por Nik » 30 Ago 2007 19:57
Cara, coicidentemente estou trabalhando nisso agora mesmo, e como tb nunca tinha feito esse tipo de acionamento, estou à caça de informações.
O que descobri de importante é que existem motores do tipo bipolar e unipolar. Os do tipo unipolar são mais fáceis de acionar, mas dão menos torque. Dentro dele tem duas bobinas com center-tap. Para fazer o acionamento, considere que cada center-tap tem que ficar ligado no positivo, e cada uma das outras quatro pontas das bobinas que sobraram são aterradas por meio de transistores. Então precisaremos de 4 darlington e 4 diodos para proteção (como para acionar um relé). Se vc chamar de bobina A e bobina B, podemos então chamar as pontas das bobinas de A e A', B e B'. Para o motor girar vc tem que acionar na seqüencia: A e B, B e A', A' e B', B' e A, e assim por diante. Em cada acionamento de um par de bobinas, o motor dá um passo. Para inverter o sentido de giro é só inverter a sequencia.
O que ainda não descobri é qual o tempo do pulso em cada par de bobinas, e o intervalo de tempo entre esse pulso e o seguinte, mas acho que na prática isso só depende da velocidade que vc quer, e não precisa de intervalo entre os pulsos.
O motor bipolar não tem o center-tap que falei, então vc tem que acionar com ponte H cada bobina, o que é um pouco mais complicado.
Estou montando um protótipo com o 16F630, e assim que terminar posto os resultados. Vai ter uma chave para inverter o giro, outra para acionar o motor e mais uma para controlar a velocidade.
Falow
Editado pela última vez por
Nik em 31 Ago 2007 08:54, em um total de 1 vez.