Velocímetro do (Fus)cão...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor KrafT » 06 Fev 2007 08:43

Bom eu botei o sensor hall dentro do velocímetro. O ímã me dá dois pulsos por volta da roda. Calculei a constante entre a duração do pulso e o diametro da roda e faço o mcu calcular a velocidade a cada pulso.

Com um QY1 a 20MHz, a menor velocidade que posso medir é de 5km/h com roda 14.

Tudo muito bom se não fosse o maltido jitter da leitura. E não é o mcu, pois se eu injeto um sinal conhecido ele mostra certinho e bem estavel.

Também não vou me empenhar muito no hardware não. Vai ter que ser no software... Vou usar o filtro do guest, que aliás já uso em outra aplicação, na leitura de um ADC e funciona bem... é uma espécie de capacitor "virtual"...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor gordomlm » 06 Fev 2007 10:10

Fabim,

Se mudar o diametro original da roda, muda a indicação sim.

O velocimetro ou seu sistema é projetado´pelo fabricante para um diametro especifico de rodado.

Em Porto Alegre, nas décadas de 70 e 80, ocorreu blizts para verificar o diametro das rodas dos taxis, pois os propietários mudavam as rodas e as corridas saiam mais caro para os usuários.

Abraços

Maury
gordomlm
Bit

Mensagempor fabim » 06 Fev 2007 11:17

kraft.. esse tal de jither.. é di cume ?..rsrs

Viu. PURRRQUE. sou do interiorrr de SP.

Faz assim pegou a leitura.. X. mostrei no display ja convertido..

pegou outra leitura.. essa leitura é diferente de X + 10 ou X - 10 ? sim intão calcula e mostra no display..
não
Intão é probrema de jiper deixa quieto mostra o mesmo valor ta tudo ****** mesmo.rss.

Esses 10.. que eu disse é so pra ilustrar.. vc precisa saber a variação média que o jipe da.. tipo valor exato em decimal antes da conversão
230..
ele fica
226.231.235.225.. da pra notar que a variação é de +/- 5.. intão.. vc faz valor - 5 e valor +5.. se estiver dentro disso vc mostra o mesmo valor se estiver fora disso, vc converte e mostra no display.. melhor que ficar feito doido fazendo média.. eu so trabalho assim

abração..

ki saudade do meu 85 azul carcinha.. 1600 alcool original 2 carburador sp2 aro 15...aí aí..

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Fev 2007 12:01

fabim escreveu:kraft.. esse tal de jither.. é di cume ?..rsrs
Fabim

http://en.wikipedia.org/wiki/Jitter

Só para ficar mais chique... Poderia ter dito que o período dos pulso não é constante, nem a variação linear...

Fabim, tá doido, a alcool o meu fazi 3,5km/l a gasolina faço 11,5.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor fabim » 06 Fev 2007 12:59

bom .. mais deu pra entender né ?

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Fev 2007 21:53

Eu jogo a toalha, coloquei um buffer como sugerido e a rotina bin_dec() parou de funcionar... Fui simular e o CW mandou eu desistir:

Imagem

Nas proximas férias eu uso um chip mais parrudo.

Gaveta nop projeto e obrigado a todos.
KrafT
Dword

Mensagempor guest2003 » 08 Fev 2007 09:10

Tem uma forma de fazer essa mesma coisa com um buffer minusculo !! :) vou revirar as coisas... nao prometo nada rapidinho não :( mas até suas proximas ferias vai dar tempo sim !!!

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Tem solução sim

Mensagempor Fernando » 11 Nov 2007 10:48

KrafT escreveu:Eu jogo a toalha, coloquei um buffer como sugerido e a rotina bin_dec() parou de funcionar... Fui simular e o CW mandou eu desistir:

Imagem

Nas proximas férias eu uso um chip mais parrudo.

Gaveta nop projeto e obrigado a todos.

Kraft, tem nas empresas que mexem em taxímetro um sensor hall que gera 4 pulsos por volta completa da roda, e vc instala entre o cabo do velocimentro e o velocimetro, tirei uma foto pra vc ver...
Imagem
Ele usa um cabo menor pra ligar do sensor até o velocimentro e o cabo que vem da roda já liga na outra ponta, tem um eixo girante ali.
Usarei esse sensor pra 1 projeto que já tenho, pelo que ví, ele já fornece o sinal quadrado pela sensor hall sem jiter..... bem melhor que pegar o sinal lá no copinho do velocimetro (tb tenho um fusca e sei bem o que andou tendo de fazer).
Alimenta ele com 12V e tira o sinal e daí é só correr pro abraço....hehehehe
[]s
Fernando.
Confiança:
"Em condições normais, corro para vencer e venço.
Em consições adversas, também posso vencer.
E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
Ayrton Senna
Fernando
Bit

Mensagempor avcasella » 14 Nov 2007 09:38

Oi pessoal, o painel digital para o fusca já existe e funciona sem nenhum problema.
Marca a partir de 4 Km/h, indica variação de 1 em 1Km/h e é extermamente estável.
Alem de outras funções mais.
Vocês encontram em www.fuscadigital.hpg.com.br
o site esta com as fotos um pouco desatualizado mas dá pra ter noção do que é.

Abraços
avcasella
Bit

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos