Olá barreto_eng.
ola amigos. será que se eu fizer um detector de zero , e fizer o acionameto toda vez que detectar o zero da rede eletrica eu não vou conseguir diminuir o ruido na minha placa?
Tenta. Só pode melhorar. O detalhe é que a geração de ruído em circuitos indutivos se dá com a variação da corrente neles. Como é um circuito resistivo indutivo (e até um pouco capacitivo), o zero de tensão não garante ser o melhor ponto de atuação.
Oppss. Lapso meu.
No caso de acionamento você está certo. Para desligar é que vale o que eu escrevi acima.
Verifique se a interferência é conduzida ou irradiada.
Caso seja irradiada:
Considere o seu sistema análogo a uma comunicação via rádio, que você quer evitar.
1 - Reduza a potência do transmissor. Ou seja:
- Diminua o número de lâmpadas.
Não dá??
- Blinde a antena transmissora. Tenho umas lâmpadas fluorescentes em que coloquei um fio fino de transformador enrolado nelas (apenas uma volta por cada 5 cm). A interferência diminuiu. O fio foi ligado ao terra.
2 - Aumente a distância entre a antena transmissora e a antena receptora.
- Aumente a distância entre as lâmpadas e o circuito do PIC.
3 - Blinde a antena receptora.
- Blinde o circuito do PIC.
- Reduza um pouco as resistências do seu circuito.
Caso seja conduzida:
1 - Coloque filtros nos fios de acesso ao circuito do PIC. Sinais e alinentação.
2 - Coloque capacitores de desacoplamento (100kpF disco de cerâmica), JUNTO, entre o terra e os pinos de alimentação dos CIs.
3 - Isole com acoplador ótico.
MOR_AL