Usar 2 entradas de AD para uma leitura

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Usar 2 entradas de AD para uma leitura

Mensagempor fcafa » 11 Set 2007 15:40

Alguem poderia me dar uma dica se é um problema eu usar 2 entradas de AD de um PIC de 10bits para ler uma tensão ? Quero ter mais precisao sem usar um AD externo de 13 bits, assim minha ideia era dividir a tensão em duas entradas. Leio um nivel de tensão no primeiro AD, quando saturar passo a ler do outro. É possivel, existiria algum problema nisto ou é loucura ?

Obrigado
fcafa
Bit

Mensagempor mastk » 11 Set 2007 15:52

Olha eu acho que não faz muito sentindo, é nescessario 13bit msm? Se vc usar um divisor resistivo pelo menos 1% de erro vai ser somado ao sistema
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Set 2007 16:36

fcafa,

Embora o PIC tenha apenas 1 conversor A/D, acredito que voce pudesse tirar a média aritmética entre o valor lido pelas 2 entradas, de modo a que voce pudesse "dobrar a precisão" da leitura.

Se eu fosse voce, faria um circuito divisor resistivo de 4095/4096 ( 2^12 - 1/2^12 ) para a leitura do 2o canal. Assim, o resultado lido pelo 2o canal estaria deslocado de 1/2 bit para o 1o canal.

Em se havendo dificuldade para encontrar resistores com precisao, voce pode usar potenciometro multivoltas, center-taped para o ajuste fino da diferenca dos 2 canais; obviamente tomando as devidas precaucoes na blindagem se o sinal for de baixo nível de amplitude.

Bom, nao sei se funciona, mas não custa tentar....

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Set 2007 18:11

Olá fcafa.

A maior limitação destes conversores internos ao PIC é que normalmente se aproveita a tensão de alimentação para fazer a referência deles. A fonte de alimentação para os PIC vem, normalmente, de um regulador 7805. Este regulador é excelente, porém para alimentação. Imagine uma tremenda quantidade de comutações que existem dentro de um PIC. Isso pode afetar a precisão desta fonte.
Agora imagine que este regulador seja para aliimentar TTL. Tudo bem se ela ficar entre 4,75 e 5,25V, mas e para a referência?
Se você está pensando em um CAD de 13 bits, estamos falando de 610 microvolts como menor variação. Se 10 bits, são 4,9mV por variação. Obter esta precisão requer uma fonte de referência porreta.
Até os potenciômetros de ajuste devem ser de baixo valor em comparação aos resistores de precisão. Eles possuem uma variação da resistência com a temperatura maior que os resistores de precisão.
Falo em variação de temperatura porque imagina-se que um conversor com esta acuidade signifique um circuito de qualidade. Sendo assim, deve-se esperar que haja uma faixa de temperaturas que ele deva funcionar com estas características.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Set 2007 07:34

Falha minha,

Esqueci que o PIC tem conversor de 10 bits.
Desconsidere a relação que passei antes: Utiliza 1023/1024.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Usar 2 entradas de AD para uma leitura

Mensagempor Bakuri » 05 Out 2007 15:53

fcafa escreveu:Alguem poderia me dar uma dica se é um problema eu usar 2 entradas de AD de um PIC de 10bits para ler uma tensão ? Quero ter mais precisao sem usar um AD externo de 13 bits, assim minha ideia era dividir a tensão em duas entradas. Leio um nivel de tensão no primeiro AD, quando saturar passo a ler do outro. É possivel, existiria algum problema nisto ou é loucura ?

Obrigado

Dá pra usar um circuito de Amplificador com potenciometro digital no ganho e usar somente um canal de AD.
Se dividir em 2 ad você terá somente 11bits.

Desculpe se desenterrei o tópico, mas foi o único que consegui responder.
:D
Bakuri
Bit

Voltar para PIC