Condições Minimas para rodar o ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Condições Minimas para rodar o ARM

Mensagempor styg » 06 Ago 2007 18:04

Dae pessoal, tenho uma placa de ARM LPC2148 da Olimex, e uma JTAG USB belezinha, tudo funfando.
Mas chegou a hora de sair da placa de desenvolvimento e comecar a montar o que realmente vai ser o meu circuito.
Soldei o LPC214x num adaptador QFP/DIP e na matriz fiz as principais ligações... cristal e caps, alimentação, e a conexao com o JTAG.. nao funfou, diz que teve problemas na comunicação (to baixando o codigo diretamente pelo keil)
dai blz, achei que fosse algo no cabo, montei o MAX232 para gravar ISP, fiz as ligações e tal, e nada... nao reconhece a placa (usando LPC210x).

Antes que eu comece a pensar que eu queimei meu arm (nao quero pensar em soldar outro denovo), algum de voces pode da um palpite??

A placa da Olimex grava tanto via JTAG quanto ISP.

Inicialmente eu soh tinha ligado a alimentação da parte digital, dai nao funfo u liguei a alimentação analogica (mas o pino de VREF ta em curto com o terra) sera que deu pau no ARM??
Lucas
styg
Word

Mensagempor proex » 06 Ago 2007 19:27

Inicialmente, TODOS os pinos de alimentação devem estar energizados.

Nessas plaquinhas de adaptação, alguns chips nao funcionam direito devido o cristal oscilador ficar longe do chip.

Numa placa de ARM que montei com esse tipo de placa adaptadora, coloquei cristal ativo (aquele com oscilador interno) para contornar esse problema.
proex
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 06 Ago 2007 21:12

Veja o P0.14 ...poe 10 K pra cima nesse pino....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 06 Ago 2007 21:15

Outra coisa ...eu vi que se o cabo USB for longo .....e pela determinado tipo de placa ...tenta dar uma baixada na velocidade do JTAG...de 1 MHz para 100 KHz....eh estranho mas algumas placas que tenho aqui nao vira a 1 MHz.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor styg » 07 Ago 2007 00:15

Proex
to achando que devido a nao ter ligado toda a alimentacao , queimei o carinha msm..
o cristal com os caps soldei o mais proximo possivel (no pino do adaptador)

Jean
o cabo usb eh o mesmo que uso na placa da olimex e funfa q eh uma blz.

a principio: o pino P0.14 em nivel baixo no reset ativa o bootloader, isso serve pra quando eu tiver gravado no mcu o codigo do bootloader certo..
como o mcu ta vazio, p0.14 tem q estar alto.
Lucas
styg
Word

Mensagempor Kremer » 07 Ago 2007 19:55

Na realidade o bootloader sempre estará lá. Não é necessário gravar nada e para gravar um firmware basta colocar o pino de ISP em nivel baixo e dar um reset. A partir daí tem um procedimento de handshaking iniciando-se por enviar um ?<CR><LF>. O bichinho tem que responder "Synchronized". Faça este teste.
Se queimou algo, provavelmente o consumo de corrente estará elevado. Cheque bem isto na sua fonte.
Realmente ligar todos os pinos de Vdd e Vss são uma prática necessária.
Se vc tiver um microscópio é bom dar uma olhada em todos os pinos e soldas do chip. Realmente a olho nu não dá pra ter a certeza de que tudo está OK. Se não tiver, eu tenho. Como estamos em floripa dá um grito se quiser usar. Daí é só passar no parque tecnológico Alfa.

SDS
Kremer
Nibble

Mensagempor styg » 08 Ago 2007 10:30

funcionou!!

sem resistor no p0.14
com JTAG a 1MHz
e com cristal e caps soldado nos terminais do adaptador qfp

o ci antigo acho que deu pau msm, soldei outro e funcionou beleza.
era o esquema do conector do JTAG que tava errado.

valeu a ajuda rapeize!
agora vo testa a gravação ISP

kremer, trabalha em qual empresa do Alfa
Lucas
styg
Word

Mensagempor Kremer » 08 Ago 2007 14:58

Trabalho na Weightech.
Kremer
Nibble

Voltar para ARM