Queda de tensao no Triac depois de alguns minutos.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Queda de tensao no Triac depois de alguns minutos.

Mensagempor icaro51 » 27 Set 2007 21:49

Oi pessoal,
Estou com um circuitinho que controla varios solenoides de 25Vca e eu resolvi usar esse mesmo circuito para controlar um rele, bem ate ai tudo bem, eu seto a saida o rele fecha e tem 25Vac na saida do triac, depois de alguns minutos esses 25Vac cai para 12Vac e o rele nao fecha legal mais.
Estou usando o triac BTA08, ou seja, posso puchar 8Amp na saida, meu multimetro (ligado em serie) mostra so 200mA ou alguma coisa nessa faixa, agora nao sei se porque a corrente e alternada ele mede certo.
Alguem tem alguma ideia do problema? A parte pic-moc-triac nao deve ser porque tenho 24 dessas saidas e todas as outras seguram os solenoides legal em 25Vac, so o rele que da problema em qualquer uma das saidas.
Desde ja agradeco qualquer ajuda.
Abraco,
Icaro
icaro51
Byte

Mensagempor fenix3 » 28 Set 2007 01:44

Triacs nao funcionam muito bem para correntes muito baixas, talvez seja este o problema!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor icaro51 » 28 Set 2007 03:48

Acho que nao e esse o problema porque esta funcionando legal para os solenoides.
De qualquer maneira troquei o BTA08, que e de 8Amp, por um BT139 que e de 16Amp e funcionou legal.
Agora porque... se alguem quiser explicar... :-)
icaro51
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 28 Set 2007 07:03

Se voce caiu de 25 para 12Vac(posso dizer metade?) talvez seja porque esta conduzindo somente em uma metade da senoide, isso se deve a erro de polarizacao do Triac.
Na pratica o Triac exige correntes diferentes de disparo para cada os quadrantes 1 e 2 em relacao ao 3 e 4, embora nunca vi essa abordagem em datasheet.
A corrente de disparo tambem é funçao da corrente conduzida.
Aconselho vc usar pulsos de disparo no MOC, assim podera usar correntes maiores no gate do Triac sem correr o risco de queima-lo.

Edson
EDSONCAN
Word

Voltar para Circuitos Diversos