resistor no emissor de 0,22R ai ele guenta até 5A, seria o ideal nesse projeto....

Para confirmar o que falei de uma olhada no datasheet e fassa o calculo de potencia ai vc vai ter a "PROVA REAL"
LeandroPIC
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 06 Dez 2007 12:01

Uma opnião...........

Acho que não vale a apena montar essa fonte, não gostei do projeto tem pontos muito griticos e muitos compomentes desmessesarios.....

Uma dica, seria usar o PWM do PIC ou do AVR para ajustar a tensão e usar o comversor AD para monitorar a tensão e mostra-la em um display LCD ou 7 segmentos!!!!!

Custo menor placa mais simples, prazer de vc mesmo fazer sua fonte do seu jeito e nessecidade...!!!!

APENAS UMA OPNIÂO...................!!!!!!!!!!!!!
LeandroPIC
Byte

Mensagempor fabim » 06 Dez 2007 12:35

1 PIC16F873
1 MCP4922
2 Mosfet canal N
alguns amp op
alguns resistores/ capacitores

Tensão.
0.010V a 40.960V steps de 10 em 10mV.

corrente.
0.0001A a 3A...

etc etc.. simplim surpreendentemente estavel e precisa, e com sensor de corrente para o PC :)

Gastei fora o trafo.. 50tinha..

Abraços
Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor geraldomelo » 06 Dez 2007 16:39

Bom pessoal , agora não dá mais , a lista de material já está comprada , tudo certinho , vou montar ela mesmo ... só a parte da fonte , depois monto a parte dos displays .... acho que posso colocar 2 2n3055 como o Leandro sugeriu , fica mais folgado e trabalha sem aquecer tanto também ...

Teixeiramg , concordo com vc sobre o timpot para chegar no 0V , mas o autor no texto , explica certinho como funciona o regulador de corrente , então eu acho é que ela não tem o ajuste fino de tensão .. esse sim eu precisaria de implementar .. alguem sugere como fazer essa modificação em torno de P1 ... ???

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Dez 2007 20:50

Olá pessoal.

Vamos supor que a tensão média retificada seja de uns 35V. Só para evoluir no assunto. Vamos supor que se deseja uma saída com 5V/3A.
A tensão no(s) 2N3055 seria de 35 - 5 = 30V, e a corrente de 3A.
A dissipação no(s) transistor(es) ou qualquer semicondutor em modo analógico (que é o caso desta fonte) seria de:

Pec = V*I = 30 * 3 = 90W!!!!!!!!!!!!!!!

É uma tremenda de uma dissipação. O coitadinho do transistor pode não aguentar. Se forem dois transistores ainda assim é muita potência a ser dissipada.
Sugiro que se faça um cálculo para ver se, sob condições tão severas, o(s) transistor(es) vão aguentar.
Obviamente que quando se fala em colocar dois transistores TEM que se colocar dois dissipadores, pois a geração de calor é a mesma no dissipador.
O dissipador não deve ficar dentro de uma caixa de alumínio, junto com a fonte, mesmo com furinhos de ventilação. Neste caso a temperatura ambiente, considerada nos cálculos, é a de dentro da caixinha, que é bem superior à temperatura ambiente normal.

Vou ver se acho uma postagem sobre o cálculo do dissipador que certa ocasião coloquei em algum fórum. Depois eu acrescento aqui, ou mostro o endereço.

Segue a figura ....
Imagem

A equação é:

Ta + I1 ( Rca + Rjc) = Tj

Temperatura (grau Celcius) é equivalentes a Tensão (V).
Potência dissipada (W) é equivalente a Corrente (I)
Resistência térmica (graus Celcius /Watts) é equivalente a Resistor (Ohms).

Normalmente:
TjMáx de trabalho = 0,8 TjMáx do dispositivo.
Ta = Tambiente máximo ~ 45 graus.
Escolhe-se um dissipador (Rca) que faça com que a temperatura da junção (Tj) não ultrapasse 0,8 TjMáx do dispositivo.

Olá Fabim! Tudo bem?

Há também algumas considerações no projeto com uma fonte chaveada.

Uma delas é que para uma mesma corrente de saída, Ton teria que variar cerca de 4000 vezes, que é a relação entre 40V/0,01V. Já imaginou uma fonte chaveada com esta variação? É muita coisa. Isso sem considerar a variação na corrente de carga. Se fosse uma fonte entre 3V e 30V, com 10.000 valores intermediários, aí a variação de Ton seria de apenas 10 vezes e o incremento da tensão seria de (30V - 3V) / 10.000 = 2,7mV. Neste caso a coisa fica difícil se considerarmos a variação na corrente de carga. E no caso de variação da tensão da rede? A coisa fica mais complicada ainda.
Fontes chaveadas não foram feitas para grandes variações da tensão de saída. Aliás, nem as fontes lineares.
Um projeto mais eficiente seria acrescentar "tapes" no trafo de alimentação e relês controlados pelo microcontrolador em função da tensão de saída desejada. Neste caso, a fonte linear não teria que dissipar tanta potência e a fonte chaveada não precisaria variar tanto a relação Ton / T.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos