Ajuda DAC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda DAC

Mensagempor sandrini » 13 Set 2007 11:19

Caros!

Tenho um sinal fixo de 1230Hz e 1Vpp, preciso variar este sinal com uma fonte DC, para isso tenho um multiplicador AD534. Isso é para o controle de um campo magnético num equipamento de ressonância em que preciso variar o campo magnético em ranges de 10, 20 ou 30 gaus e mais ou menos 1000 steps, sendo que a cada 1mV DC corresponderia a 1gaus. Neste caso, preciso de tensões em torno de 2uV DC na entrada para conseguir a variação dentro destes ranges.

Pensei em utilizar o MCP4922 e fazer um DAC de 24 bits (de acordo com o datasheet) ou atenuar o sinal depois do multiplicador e aí não sei o que utilizar....

Gostaria de saber se alguém já fez algo parecido e/ou pode me dar uma outra alternativa.
sandrini
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 13 Set 2007 14:48

Olá sandrini.

Por favor dê maiores detalhes:

Tenho um sinal fixo de 1230Hz e 1Vpp

1 - É onda quadrada, senoidal, triangular...?
2 - Onde está o zero (terra/referência)

preciso variar este sinal com uma fonte DC

1 - Variar apenas a amplitude? Entre quais valores?
2 - Variar a frequência? Entre quais valores?

multiplicador AD534

1 - Pelo que pude ver é um multiplicador analógico. Uma das entradas (X2 - X1) seria o seu sinal fixo de 1230Hz e 1Vpp, e a outra entrada seria o fator multiplicador, que pelo que eu entendi vai variar entre 1,000 e V1. Qual é o valor de V1?

mais ou menos 1000 steps

1 - Se você tem 1000 steps, você precisa de 1000 possíveis valores diferentes. Você precisa de um Conversor Digital Analógico. Seu PIC geraria os 10 bits e você teria que usar um CAD para transformar os 10 bits em um valor analógico que serviria de entrada para o seu multiplicador (entrada Y2 - Y1). Entre o conversor e o seu multiplicador seria necessário (talvez) um circuito que escalasse o seu sinal analógico.

Há uma opção em que você pode usar apenas um bit modulado em PWM, mas há limitações impostas:

1 - O período do seu sinal PWM TEM que ser bem menor que o tempo de resposta do seu sistema, ou seja, ao filtrar este sinal PWM, este teria que ser um nível constante para a taxa de atualização deste valor.
2 - O filtro tem que ser bom o bastante para não deixar nível de ripple com um nível igual ou maior que a sua menor variação desta tensão.
Se o seu circuito não tiver realimentação, este filtro poderá ser simples, mas se você pretende medir alguma coisa referente ao campo magnético, e corrigir este sinal, então este filtro é bem difícil de implementar, pois pode haver overshut no seu sinal, ou mesmo instabilidade e oscilar.

O seu sinal de 1230Hz e o seu sinal multiplicador terão que possuir uma precisão de uma parte por 1000.
Os seus circuitos não poderão reduzir esta precisão. Em algum lugar você terá uma fonte de referência com esta precisão, com possibilidade de ajuste fino da tensão e com pouca variação com a temperatura.

Qual seria a faixa de temperatura de operação deste seu circuito?

Aguardo retorno.

Boa sorte.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Re: Ajuda DAC

Mensagempor andre_luis » 13 Set 2007 15:20

sandrini,

Existe um amplificador operacional da Burr-Brown, se nao me engano, que tem ganho ajustável por um pino de controle. Uma outra possibilidade, seria voce usar um OTA para isso.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 13 Set 2007 15:21

nossa... 2uV.. só o ruido branco de componentes ja da isso ou bem mais...

Vai ter que ser uma super fonte kaioken aumentada 10X, trilhas finissimas com placa dupla faze muito bem projetada imune a EMI/RFI e celada em caixa metálica, com contato pra todo lado...

Rapaiz que tamanho de abacaxi e esse??

credo,,,, da até arrepio..

Abçs

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Set 2007 15:40

...enterra tudo isso numa caixa de concreto, escreve Explosive e sai de perto....

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 13 Set 2007 16:35

Imagem
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 13 Set 2007 16:54

Tadim, faz isso com o mininu nao!!!!!
proex
Dword

Mensagempor sandrini » 13 Set 2007 20:11

Caro MOR_AL,

O sinal é uma onda senoidal.
Este AD 534 é um multiplicador analógico e é isto mesmo, uma das entradas é o 1230Hz, 1Vpp e a outra entrada (fator multiplicador) vai variar de -5V à +5V.
A frequência não muda, fica sempre em 1230Hz, só varia a tensão, onde +5V corresponde à tensão máxima (1Vpp), 0V (0V) e -5V, corresponde também a tensão de 1Vpp com a fase invertida. a inversão de fase, o próprio multiplicador faz.
É eu sei que é difícil sim, mas tenho uma placa AD/DA de 14 bits que faz essa rampa, só que a precisão dela não é muito boa e varia muito a saída, por isso quero substituí-la.
Quanto ao ruído, tenho uma boa filtragem no mesmo circuito onde está o AD 534, então não me preocupo muito....

Grato pela ajuda, vou tentar alguma coisa do que você indicou e, dando certo, dou um alô, ok?
sandrini
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 13 Set 2007 22:27

Ok Sandrini.

Boa sorte.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Viktor » 15 Set 2007 16:05

Usa um DAC externo e varia a tensão de referência deste para fazer o ajuste de amplitude. Você pode usar outro DAC para ajustar a referência se preferir
Viktor
Byte

Voltar para PIC