rede 485 - rs 485

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

rede 485 - rs 485

Mensagempor marcospaf » 08 Set 2007 12:20

olá a todos , me chamo marcos sou engenheiro eletrônico e gostaria de ajuda a um assunto totalmente dificil de achar informações pela web.

Redes 485.

Bom pessoal quem puder ajudar , ajude e quem não puder leia pois pode ajudar futuramente.

Bom pessoal eu tenho uma rede 485 com varios elementos e nem todos são pics, porem todos são transceivers e apenas um mestre.

vou melhorar , vou colocar algumas caracteristicas da rede :

1 - elementos diferentes
2 - chips diferentes 485 ( alguns são max-485 outros só tem um codigo)

Bom ainda não consegui achar um valor padrão para a tensão diferencial entre os canais A e B da rede. Existe algum valor padrão??? Qual o maximo que esta tensão pode chegar.

Outra coisa , existem varias topologias de rede 485 , topologia série , arvore , estrela, anel ... Em todas elas devo usar o resistor terminador ??? Como calcular o valor correto para este resistor ??? Dependendo o valor que se coloque ele consume toda a cuminacação.

uma ultima pergunta , eu geralmente utilizo para os pics os max 485 , não sei se vocês já reparam , existem diversos maxis com codigos diferentes , ja peguei alguns e fiz um ensaio a vazio.

observei que a tensão dos canais A e B para o terra , tem valores diferentes , será que elementos de codigos diferentes podem desbalancear a rede???

A rede 485 parece ser um assunto simples quando você trabalha com elementos iguais porem quando se mistura elementos ela começa a pesar um pouco.

bom pessoal quem souber algo é de toda ajuda.

meu msn : marcospaf@msn.com quem quiser adiconar esteja avontade

abraços
marcospaf
Bit

Mensagempor marcospaf » 09 Set 2007 13:18

Se alguem tiver alguma dica o que seja , se possivel coloque ai !!! abraços
marcospaf
Bit

Mensagempor ivan » 09 Set 2007 17:57

Olha este link, não responde tudo, mas dá uma ajuda, espero...

http://www.cefetrn.br/~walmy/CD_A9.pdf
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Re: rede 485 - rs 485

Mensagempor marcospaf » 09 Set 2007 19:19

marcospaf escreveu:olá a todos , me chamo marcos sou engenheiro eletrônico e gostaria de ajuda a um assunto totalmente dificil de achar informações pela web.

Redes 485.

Bom pessoal quem puder ajudar , ajude e quem não puder leia pois pode ajudar futuramente.

Bom pessoal eu tenho uma rede 485 com varios elementos e nem todos são pics, porem todos são transceivers e apenas um mestre.

vou melhorar , vou colocar algumas caracteristicas da rede :

1 - elementos diferentes
2 - chips diferentes 485 ( alguns são max-485 outros só tem um codigo)

Bom ainda não consegui achar um valor padrão para a tensão diferencial entre os canais A e B da rede. Existe algum valor padrão??? Qual o maximo que esta tensão pode chegar.

Outra coisa , existem varias topologias de rede 485 , topologia série , arvore , estrela, anel ... Em todas elas devo usar o resistor terminador ??? Como calcular o valor correto para este resistor ??? Dependendo o valor que se coloque ele consume toda a cuminacação.

uma ultima pergunta , eu geralmente utilizo para os pics os max 485 , não sei se vocês já reparam , existem diversos maxis com codigos diferentes , ja peguei alguns e fiz um ensaio a vazio.

observei que a tensão dos canais A e B para o terra , tem valores diferentes , será que elementos de codigos diferentes podem desbalancear a rede???

A rede 485 parece ser um assunto simples quando você trabalha com elementos iguais porem quando se mistura elementos ela começa a pesar um pouco.

bom pessoal quem souber algo é de toda ajuda.

meu msn : marcospaf@msn.com quem quiser adiconar esteja avontade

abraços

valeu ivan , eu ja tinha visto este link , mas não resolve o caso , mesmo assim valeu mesmo obrigado pela ajuda !!!
marcospaf
Bit

Mensagempor ivan » 09 Set 2007 20:59

...
...

Desculpe inisitir, mas a questão das topologias de rede é abordada no link e o valor do resistor tb.
A topologia em:
- estrela não é recomendada => sem terminador, todas pontas da estrela se conectam com o nó central.
- em anel não é recomendada => sem terminador, pois é um circuito fechado.

A questão das tensões, segundo http://en.wikipedia.org/wiki/Rs485:
One polarity of voltage indicates a logic 1 level, the reverse polarity indicates logic 0. The difference of potential must be at least 0.2 volts for valid operation, but any applied voltages between +12 V and -7 volts will allow correct operation of the receiver.

ainda do wikipedia:
The recommended arrangement of the wires is as a connected series of point-to-point (multidropped) nodes, a line or bus, not a star, ring, or multiply-connected network. Ideally, the two ends of the cable will have a termination resistor connected across the two wires. Without termination resistors, reflections of fast driver edges can cause multiple data

abs,
Ivan
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor marcospaf » 10 Set 2007 14:28

ivan escreveu:
...
...

Desculpe inisitir, mas a questão das topologias de rede é abordada no link e o valor do resistor tb.
A topologia em:
- estrela não é recomendada => sem terminador, todas pontas da estrela se conectam com o nó central.
- em anel não é recomendada => sem terminador, pois é um circuito fechado.

A questão das tensões, segundo http://en.wikipedia.org/wiki/Rs485:
One polarity of voltage indicates a logic 1 level, the reverse polarity indicates logic 0. The difference of potential must be at least 0.2 volts for valid operation, but any applied voltages between +12 V and -7 volts will allow correct operation of the receiver.

ainda do wikipedia:
The recommended arrangement of the wires is as a connected series of point-to-point (multidropped) nodes, a line or bus, not a star, ring, or multiply-connected network. Ideally, the two ends of the cable will have a termination resistor connected across the two wires. Without termination resistors, reflections of fast driver edges can cause multiple data

abs,
Ivan

este assunto de rede é um assunto muito complicado, é muito simples quando usa-se elementos iguais. Quando começa a misturar ocorre alguns problemas.

Ivan mas creio que é isso mesmo , acredito eu que as resistências de terminação só devem ser usadas na topologia serie . As demais topologias não deve-se usar resistores terminadores , pois como o sinal fica baixo o proprio resistor distorce todo ele.

Bom se alguem mais tiver alguma sugestão seria interessante por no topico , pois é um assunto super interessante.

valeu ivan !!! obrigado ai !!!
marcospaf
Bit

Mensagempor ivan » 18 Set 2007 11:37

ivan
Word

Mensagempor fabio_ » 03 Out 2007 14:47

Pelos datasheets eu não consegui ver muita diferença entre o SN75176 e o MAX485. Um é melhor que o outro?

valeu.
fabio_
Byte

Voltar para PIC