STM32 Primer

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 20 Nov 2007 16:04

Eu empresto prá você brincar, Alex... :P
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 20 Nov 2007 21:40

Mais barato! Enquanto o este link durar :(

http://www.arrowdevtools.com/pg_webc?fu ... ck_through
tcpipchip
Dword

Não tem pronta entrega

Mensagempor Kremer » 21 Nov 2007 08:49

Pessoal

Assim que vi o kit coloquei uma ordem de compra na mouser (17/11/2007), porém a mesma não tem pronta entrega. Estão esperando a Raisonance entregar pra eles.
Até agora, minha ordem de compra está "Pending".
Existe uma data de envio estimada para 14 de dezembro. Senão só em 2008 mesmo.
Na Avnet, recebi um prazo de entrega de APENAS 14 semanas !!! Nem coloquei ordem de compra com eles, porém me cotaram a 66 dolares CIF + 15% IPI.
A Arrow Brasil nem respondeu ao pedido de cotação, pois acredito que eles ainda não tenham um prazo de entrega para me repassar.
Então acredito que ficarei sem presentinho de Natal...
Kremer
Nibble

Mensagempor Fábio Pereira » 21 Nov 2007 11:04

Eu vi o kit pessoalmente num evento da ST aqui em Joinville e é show de bola.

Eles ficaram de me enviar um e assim que eu receber vou postar aqui as minhas impressões.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor RobL » 26 Nov 2007 08:34

Cotado na Alfan:
O preço do kit é U$75 (CIF), e o prazo de entrega é de 7 a 8 semanas!!!
RobL
Dword

Mensagempor jeff » 26 Nov 2007 14:41

Opa, esse da Alfan da pra encarar!!
jeff
Byte

Mensagempor Iran » 26 Nov 2007 16:40

Esses $ 75 (CIF) é uns R$ 150,00 ? Já aqui no Brasil ?

Tem que pagar mais algum imposto, frete, tal... ?

Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Nov 2007 18:27

Iran escreveu:Esses $ 75 (CIF) é uns R$ 150,00 ? Já aqui no Brasil ?

Tem que pagar mais algum imposto, frete, tal... ?

Zé Iran.

CIF é no Brasil mesmo
---
Rodrigo_P_A
Dword

Ta vindo

Mensagempor Kremer » 04 Dez 2007 07:40

Finalmente a mouser confirmou o envio via FedEx do meu pedido. Parece que a coisa vai chegar ainda esta semana. Pra quem estiver interessado, saiu U$ 36,95 (STM PRIMER) + U$70,00 shipping. Tudo isso no cartão de crédito. Acredito que no final das contas vale o investimento.

SDS
Kremer
Nibble

Mensagempor mamga » 07 Dez 2007 08:34

Olá, tenho algumas duvidas ainda em relação a esse kit.
Na verdade estou querendo aprender a trabalhar com ARM... até onde eu entendi esse kit tem muita coisa pronta... dessa forma eu iria aprender a programar o PRIMER e quando aparecesse um projeto com ARM eu iria sentir a falta das libs que vem junto com o kit. Mesmo que de para usa-las em outros projetos eu gostaria de apender mesmo ARM e nao a usar essas libs.
A duvida é, esse kit me permite aprender a programar um ARM mesmo? se não, existe algum outro kit mais low level que possam me indicar, kit esse que eu possa programar direto também sem a necessidade de nenhum outro equipamento.

Obrigado...
mamga
Nibble

Sem limites

Mensagempor Kremer » 07 Dez 2007 08:54

Olá mamga

Recebi o kit a dois dias atrás e pude mexer nele um pouco. É bem interessante. Ele vem com um programa gravado na flash chamado Circle OS, o qual não é um verdadeiro OS, mas sim um programa que se auto denomina OS porque fornece funções de inicialização, configuração e de dispositivos de baixo nível, sistema FAT com IAP e outras coisas, além de criar um "ambiente" que suporta múltiplas aplicações, mas somente uma roda por vez, não suportando assim, multitasking por exemplo. Mas tudo funciona muito bem, e vale a pena aprender a programar para este OS, visto que muita coisa está pronta através de funções enlatadas. Alguém tem um iphone? Aquele lance de virar o iphone mostrando uma foto por exemplo, e a foto automaticamente rotaciona de acordo com a posição do aparelho está implementado no Circle OS 1.7 por exemplo. O acelerômetro fica sendo lido constantemente e ao rotacionar o primer, a tela rotaciona também. Interessante...

Quanto à sua dúvida, não há problemas em se programar o chip somente com seu código, sendo o mesmo em assembly ou C sem a existência deste OS. Fica a seu critério, pois não há limites de funcionamento e programação do chip. Assim você fica apto a aprender tudo que a mcu tem a oferecer e como configurá-la e utilizá-la, tanto em baixíssimo nível como em alto nível.
Embaixo da PCB, existe um header com diversor pinos da MCU que podem ser utilizados, portanto dá pra ligar um algo mais no kit sim, dá uma olhada no esquemático no site www.stm32circle.com

Kremer
Kremer
Nibble

Mensagempor mamga » 07 Dez 2007 09:11

Kremer, muito obrigado pela resposta... é justamente isso que eu gostaria de fazer deixar o OS dele de lado e fazer alguns exemplos na "unha", já que ele faz vou pedir hoje mesmo. Cotei na alfan, e me passaram o preço de U$ 65,00 + 15% de IPI, mas o prazo de entrega é de 6/8 semanas. acho que vou ter que esperar mesmo já que nao tenho um cartão internacional.

Obrigado mais uam vez.
mamga
Nibble

Mensagempor Ander_sil » 07 Dez 2007 14:21

Kremer, ele tem conector Jtag. Como faz para gravar o hex nele.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor xultz » 07 Dez 2007 16:56

Ele não tem exatamente um conector Jtag.
Ele tem dois micros, um principal, Cortex, e outro menos possante. Neste segundo, ele tem uma porta USB (para ligar no computador) e ele se comunica com o principal pela Jtag, assim, o secundário se encarrega de se comunicar com o computador, receber o hex e gravar no principal, além de rodar as questões de debug. Não deixa de ser interessante a abordagem que eles escolheram.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Ander_sil » 07 Dez 2007 19:51

Ou seja, meu jlink com IAR não funfa, e não consigo debugar. Qual a ferramenta de debuger, já que é feito por uma interface usb.
Mas mesmo assim acho que vale a pena, vou ver te pego um.

falow.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para ARM