Eagle - reconectando as ligacoes

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Eagle - reconectando as ligacoes

Mensagempor icaro51 » 09 Jul 2007 23:35

Oi Pessoal,
Acabei de montar um esquematico no eagle e nao consigo fazer ele usar umas ligacoes mais "inteligentes" por exemplo eu tenho o +5V saindo do 7805 que vai para cada CI e o eagle esta conectando como no esquematico, sai 5V do 7805 para cada CI e nao em cadeia por exemplo vai para CI1 sai do CI1 e vai para o CI2 assim vai.
No outro programa que eu usava tinha uma opcao para o software "remapear" essas ligacoes porem no eagle eu nao encontrei, alguem sabe me dizer como fazer isso?
Desde ja agradeco,
Icaro
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 10 Jul 2007 16:47

Olá Icaro,

Li seu post algumas vezes e não entendi o que você quer fazer.
Tenta explicar de outra forma ou colocar uma figura.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor icaro51 » 10 Jul 2007 21:57

O seguinte eu fiz um esquematico e nele eu tenho por exemplo um 7805 e o comum dele ta ligado a dele para todos os cis ou seja, 7805 para CI1, 7805 para CI2, 7805 para CI3, quando eu tento rotear a placa o eagle roteia do mesmo jeito, ou seja ele faz uma trilha para do 7805 para o CI1,..., do 7805 para o CI3, quando seria muito mais facil a trilha sair do 7805, ir para o CI1, do CI1 ir para o CI2 e assim por diante.
Ou seja no esquematico eu tenho 5 ligacoes diferentes que quando roteado pode ser a mesma.
Nao sei se ficou mais claro agora?
icaro51
Byte

Mensagempor icaro51 » 10 Jul 2007 22:00

Acho que a palavra que eu estava procurando e "otimizar as ligacoes" fazendo melhores caminhos quando rotear do que eu fiz no esquematico.
icaro51
Byte

Mensagempor icaro51 » 11 Jul 2007 02:18

Agora que estou em casa posso postar umas imagens para explicar melhor fiz o esquematico abaixo:

Imagem

Como voces podem ver nesse exemplo eu tenho um trafo e dele sai 24V para esquerda e para a direita e no final eu tenho um retificador de 5V, quando eu tento rotear essa placa eu quero o trafro em um canto e uma linha atravez de toda placa com 24V comecando do lado do trafo e terminando do outro e o retificador do lado do trafo, mas o que acontece quando eu roteio e que o eagle coloca a ligacao como no esquematico, nao comeca os 24V em uma ponta e termina na outra mas comeca no meio e quando eu coloco o retificado do lado do trafo ele vai com os 24V ate o final e de la volta uma trilha ate do lado do trafo para o retificador, ou seja, faz um bagulho bem portugues.
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 11 Jul 2007 07:54

Olá Icaro,

Ahhhh! O seu problema não é no módulo SCHEMATIC (esquema) e sim no módulo BOARD (PCI).
1) Se você você está tentando o modo automático, esqueça, ele nunca fará o que você pensa. Ele sempre tentará fazer a menor rota para uma trilha.
Eu particularmente só uso ele para ir posicionando os componentes na placa e no final faço TUDO na mão.
2) Neste caso específico, sugiro que você faças as trilhas de alimentação manualmente do jeito que você quer e depois, se quiser, use o roteamento automático (salve o trabalho antes de aplicar o auto-router).
3) Se o esquema que você postou for o verdadeiro, acho que estão faltando algumas conexões. Rode o ERC antes de iniciar o roteamento. Isto pode melhorar o roteamento de algumas trilhas e evitar erros na PCI.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor icaro51 » 11 Jul 2007 08:11

Valeu pela dica vou fazer essa parte na mao e depois mando ver no roteamento automatico mesmo porque essa placa nao tem muita frescura.
O esquematico e veradeiro sim mas ainda esta inacabado porque muitas partes nao consegui achar no eagle ainda, partes que sao basicas, por exemplo nao achei resistor de 1/4W em numhum lugar. E olha que eu procurei...
Se alguem souber de alguma biblioteca mais completa, ou me avisa se eu to mendo bronha :-)
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 11 Jul 2007 09:48

Icaro,

Na biblioteca RLC tem diversos resistores.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor dreher » 11 Jul 2007 10:54

Olha, eu geralmente ligo os pinos de Vdd e Vss, e renomeio para VDD ou VSS, funciona legal, do jeito que voce queria...
dreher
Byte

Mensagempor icaro51 » 12 Jul 2007 01:58

Ops eu nao sabia que tinha tantas bibliotecas que estavam desativadas eu achei que estava usando todas mas eu estava errado.
Valeu pelas dicas
icaro51
Byte

Mensagempor icaro51 » 12 Jul 2007 05:56

Eu denovo,
Pessoal eu juro que to tentando mas ta dificil, eta programinha dificil, seguinte, eu postei a figura abaixo para mostrar o problema eu tenho uma saidade de 5V e GND que fica do lado da fonte, o eagle me manda ela ate o PIC e volta, tentei rotear na mao mas no consigo desconectar da perna do PIC e reconetar direto na fonte, o mesmo acontece no max232 e em varios outros pontos.

Imagem
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 12 Jul 2007 07:49

Olá Icaro,

Isto para mim ainda é erro no seu esquema.
1) Verifique se todas as conexões e "NETS" (linhas entre conexões) VDD e VSS estão com o mesmo nome. Estou sem o EAGLE agora, mas acho que clicando na NET e depois no ícone "I" mostra o nome dala.
2) Rode o ERC
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor icaro51 » 12 Jul 2007 08:21

nao e erro no esquema se voce seguir as linhas vai ver que elas vao do retf para as pernar vcc e vss do pic e do pic para o conector (circulo vermelho,os dois fios vindo sao 5V e GND, vao nas pernas do PIC VCC e VDD e para o conector). O mesmo acontece com os capacitores do cristas, ao invez de ir para o terra (do lado do osc1 e 2) ele vai ate o botao de reset. (circulo azul). Infelizmente as ligacoes estao corretas seria mais facil corrigir :-)

Imagem
icaro51
Byte

Mensagempor icaro51 » 12 Jul 2007 08:56

Usando o comando view da para ver que as ligacoes estao certas e o vai e vem que o eagle fez.

Imagem
icaro51
Byte

Mensagempor RAWeigel » 12 Jul 2007 09:32

Olá Icaro,

Como disse, estou sem o EAGLE aqui para conferir, mas...
Eu nunca me preocupei com estas linhas de conexões (tem um nome, mas esqueci). Interpreto elas apenas como uma ligação entre os componentes, já que sempre roteio minhas placas manualmente.
Pelo que eu lembro, estas conexões sempre usam a conexão mais próxima para se interligar e se você mover o componente, esta linha fica "agarrada" à esta conexão até que seja dado um comando (que eu esqueci também) para redesenha-lo.
Talvez seja isto que esteja acontecendo, já que com as novas figuras ficou mais claro a correta conexão.
Richard
RAWeigel
Byte

Próximo

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )