por phophollety » 14 Out 2007 16:48
Você não tem que abrir o leque, pelo contrário, tem que fechar, pense em um triângulo equilátero, quanto maior for o ângulo entre os lados iguais maior vai ser o lado oposto ao ângulo, certo!?
Aumentanto a distância você aumenta o lado oposto, agora pense em um cone da mesma maneira que o triângulo, o que você tem que fazer na verdade não é aumentar o ângulo e sim diminuí-lo, para que a uma distância maior ele tenha a mesma projeção da luz. Pois o que te ajuda é ter uma relação de watts/m² o maior possível e não o menor, como a intesidade é fixa o que tem que fazer é diminuir a área.
Os leds possuem o ângulo de abertura e isto é dito no DataSheet (geralemente os ângulos para IR são menores, pois já é sabido que a distância de operação é maior, veja isto no seu modelo) mesmo assim pode ser necessário diminuir um pouco mais, para tal vai ter que recorrer a uma lente e vamos pensar que o meio que a lente está é o Ar. Neste caso relembrando um pouco da física ótica uma lente que faz o que você quer é uma do tipo convergente, que vai "forçar" os raios de luz a se convergirem todos em um mesmo ponto (este ponto é o ponto focal), como o meio do ar pode ser considerado praticamete 1 ( como o vácuo) e a lente é mais refringente do que isso, será convergente e de bordos finos. O interessante também é colocar o fotodiodo(transisto) exatamente no ponto focal, ai você tera o rendimento máximo, mas se for próximo também funciona muito bem.
Se quiser tentar arriscar calcular a lente (o que para uma lente simples não é difícil) recorra as equações de Gauss -> 1/f = 1/p + 1/p'
certo!? []s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.