Qual microprocessador usar eis a questão?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor mastk » 10 Out 2007 16:44

Preto pobre reafirma as acusações do fabio, PIC muito caro e ARM não tem bom custo beneficio...

QY é bom, mas se vc puder investir numa BDM, ai sim vc vai se divetir...
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Out 2007 01:45

Maia escreveu:Meu medo de passar a usar MCUs da Freescale é a limitação de 16KB do CodeWarrior. Meu último projeto com PIC já tá com 50K. Existe alguma solução grátis para linha? Vi na Internet uma solução pro ColdFire usando Eclipse mas não consegui fazer funcionar.
Abraços,
Maia

vc pode usar o SDCC para compilar, ele nao possui limite de codigo e roda em linux e windows (na verdade eh totalmente free e tb compila para AVR, PIC, 8051, Z80 e outras tralhas). eh um compilador de prompt, entao vc pode integrar ele com alguma IDE jah existente, questao de dar uma fucada.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Out 2007 01:51

KrafT escreveu:Uma coisa interessante nos HCS08 é a geração de breakpoint por acesso à um local de memória...

Eu tinha uma interrupção não tratada que me perturbou por um bom tempo e que só fui descobrir colocando um breakpoint na leitura do bloco de vetores de interrupção...

Quando o hardware da interrupção fazia a cpu buscar o vetor, eu descobri o erro... meu é claro...

Nunca ví recurso igual em outro mcu.

tah zuando... nao tem breakpoint de hardware em arm e pic ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Out 2007 08:22

Marcelo Samsoniuk escreveu:
tah zuando... nao tem breakpoint de hardware em arm e pic ?

Break pelo simples acesso de leitura de uma posição de memória, só ví no HCS08.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 11 Out 2007 09:45

No CW 6.0 é possível compilar até 32 kiB de código na versão free.

Marcelo: sim, os ARMs e alguns PICs possuem (um) breakpoint por hardware. Aquilo que o Kraft descreveu é um breakpoint simples, mas o que eu descrevi são os breakpoints condicionais, que são muito mais do que apenas definir um valor do PC no qual o programa deve ser parado. Os HCS08 permitem que você configure os comparadores (até 3) do debugger interno para paralisar a execução quando uma determinada posição de memória é acessada e permite inclusive que você defina o tipo de acesso. É também possível especificar um valor para o data bus (ou seja, você pode parar o programa quando uma determinada variável tiver o seu valor igual a um valor especificado, tanto no instante em que a mesma é escrita, quanto numa leitura da mesma).

Os HCS08 permitem ainda paralisar a execução quando uma determinada região de memória é acessada e também paralisar a execução quando uma posição do programa é executada após outra ter sido previamente executada. Tudo isso facilita muuuuito a vida do desenvolvedor.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Anterior

Voltar para PIC