O título que eu gostaria de colocar era:
"GERENCIAMENTO DE SETOR DE CONSERTOS ELETRÔNICOS (COMO FAZER???)"
Bom, primeiro eu não postei esse tópico em "Boteco" porque achei que seria bom se tivesse uma referência no forum sobre esse assunto que não fosse apagado em 30 dias.
Segundo, o post ficou um pouco grande mas acho que é um assunto de interesse de todos, vale a pena ler isso tudo!!!
O negócio é o seguinte, não sei quanto de vcs trabalham realmente com programação de microcontroladores mas acho que nem todos do forum ganham a vida realmente produzindo novos equipamentos e software. E certamente mesmo quem trabalha com microcontroladores não deixa de fazer outros tipos de trabalho como por exemplo reparos em equipamentos eletrônicos, tipo termocontroladores, temporizadores, CLP, painéis de programação, etc.
Eu não trabalho com microcontroladores, isso é um hobby para mim, mas trabalho em um setor de eletrônica em uma empresa de calçados aqui na Bahia.
Uma das minhas (muitas) tarefas é gerenciar a entrada e saída de equipamentos eletrônicos para conserto, ficar de olho no estoque de peças (resistores, capacitores, CI) para fazer solicitação e não deixar faltar, fazer cobrança dos compradores (aqui o pessoal que compra é de outro setor) e ficar de olho nos prazos de entrega, alguns equipamentos tem de ser mandados para conserto externo ou aferição (balanças, equipamento em garantia) por isso devem ser controlados para saber se chegaram no destino e ficar de olho para que não demorem muito a serem devolvidos, e alguns equipamentos são tercerisados para que os técnicos em eletrônica (os de verdade, não eu) não percam tempo consertando equipamentos que não param a produção (exemplo, TV do refeitório, telefone, monitor).
Como vcs podem ver é MUITA coisa, eu não faço tudo sozinho mas a maior parte é feita por mim. Alem disso tudo, no final do mês temos que apresentar um relatório ao gerente de manutenção da empresa mostrando o equipamento que mais foram consertado, quem quebrou mais, maiores motivos de quebra, se ouve descuido por parte de quem utiliza, etc.
O que eu gostaria de saber é:
1) se vocês fazem algum tipo de controle a respeito desses consertos? Se fazem algum tipo de estudo de qual equipamento quebra mais ou qual setor quebra mais coisas??
2) Se tem algum tipo de Manutenção Preventiva ou fazem algum trabalho de conscientização ou reciclagem do pessoal que mais quebram equipamentos. Ou até mesmo se não fazem nada!! se só consertam o que quebra mesmo e o resto que se vire!!!
3) Sobre a questão de estoque de peças, como vocês fazem para organizar e controlar??
4) Sobre o conserto de equipamentos, quando algo não tem conserto mesmo qual é o procedimento de vocês (na empresa em que vocês trabalham)???
5) A banca de consertos como vocês (tentam) manter a organização?? usam um banca grande (geral) ou um pequena e individual para cada técnico??
6) Sobre as ferramentas que vocês julgam excenciais, existe algum controle??? Existe um kit para cada técnico???
7) Sobre a questão de protótipos, se vocês desenvolvem alguma coisa ou só consertam??
8 ) Seria legal ouvir de vocês que tem muito mais experiência algum tipo de dica de como gerenciar a questão da garantia, esse sim é um grande problema pois muitas vezes o equipamento é reparrado e testado mas quando o equipamento é enviado para o solicitante do conserto acontece de reclamarem de não funcionar (vocês tem algum tipo de etiqueta como nome de quem consertou???).
9) Consertos fora do horário de serviço, existe algum tipo de escala entre os técnicos para atendimento fora do horário normal de trabalho??
10 Reserva de equipamentos excenciais na produção, vcs conseguem ter?? Como gerenciam esses equipamentos reserva??
11 Embalagem de equipamentos que vão para conserto, como vocês fazem?? deixam um "estoque de caixas" de reserva ou nem se preocupam??
12 Agora o melhor de todos, vocês tem algum tipo prazo de entrga ou de retorno, ou até mesmo tempo estipulado para o conserto dos equipamentos?? (exemplo, termocontrolador tem de ser consertado em 20 minutos, temporizador 20 minutos, programação de CLP 10 minutos)
Muito obrigado pela paciência em ler isso tudo!!