Lei Ohm .. Tensão AC.... qual valor usar ??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Lei Ohm .. Tensão AC.... qual valor usar ??

Mensagempor geraldomelo » 21 Ago 2007 20:46

Então pessoal .. como me disseram , para eu saber a corrente sobre uma resistência de fio de 10R ligado em AC 127 V , eu usaria a lei de ohm , com o valor nominal da tomada mesmo , 127 , ai a corrente seria 12,7 amperes ... fazendo a simulação no ISIS ( simulador de circuitos) ele mostra no seu amperímetro o valor de 9 amperes ... esse valor é exatamente o calculo com a tensão de 127 / 1.41 , que dão os 90V/10 =9 A ....... bom , eu to medindo a tomada com o multímetro e tá dando nele a tensão de 127V ... agora aqui nesse link ( http://www.bbc.com.br/dstrbmsie.htm ) , já tá falando que na tomada , 110V é rms , pois com o Osciloscópio , mede de pico a pico +155 e -155 ...
agora é que eu não to entendendo mais nada então ... então meu multímetro aqui é "TRUE RMS " .... acho que não .... e a simulação no isis também me mostra o contrario ...

agora enrolou tudo mesmo ... será que vou ter que montar esse arranjo e medir com um alicate amperímetro ?

abraços
Geraldo .
geraldomelo
Byte

Re: Lei Ohm .. Tensão AC.... qual valor usar ??

Mensagempor R.B.Sanchez » 21 Ago 2007 22:07

Essa tensão de 110V a 127V varia de acordo com a região, porém verifica se no sinulador o gerador CA está configurado para 127Vrms ou 127Vp. Este é um problema comum em qualquer simulador, seja para fontes CC ou CA, é necessário especificar Vp ou Vrms.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor geraldomelo » 22 Ago 2007 19:57

então rapaziada , é ai que tá o negócio .. vamos tomar base pela minha região aqui ... com o multimetro na tomada ... 120 V ...

ai vamos para o simulador .. coloco 120 na tensão AC .. ai tem as opções :

A) Amplitude (onde eu coloco o valor de 120V)

B) Peak ( com amplitude em 120V , esse valor pico a pico vai automaticamente para 240)

C) RMS ( com os parametros acima , esse valor vasi automaticamente para 84.85 )

Ok pessoal , voltando a realidade quero saber a corrente que vai atravessar meu fio de resistência igual a 10 ohms .. Lembrem se , a minha tomada tá com o valor em 120V medidos no multimetro ... Bom , então que valor é esse ??? é o valor RMS ??? é o Valor pico a pico ??? ou é a amplitude mesmo .... e outra , qual valor da tensão que eu uso na lei de Ohm então ..

deu pra entender pessoal ..

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor brasilma » 22 Ago 2007 21:20

Depois que resolverem esta questão de ordem teórica, lembrem-se que uma resistência real, quando aquece, tem sua resistência alterada (aumenta).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor JeanPaul » 23 Ago 2007 11:41

Com o multímetro você consegue medir a tensão rms, se a forma de onda da tensão AC for senoidal. Então ... supondo que a forma de onda seja senoidal .... na tomada você está medindo 120 Vrms.

Dessa forma, você precisa colocar no simulador:

Amplitude : ~169 Vp
Peak : ~338 Vpp
RMS : 120 Vrms

Agora é só usar a lei de Ohm com a unidade que você quer calcular, porém o padrão utilizado é sempre o rms. Supondo a resistência de 10 Ohms teríamos:

16,9 Ap
33,8 App
12 Arms

Vale ressaltar que em experimentos práticos acontece o que o brasilma falou, a resistência se altera quando varia a temperatura.

[]’s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Mensagempor fabim » 23 Ago 2007 12:35

http://www.proenergysafety.com.br/arqui ... imetro.pdf

acho que isso pode clariar suas idéias.

Mais de qualquer forma.
VP = VPP/2
VP valor de passagem de zero para o máximo valor
VPP soma de 0 a - absoluto e de 0 a + absoluto, ou 2*VP.

no caso de uma rede de 127V, que é a minha.

VPP = 359,20v
VP = 179,6v
Vrms = (VPP/1.41)/2.

Sendo assim 127V = VRMS.
127V / 10ohms = 12,7A.

Aí entra fator de forma 1,11 etc etc etc.

No PDF esta tudo explicadinho até os calculos para chegar nos valores dos componentes do projeto.

No seu simulador em RMS voce coloca Vrms = 127.

abraços
Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor luizrico » 23 Ago 2007 13:23

Pessoal,

Não podemos esquecer que algums multimetros não fazem medição RMS ( root mean square ), para se calcular o valor RMS é necessário fazer a amostragem do sinal, o que acontece é que alguns multimetros tem conversor de dupla rampa, sendo o valor mostrado apenas o medio.

Acredito que os valores entre a medição e o simjulador não estão sendo iguais porque o valor ajustado no simulador seja o valor de pico, portanto configurar o simulador para 127* raiz(2), ou seja, o valor de pico.

abraços
Luiz
luizrico
Bit

Mensagempor ernande_filho » 23 Ago 2007 15:03

É o seguinte:

Os multímetros (normais) medem a tensão eficaz VRMS=120V
A tensão de pico é: VRMVx(raiz de 2) = 169,71

Agora entra a teoria (que nao sou muito bom pra explicar)

Numa carga puramente resistiva (isso só funciona com cargas resistivas), essa tensão eficaz em CA é equivalente em CC.

Em um mesmo período de tempo, a potência consumida por um resistor (R) ligado em 120V AC RMS é a mesma consumida pelo mesmo resistor (R) ligado em 120V CC.
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Ago 2007 15:54

La vem eu de novo... os multimetros básicos (sem função true rms) indicam corretamente o valor eficaz de uma tensão AC, se a onda for senoidal e 60Hz.

A medição é feita retificando e filtrando a tensão e depois com um divisor resistivo ajusta-se o valor correto no "braço"
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor geraldomelo » 23 Ago 2007 20:31

Ok Pessoal .. Muito obrigado pelas respostas .. resolveram as minhas duvidas

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Voltar para Circuitos Diversos