Controle de velocidade de motor

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle de velocidade de motor

Mensagempor ze » 16 Ago 2007 15:41

olá.
estou precisando controlar a velocidade de um motor AC de ventilador com pic. 5 velocidades. alguem pode dar uma dica? quero fazer com moc+triac. Tipo um dimmer. O motor é de indução(!) mas é de baixa potência menos de 0,5HP. . É inviável utilizar inversor de frequencia. Se possível poste o fonte C. (e um cafezinho também). Qualé pessoal...eu mesmo já coloquei parte de meus fontes aqui!!
Afinal, prá que servem os amigos?
Mesmo que voce não consiga/possa/queira me ajudar continue contando comigo!!!
antecipadamente grato!!!!
ze
Dword

Re: Controle de velocidade de motor

Mensagempor andre_luis » 16 Ago 2007 16:19

Usando um MOC com zero-crossing, eu tentaria fazer uma espécie de controle por largura de pulso ( PWM ), do tipo, para cada 200ms, conduziria, 40ms, 80ms, 120m, 160ms e 200ms.

Por ser assincrono com a rede, na média iria alcancar essa percentagem.

Não é o ideal, que seria um controle por fase da senóide, , mas pode ser que funcione bem assim, sem se perceber algum ruido no motor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Controle velocidade de Motor

Mensagempor Gilsom » 17 Ago 2007 11:14

No site da microchip tem uma nota de aplicação que fala sobre um dimer com o PIC12C508 Talvez Sirva para voce o nome da nota e PICREF-4.Ela tem ate o codigo fonte e o esquema.

Gilsom
Gilsom
Nibble

Mensagempor scheleder » 17 Ago 2007 19:23

Já usei a AN citada e funciona certinho, é para lampada mas com motor também funciona, porém aconselho colocar um optoacoplador, senão fica difícil devido ao ruído.
[]'s
João Scheleder Neto
scheleder
Nibble

Voltar para PIC