por MOR_AL » 23 Set 2007 21:24
Olá Sandrini.
Escrevi para o pessoal da ME e eles me disseram que o EP4 já tem incorporado o gravador e o ICD. Em termos da relação Custo/Benefício é ótimo. Você compra um kit que tem gravador via USB, ICD e pode gravar o PIC no próprio kit (ICSP).
Comprei o kit e mais alguns componentes diretamente com eles. O problema é que você tem que comprar via cartão de crédito internacional, o que dá um certo receio ter que enviar o número do cartão pela Net.
Já comprei anteriormente com eles (nos EUA) e não tive problemas. Há um meio de pagar mais seguro, via depósito bancário, mas não sei como. Obviamente o banco é estrangeiro.
Há duas opções para envio. Escolhi a aérea, mas me dei mal porque os correios entraram em greve e ainda não recebi. Já tem cerca de um mes.
Eu uso muito o assembler, apesar de falarem que é linguagem de masoquista. Talvez haja um fundo de verdade, porém, após algum tempo fazendo minha biblioteca formada por macros e rotinas para diversas aplicações, tais como display LCD, 7 segmentos, EEPROM interna, CAD, USART, 1-wire, I2C, EEPROM externa e mais algumas, passa a ficar mais tranquilo e o programa fica de 2/3 a 3/4 menor que os similares feitos em linguagem de mais alto nível (C e BASIC). Afirmo isso porque tive a preocupação de fazer um programa nas tres linguagens.
Eu fiz este esforço em assembler, porque concluí que para programar em qualquer linguagem você tem que estudar o assunto. Ler o manual dos componentes. Para esta condição, o assembler está mais próximo do que há nos manuais. Digo isso porque já iniciei meus estudos com o C (CCS) e o BASIC (ME). Todos são bons.
Agora que meus projetos em assembler estão beirando os 2k, e quero continuar a aprender a usar o PIC com maior complexidade, decidi escolher o BASIC da ME.
A minha escolha se baseou nos seguintes detalhes:
1 - O BASIC já era meu conhecido e sua linguagem é bem mais simples que o C.
2 - A desvantagem que existia em comparação com o C, era que o BASIC era uma linguagem interpretada, enquanto que o C é compilada. Isso não tem mais importância, pois as linguagens para o PIC são compiladas.
3 - Há uma grande variedade de facilidades na biblioteca do compilador BASIC da ME.
4 - O compilador BASIC da ME tem um editor extremamente amigável. No meu entender é excelente.
5 - O compilador BASIC da ME tem debugger, tanto via simulação como no próprio circuito (ICD). Para esta última opção é que estou comprando o EP4.
6 - Há um fórum da ME onde o pessoal já incluiu e respondeu quase que todas as minhas futuras dúvidas. Inclusive tem caras que trabalham direta e indiretamente para a ME, o que é bom falar com o fabricante.
7 - O preço do compilador está próximo a US$100.00, apesar de ainda não o ter adquirido, acho que valerá a pena.
Finalmente quero que fique bem claro que não tenho nenhuma participação comercial com a ME. Apenas acho que, por todos estes motivos, é uma boa opção.
Abraços
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain