Sensor de proximidade

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Sensor de proximidade

Mensagempor ze » 27 Set 2007 15:07

Imagem[/url]

Olá. O circuito anexo é de um sensor de proximidade. Ele está atuando aleatoreamente mesmo sem proximidade de nada. A proximidade que preciso é de 10cm no máx. Será que está mui sensível? Pode ser ruído? Na alimentação? Se eu deixo um celular perto e disco pra ele, o circuito aciona. (só algumas operadoras). Já ocorreu com alguém? Alguém tem conhecimento de algum circuito "importado" imune ou menos sensível a ruídos? (mania de importado é melhor!)
Usa sensor PIR. Note o ganho de 10000 dos 2 a.os. (100x100). Os 2 últimos formam comparador janela apenas. O sinal vai p. um PIC. Funciona (ou deveria) a 4 pilhas.
1ª vez que coloco imagem... não sei se fiz certo.......!
Grato........ :?
ze
Dword

Mensagempor fabim » 27 Set 2007 15:31

bom cara como ja fabriquei e vendi essa m****... "Auto Lux".

1°. observar se o pirosensor, tem proteção contra EMI/RFI.
2°. Sem lente de fressnel esquece. fica doidinho.
3°. esse alto ganho pra 1HZ de resolução é pra coisa de uns 8 metros, diminui isso aí pra uns 500...1000, mesmo assim vai ficar bem alto
4°. fonte tem que ser super estabilizada, se o componente que controla o piro não tiver fonte simetrica, ou for dedicado.
5°. trilhas bem curtas e malha de terra, são essenciais
6°. a mercadoria do celular, causa um alto ruido em AMP/OPS comuns, que não são low noise, experimente colocar ele perto da caixinha de som do seu PC e ligar pra ele...rs
7°. LM324 é indicado por varios fabricantes por ser um dos unicos de baixo custo que abriga 4 amp´s necessarios em um unico invólucro de 14 pinos.
8°. larga mão de ser complicado, e preguiçoso e faz algo com IR
9°. Pelo amor de DEUS, sai fora dessa m****.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 16:07

fabim amigo, tens toda razão com relação às fezes... concidentemente o circuito fica BEM perto delas MESMO!!!! (p. favor não me peça + detalhes...)
o circuito não é meu, mas de minha responsa!
bem lembrado esta do piro com prot emi. acho que já vi um assim...
Muito obrigado!!!

Já pensei e fiz um com ir que funcionou! só que tem que funcionar com pilha e esbarro no quesito consumo...
Aí, me envie alguma sugestão de sensor ir de baixo consumo? Alguem tem??
Cara...meu patrão neste EXATO momento me pediu alguma posição!! Está no tel. falando com cliente... sobre isto...É mole...!!!!!! quase me viu teclando. Ele não sabe que tiro meus altíssimos conhecimentos daqui. ops! de vocês. infelizmente só podemos (eu, esposa e nossa semente Yasmin) pagar com muito obrigado.

:wink:
ze
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 16:24

1 idéia. alguem conhece algum ampop de baixo consumo e baixo ruído????
ze
Dword

Mensagempor fabim » 27 Set 2007 16:26

intrão carinha... seguinte..................................................

a holtek vende um CI dedicado, que funciona entre 5.8 a 9.6V, é usado naqueles anunciadores de presença, se voce ler BEEMMMMMMMMMMMMM o dataxit e seguir os passos que eu te passei, pode ter certeza que vai ficar excelente..

o consumo daquele CI é de aproximadamente. 2,8 uA em stand-by.
e custa se não me engano, coisa de U$0,85.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 16:34

fabim... se não for pedir muito pode me passar o link do datashit? e um cafezinho tamém...??
ze
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 16:39

tá demorando... :D :D :D :D :D :D
ze
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 16:48

birgado! achei... HT761x. acertei?? sabe onde vende? quero amostra. estimativa de consumo 500/mês (verdade!)tem 1 pa me dar não? junto com o cafezinho... :D
ze
Dword

Mensagempor fabim » 27 Set 2007 16:56

http://www.cikaeletronica.com/Produtos/ ... t/7630.PDF

Banco do brasil.
AG.7070 se não der continua 70ndo
CC. a minha.

E ve se num me enche mais .. rsrsrsrsrs

Mais cara, escuta meu consei... do véio preto...

Piro Sensor,,, tem de U$$0.55... o unico que senti confiança na época da On Seramic´s, custava coisa de U$$2,95..

Mais mesmo assim, esses carinhas são nojentos de se trabalhar.

Eu tenho 960 lentes de 140°, 1Pl de diametro. estão jogadas no canto aqui na empresa a +/- 3 anos. Estas lentes eu importei e paguei U$$2,96 na época. Se quiser uma caixinha com entrada pra bactéria, conector tudo mais na PATOLA tem..

Não esquece de depositar.... to precisando de $$.rsrs

quem vende direto é a cika do brasil. Tratar com ALBERTO,ALINE,KWOK

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor ze » 27 Set 2007 17:13

Hê, nóis dois hein? eu e a internet.....rsrsrsrs!

Valeu fabim! pela 2ª vez (acho)! caso vire produto (corrigido, pois já tem) serás lembrado com uma honrosa menção no forum....(dinherquiébão, não!)
quanto às lentes, acho que não vão se aplicar a este produto (um dia eu digo o que é)

sugestões adicionais com relação ao circuito são bem vindas!
ze
Dword

Mensagempor fenix3 » 27 Set 2007 18:14

Lellis...

O sensor piroeletrico nao funciona bem sem lente e ainda precisa ser posicionada em relacao ao movimento e ao sensor, que tem sentido de deteccao....

se nao usar lente do tipo FRESNEL esqueca......nao vai ser um produto utill...pode ter certeza.....

ja trabalho com estes tipos de sensores a pelo menos 15 anos...e nunca vi um funcionar sem lente para formar a direcao.....do movimento...

a fonte do circuito deve ser regulada e estabilizada, devido ao alto ganho do circuito.

No fundo...faca tudo o que Fabim disse...estes circuitos tem muita instabilidade, e voce vai ter que cuidar ate dos capacitores dele...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor ze » 01 Out 2007 08:43

fenix3, não estás a ganhar comissão na venda das lentes do fabim, estás? rsrsrs.
mas, amigo, mesmo sendo necessária uma proximidade de apenas 5 a 10 cm, aconselhas a usar lentes? não só apenas de 5 a 10, mas dentro desta faixa. um movimento além disto não deve ser detectado. Resumo: passe a mão perto para acionar. (acho que devia ter falado isto antes! sei que para tal devo usar (deveria ter usado - não vos conhecia na época!!) outro tipo de sensor)
Apesar da falha, o produto já está sendo útil [ou in!] mesmo sem a lente fresnel. será sua falta?? por isso estou tentando melhorá-lo.

Valeu pela dica!! Conhecimentos de 15 anos são valiosíssimos, raros e jamais deverão ser descartados!!
abrç
ze
Dword

Mensagempor fabim » 01 Out 2007 08:54

seguinte. não sei como esta usando essa mercadoria.rsrs

mais dependendo a PATOLA, tem alguns modelos de lentes que voce pode utilizar.... Expeguimente colocar uma lendia na frente do pirosensor que voce ja vai ver melhoria na hora.

bração

Fabim.

Piro sensor eu só tenho 8 anos de raiva.rsrs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 01 Out 2007 10:14

http://www.mondotronics.com/PDFs/3-337_Mod_IR_v22.pdf

com a adição de um amplificador sintonizado, com coisa de uns 5mA sobre o led IR, voce consegue facilmente até 1 metro.

esse sensor de cagada, funfa com pilha ou com fonte ?

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor ze » 01 Out 2007 11:54

Cagada: além ser um profissional de eletrônica, agora é também um semi advinho?? (semi porque não sabe se funciona com pilha e fonte).
na verdade tem os 2 modelos. 4 pilhas grandes para acionar o ccto e motor.

Mas ACABO DE FAZER um teste com um OUTRO circuito de sensor de presença.
Daquele que acende 1 lampada quando passa perto. Na época do apagão o patrão mandou colocar alguns. Poizé: consegui um ólkitólki Talkabout Motorola fr50 e acionei nas costas do sensor a alguns metros e... já sabe.
Com um celular também acionou mas 1 pouco + perto - 20cm por trás (do sensor!!!!)

Sem querer abusar mas abusando dos 23 anos totais de raiva, ja passaram por isto? É contornável? (mantendo o pir) Só com blindagem? (não, não não... fala que não!) Aquelas tintas condutoras podem funcionar? Devo aterrar a [odiosa!] blindagem? No terra do circuito ou da rede? (m****, com pilha não tem rede!) Se alguem que mora na lua adquirir este circuito, como colocar fio terra? Na mrd? (brinc. p. descontr.)

Quanto ao circuito, fabim, liguei numa loja aqui pertim ela tem o ci. vou pedir para um motoboi trazer e montar. Mas 5mA acho que vai consumir 4 pilhas grandes alcalinas mui rápido. Não custa tentar.......

brigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ze
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos