Reator dimerizavel....!!!

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Reator dimerizavel....!!!

Mensagempor edison » 25 Nov 2007 01:39

Alguem sabe o princípio de funcionamento do reator dimerizavel prá lâmpadas fluorescentes.
Se pintar um esqueminha será bem vindo....!!
Grato..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Nov 2007 05:30

Olá Edson!

Há muito tempo fiz um reator NÃO dimerizável para uma lámpada de 15W.
Era uma fonte tipo Flyback em 20kHz e transistorizada.

Para transformá-la em dimerizável, é só alterar o circuito de base. Acrescentando um Astável com Ton variável entre 5% e 45% ( um PWM com LM555).
O circuito básico seria assim:
Imagem

A tensão é aplicada entre os filamentos. Os filamentos podem se encontrar queimados, não importa. A lâmpada passa a conduzir com cerca de 80V. Se você ligar a fonte sem lâmpada a tensão de secundário vai subir até queimar alguma coisa.
Para poder ligar a fonte sem a lâmpada e não queimar a fonte, tem que acrescentar um terceiro enrolamento com um diodo devolvendo a energia do trafo para a fonte.

Não tenho mais o circuito. O detalhe é que para projetar corretamente tem-se que ter as características do ferrite, calcular os enrolamentos e o gap.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Nov 2007 10:19

Este é o circuito mais clássico dessas compactas chinesas (e também de marca; Philips e OSRAM)

Imagem

Há alguns meses a Philips lançou o reator para Cold Cathode Fluorescent LAMP (CCFL) que também usa o mesmo princípio que o MOR_AL sitou.

Eu lembro que de mulecagem uma vez aumentei o resistor de base dos transistores (geralmente 2SC3001/3/5) (originais, 10R) com um pot de potência de 47R mas não cheguei a medir a eficiência, claro, não é este o modo correto.

Estudando este cara dá para alterar a freq de comutação, mas te recomendaria dar uma visitada no site da St Micro

www.st.com

Eles tem integrados próprios para Reatores, deve ter muitos ANs uteis e quem sabe pode usar um PWM basiquinho, SG3525 por exemplo...

[]s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 25 Nov 2007 20:24

Trm material bem interessante no site da Freescale. Segue o link abaixo.

http://www.freescale.com/webapp/search/ ... son=false&
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor luizrico » 26 Nov 2007 12:34

participei de um projeto de reator eletronico, só que era para lampada de descarga (vapor de sódio), a forma de ajustar a potencia de saída (da lampada) era variando a frequencia de chaveamento da meia-ponte de saída, existem alguns componentes de IR que controlam a frequencia de chaveamento e também a distorção harmônica da corrente.
luizrico
Bit

Mensagempor phophollety » 26 Nov 2007 12:39

luizrico escreveu:participei de um projeto de reator eletronico, só que era para lampada de descarga (vapor de sódio), a forma de ajustar a potencia de saída (da lampada) era variando a frequencia de chaveamento da meia-ponte de saída, existem alguns componentes de IR que controlam a frequencia de chaveamento e também a distorção harmônica da corrente.

Tem como dar mais infos?

Queria fazer uma fonte chaveada para HQI de 150W/75W

Aonde se acham as curvas de tensão e corrente para disparo da lâmpada e manutenção?

Grato, []s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos