Olá pessoal.
Segue um link com um exemplo completo.
http://rapidshare.com/files/40783011/CA ... L.rar.html
1 - O circuito elétrico encontra-se no Proteus. O proteus não está simulando o estado da saída do comparador interno do PIC16F628 (pelo menos na minha versão, apanhei até descobrir este "bug"). Por isso o mostrador LCD vai apresentar sempre o mesmo valor (5,00).
O circuito funciona perfeitamente. Eu o montei e verifiquei com um potenciômetro multi-voltas.
2 - A precisão vem da fonte de referência (VRef do PIC), que está conectada no pino RA2. Esta, por sua vez, vem do regulador LM7805, que alimenta o PIC. Apesar de ser um valor estabilizado (para a temperatura fixa - ambiente), seu valor absoluto geralmente não é de 5,00V. Caso desejem, pode ser acrescentado um divisor resistivo, com um pequeno potenciômetro entre eles, para se poder calibrar o CAD_DS. O pino central do potenciômetro vai ao pino RA2 do PIC. Com entrada de 4,50V, deve-se ajustar o valor no mostrador LCD para 4,50V.
Um capacitor eletrolítico (10 a 100 uF) é bem vindo em RA2.
3 - O programa no MPLAB está bem detalhado. Basta lê-lo com atenção.
4 - Como o programa está em ASM, não trabalho com ponto flutuante. Na verdade, não é necessário para esta aplicação, ler o valor e colocá-lo no mostrador LCD. Incluí rotinas de configuração e conversão CAD_DS, configuração e escrita de dislay LCD, de conversão de escala do valor obtido no CAD_DS para a faixa entre 0V e 5,00V, valor binário para BCD e ajuste do ponto decimal. Todas estas foram criadas por mim e estão funcionando como esperado. As rotinas de tempo foram obtidas na internet, "pescadas" em um site que fornece a rotina, ao entrarmos com a frequência do cristal e o tempo. Não me lembro mais como a consegui, porém tenho como descobrir, caso alguém tenha interesse.
5 - Não apresentei a parte de desenvolvimento teórico do CAD_DS. Não há necessidade para fazê-lo funcionar, além de ser entediante para muitos, desencorajar o uso do mesmo e ainda estar protegido.
Por fim desejo que me retornem com seus comentários sobre o conjunto.
Por favor façam-no via Mensagem Particular (MP ou PM) para não congestionar o tópico (para o caso de haver mais de dois interessados

)
MOR_AL