ECONOMIZE 25% DE ENERGIA ELÉTRICA

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

ECONOMIZE 25% DE ENERGIA ELÉTRICA

Mensagempor avcasella » 20 Nov 2007 12:57

Alguém já viu este anuncio no ML?

Tem várias pessoas vendendo um filtro que promete reduzir o consumo de energia em até 25%.

Estou interessado, e muito desconfiado também.

Alguém aqui do forum já usou? pode encontrar no ML procurando por FILTRO ENERGIA, tem vários vendedores e vários modelos com a mesma promessa.

Se economizar 5% eu acredito, mas 25%, só tirando a geladeira da tomada.

Se alguém pode comprovar a economia, conta aqui pra nós.
avcasella
Bit

Mensagempor xultz » 20 Nov 2007 14:27

Uma maneira mais barata de economizar energia é colocar algumas garrafas PET cheias d´água em cima do medidor de energia. Há alguns anos atrás, todo mundo fazia isso aqui em Curitiba, e alguns juravam que funcionava. Como o treco é praticamente de graça, todo mundo fazia... :)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Nov 2007 15:17

Não conheço ninguém que tenha usado, porem o princípio é verdadeiro, funciona como um corretor de fator de potência (ajuste da fase da corrente com a tensão, em equipamentos indutivos), um banco de capacitores dimensionado faz efeito semelhante.

Você tbem conhece aquele filtro para eliminar o ar da tubulação de água, dizem que em alguns casos (qdo há ar, rs, rs) realmente funciona?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor avcasella » 20 Nov 2007 16:14

Essa do cano de águal com ar me lembrou de um detalhe importante.
Acontece comigo e pode estar acontecendo com qualquer um.

Quando abro a torneira do quintal (ligado direto com a água da rua), sai água e sai ar também, como este ar não pode entrar pela torneira porque a pressão da água é maior, ele só pode ter vindo pelo registro, e ao passar pelo registro com certeza fez marcar como se fosse água.

É bem fácil perceber o ar na torneira, parece que ela esta tossindo quando esta aberta.
Normalmente o ar entra quando é feito algum serviço de reparo no sistema de distribuição.
Nos dias em que falta água eu fecho meu registro porque quando volta a água, vem com muito ar.

Existem registros que impedem a passagem de ar, mas tem um valor muito maior do que estes em nossas casas.
Por isso continuamos a pagar pelo ar que entra na caixa d'água.
avcasella
Bit

Mensagempor avcasella » 20 Nov 2007 16:17

A ídeia da garafa pet eu soube!
Se colocar em cima do marcador de combustível do carro vai funcionar tão bem quanto!!!!.
Se não funcionar dá pra matar a sede no engarrafamento.
avcasella
Bit

Mensagempor RobL » 20 Nov 2007 17:42

As fornecedoras não cobram pelo fator de potência em linhas residenciais. O medidor mede somente a energia real (Watts). Isto deve mudar em breve.
A menos que o "filtro" amorteça transientes e não deixe o motor (disco do medidor) acelerar, dando esses saltos. Mas chegar a 5% ou até 25% penso ser difícil por este método.
No entanto, será que a geladeira e outras máquinas residenciais vão dar partida normal?
RobL
Dword

Mensagempor proex » 20 Nov 2007 17:59

Correção do fator de potência é usado em industrias para corrigir distorcoes da rede que possam gerar ruidos e mal fucnionamento das maquinas.

No final ela acaba gerando uma economia na conta de energia.

Mas nao é tão simples assim como comprar um filtro no Mercado Livre e instalar.

Correçao de fator de potencia exige a comutaçao de bancos de capacitores e indutores de acordo com correçao que se deseja ao longo do dia em funçao da quantidade de maquinas ligadas, entre outros. Ou seja, nao é uma coisa fixa que instala e fica lá quieta.

Além disso, é necessario um estudo preliminar pra especificar os valores dos filtros a serem a adotados, forma de correção etc.
proex
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Nov 2007 20:23

As cargas indutivas atrasam a corrente e adiantam a tensão, opostamente os capacitores adiantam a corrente e atrasam a tensão.

Quando se tem muita carga indutiva em uma rede (motores em uma indutria, por ex), isto defasa o sincronismo das senoides tensão/corrente, para corrigir é necessário introduzir capacitores de valor equivalente.

Nos sistema de correção de potência ativo com banco capacitivo, como em cada momento pode-se ter mais um menos carga indutiva conectada, é preciso avaliar essa quantidade e chavear os capacitores equivalentes.

É isso que faz o corretor automático de fator de potência.

Quando estudei, numa aula de elétrica, esse tema foi discutido, e a conclusão é que realmente é possivel reduzir o consumo em uma residência instalando um capacitor para compensar a carga indutiva.

Na verdade a maior carga indutiva em uma casa é a geladeira, então basta instalar um capacitor nela própria.
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 21 Nov 2007 09:36

sou a favor de colocar garrafas pet em cima do relógio de luz. a natureza agradece. (menos a mim! contribuo de outras formas).

Mas quando ao capacitor na geladeira achei interessante. Seria só colocar em paralelo com o motor?
Outra coisa: alguem me disse um dia que os primeiros 7% (ou 7º não me lembro) da onda senoidal não geram energia. Só fazem o relógio girar. Será que procede?
ze
Dword

Mensagempor Doglao » 21 Nov 2007 14:17

brasilma escreveu:Não conheço ninguém que tenha usado, porem o princípio é verdadeiro, funciona como um corretor de fator de potência (ajuste da fase da corrente com a tensão, em equipamentos indutivos), um banco de capacitores dimensionado faz efeito semelhante.

Você tbem conhece aquele filtro para eliminar o ar da tubulação de água, dizem que em alguns casos (qdo há ar, rs, rs) realmente funciona?

Falae!
disso eu sei que funciona, o inventor deste aparelho de eliminar ar eh da minha cidade o negocio e tao simples de entender que agente imagina como nao pensamos nisto antes hehehe, o site da empresa eh este http://www.dolphin.ind.br/ eu conheco o cara, e ele enfrenta muitos problemas com as companias de agua que nao querem que coloquem este aparelho alegando contaminacao, o mal funcionamento do registro e etc..., o negocio eh que temos caixa dagua e nao sentimos as baixas de agua que vem direto do registro, quando falta agua que ocorre 3 ou quatro vezes por dia em certas localidades por falta de pressao da linha de distribuicao, o cano que chega no registro se enche de ar varios metros antes, e quando vem a agua ela empurra esta coluna de ar no registro que marca ate duas vezes mais que o fluxo normal de agura pelo registro, entao as companias de agua a anos estao ganhando vendendo ar que por sinal eh de graca hehehehe.
e esta reportagem http://www2.uol.com.br/debate/1158/cidade/cidade16.htm mostra os problemas enfrentados por esta empresa que vende esta arma contra gastos desnecessarios, viva Brasil.
null
Doglao
Byte

Mensagempor ricardo.talkabout » 22 Nov 2007 13:25

Eu só acredito vendo, principalmente sendo de brasileiro... hehehhehe

Demonstração interessante dos gringos:
http://www.youtube.com/watch?v=LQ6qcvXJxRY
ricardo.talkabout
Bit

Mensagempor brasilma » 22 Nov 2007 14:08

Prá ver tem de pagar rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor ricardo.talkabout » 22 Nov 2007 14:51

hehehe vou tentar convencer alguém a pagar para eu ver ;)
ricardo.talkabout
Bit

Mensagempor ze » 26 Nov 2007 08:47

Doglao escreveu:
Falae!
disso eu sei que funciona, o inventor deste aparelho de eliminar ar eh da minha cidade o negocio e tao simples de entender que agente imagina como nao pensamos nisto antes

e aê doglao. achei interessante o dispositivo eliminador de ar do seu link. mas notei que ele está ANTES do relógio. creio que a empresa de saneamento não vai ter interesse em instalar. mas um amigo meu me mostrou um modelo que é ligado DEPOIS do relógio. já ouviu falar? creio que este possa ser instalado sem problema. Só não entendi direito como ele funciona. onde trabalho tem um instalado há muito tempo. não sei se houve diferença significativa entre o antes e o depois.

A propósito, quem sabe algum dia a gente se cruza (no bom sentido) na Rua Nova e não toma um chop no Alan (fingindo de rico) ou não toma uma cachaça no Mané (confirmando a probreza). Neste Natal (triste++;família-=1) vou fazer uma incansável fatigante (!) odisséia de pesquisa de preços nas lojas 1,99.
if ((estiveres por cá) && (Yasmin permitir)) ...
abraço
ze
Dword

Voltar para Circuitos Diversos