Circuitos 12Vcc dos automoveis

Software e Hardware para uC PIC

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Circuitos 12Vcc dos automoveis

Mensagempor J.lius » 27 Mai 2007 23:53

Alguém aqui já teve problemas com circuitos micro controlados alimentados no sistema elétrico de veículos? Ou já fez algum circuito para esta finalidade?

Que tipo de filtro e/ou circuito seria o mais indicado para alimentar o pic?
Penso em usar um LM78L05 para regular os 12Vcc da bateria para 5Vcc da alimentação do pic. Mas quanto aos filtros? Um capacitor cerâmico entre o VDD e o VSS do PIC seria o suficiente?
Estive conversando com outro colega aqui do fórum que também teve problemas quanto a este tipo de circuito.
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Mensagempor icaro51 » 28 Mai 2007 03:48

Eu montei um circuitinho para colocar no carro muito tempo atraz, so para controlar a luz de cortesia e fazer a luz apagar devagarinho depois do tempo. Eu usei um LM7805 e 2 capacitores eletroliticos um na entrada e outro na saida do LM, funcionava legal quando o carro estava parado ou ligado mas nao sei dizer se no momento da ignicao porque o motor de arranque puxa muita corrente o pic vai ficar legal ou vai resetar, talvez um capacitor maior para segurar a carga por esse poucos segundos.
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Mensagempor andre_luis » 28 Mai 2007 09:08

Já fiz alarme para automóveis e tive muitos problemas.
Os carros mais antigos principalmente sao aqueles que maltratam mais a bateria no momento da ignição. Nesse instante, o barramento de 12v depois da caixa de fusíveis apresenta uma queda de 6v ou mais.

Por isso, a principal providencia que adotei, na alimentação da placa, foi colocar um diodo em série, antes do 7805 ( anodo->12v / catodo->regulador ) para evitar que essas quedas de tensao ressetem o PIC na partida. No catodo deve ter um capacitor para segurar a voltagem no momento em que a voltagem no anodo cair.

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Mensagempor RobL » 28 Mai 2007 11:12

O maior problema no automóvel é o nivel de ruido eletromagnético devido aos cabos da vela e o alternador. Picos de tensão em torno de 400 a 600V são comuns nessa linha.
Durante a partida a tensão cai muito. Durante o desligamento do alternador, é lançado um bom ruido na linha e sem esquecer as velas.
É necessário um execelente planejamento de plano de terra e um baita filtro na entrada RLC além do uso de transzorb na linha.
Não esquecer que o veículo estaciona em baixo de transformadores, passam sob linha de transmissão e podem parar ao lado e um grande inversor.
Daí em diante, funciona.
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Mensagempor tcpipchip » 28 Mai 2007 13:40

Alguem pode postar um circuito?
Fiquei interessado
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Mensagempor andre_luis » 28 Mai 2007 13:47

Código: Selecionar todos
12V -----D1-----7805
             |
             |
             C1
             |
             |
            GND


Nada demais...
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Mensagempor RobL » 28 Mai 2007 15:33

Caro Andre_teprom, uma simples vela não resistiva causa problemas diversos em uma injeção eletrônica, como parada do motor, trotar na marcha lenta e outros mais estranhos que não me lembro.
Uma observação que não fiz acima, mas que é de suma importância é a blindagem do circuito microcontrolado, como em um controle para injeção eletrônica.
Se for para piscar leds, sem controlar nada, essa sugestão serve. Caso contrário será falha sobre falha.
No mínimo o que se usa é um zener de 15Vcc em paralelo com a entrada do regulador. Mas como esse é muito lento vai dar problema, mas já é algo quando o alternador desligar.
Perdí um ano e meio com um trabalho em eletrônica embarcada, o problema era falta de plano de terra e filtragem insuficiente na entrada da linha de alimentação. O sistema nunca apresentou falha em laboratório, mesmo com gerador de pulsos de alta tensão, mas no veículo, foi um fracasso. O maior prejuizo.
RobL
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Mensagempor andre_luis » 28 Mai 2007 16:35

Olá Robl,

Dá uma lida no que postei acima.
Como fiz questao de destacar, esta foi a principal providencia no estágio da alimentação. Aliás, essa providencia DEVE ser adotada também para isolar a alimentacao dos reles do 5V. Zenner antes do regulador, sinceramente EU nunca vi. Para trabalhar com a carga necessária ( 3 reles + 1 regulador ), sua potencia deveria ser muito alta, na casa dos 5W ou mais, o que me parece desnecessário, já que temos um 7805 a seguir. A propósito, esse alarme continua no mercado até hoje, embora a empresa que o fabricou tenha fechado as portas. Só nao posto o circuito que o Miguel pediu, porque foi escrito em Tango-DOS e está arquivado em algum CD perdido, difícil de procurar.

Sobre a blindagem que voce bem mencionou, convém lembrar que ela deve estar aterrada; Embora isso seja obvio, já encontrei equipamento desenvolvido por terceiros, com blindagem eletricamente isolada. O efeito disso foi mais desastrozo que se nao tivesse blindagem alguma.

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Mensagempor RobL » 28 Mai 2007 17:09

A função do Zener de 15V na entrada do regulador ou antes dele não é para regular, mas como um transzorb de baixa qualidade( deve-se usar transzorb mesmo ou outra técnica similar), devido aos picos elevados de tensão que são comuns num sistema com alternador e o regulador (linha 78xx Vmax em torno de 30V) )não suportaria com o passar do tempo, por stress (tende a abrir , "rachar"por campo elétrico, não queima, não carboniza, racha a estrutura cristalina interna do chip).
Coloque um scope na linha de 12 ou 24 e acelere. Aguarde o momento de desligamento da bateria pelo regulador do alternador e se assuste.
Isto está muito melhor nos autos de 2005 para frente.
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Mensagempor andre_luis » 29 Mai 2007 09:46

RobL,

Bom, se fossemos adotar as normas da ABNT de proteção elétrica e se esses equipamentos tivessem que ser homologados pelo INMETRO, certamente muitas providencias haveriam de ser tomadas e apenas essas medidas sugeridas não seriam suficientes; mas estamos falando de algo que já foi testado e está funcionando. Esse meu alarme foi usado aqui no RJ principalmente em carros velhos, além de Kombis que fazem transporte 'alternativo', que são verdadeiras carroças. Não há prova-de-fogo melhor que isso.

Mas, com relação ao Zenner, eu o utilizei apenas nas entradas de I/O do PIC.

Se o Zenner é feito da mesma substancia/processo que o Regulador, qual seria o acréscimo na segurança em se colocando um zenner antes do regulador ? Nesse caso, um varistor talvez fosse o caso, já que é feito para operar antes da eletronica. Se voce sugerisse colocar uma resistencia em série com a entrada do regulador, eu até concordaria com voce. Realmente não usei e talvez fosse mais seguro se tivesse lembrado disso.

Mas, ok, se voce disser que já usou isso e nunca deu problema, taí mais uma boa dica pra nóis.

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Mensagempor dreher » 29 Mai 2007 11:21

Eu trabalhei em uma bem diferente da automotiva, que eram equimpamentos para entretenimento. Mas devia a má qualidade da energia disponivel em shows e espetáculos ao ar livre, eram muito comuns picos de energia. Em quase todos bons equipamentos, existia um zener de 18V/1W na entre o pino de entrada do 7805 e o GND, e posso garantir, isso faz com que muitos shows aconteçam por ai.... pois na pior das hipoteses, o Zener entra em curto, basta voce abrir o equipamento, e cortar o zener fora. Mesmo que isso não seja muito aconselhável, mas imagina um espetáculo que irá acontecer às 22h, e às 21:30 ocorre um pico e queima o 7805? muito melhor queimar o zener, do mesmo jeito que o automotivo, o zener é mais uma proteção, e não custa tanto assim a mais no projeto....
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Mensagempor RobL » 29 Mai 2007 15:57

Se o Zenner é feito da mesma substancia/processo que o Regulador, qual seria o acréscimo na segurança em se colocando um zenner antes do regulador ?


O regulador é um circuito com vários componentes, correto? Há componentes na entrada dele que não suportaria 30Vcc, por exemplo transistores, pior se viesse -30Vcc. Já um zener de 15V numa linha de 12Vcc ficará inativo e atuará somente nos picos acima de 15V (em tese qualquer tensão até torrar por potência) e inclusive nos negativos mantendo, nesses casos em torno de 0,6V.
Claro, conforme foi colocado o zener não é um quebra galho, melhor que sem ele.
Temos companentes muito melhor, como um Transzorb (ou similar), muito que zener ou que varistores.
Mas como foi dito, num circuito bem simples, coloca-se ao menos um zener.

Quanto ao resistor limitando o zener, não seria necessário, pois o zener não atua até a carga máxima da bateria de 14,8Vcc e esse resistor só seria possível se o circuito à frente permitisse uma queda de tensão nele. Considera-se para o uso do zener a indutância dos cabos de entrada até o zener, visto que é somente para surto, mas a função dele é segurar essas variações rápidas para mais (tensao).

Por outro lado, a maior razão de defender todas as entradas (inclusive a linha de alimentação), de ruídos por condução, é evitar o lachtup em sistemas microcontrolado e não proteger o regulador.

Querem um bom circuito de proteção, abra um controlador para injeção eletrônica automotiva, ou sistemas embarcados onde há motores por perto.

Veja bem, funcionar, tudo funciona, mas sem falha (sem resetar) este é o centro do problema. Se não houver controle ninguém vai notar a falha. Mas quando há controle o bicho pega.
A eletrônica embarcada é o pior ambiente hoje. Devido as novas tecnologias que entraram e estão entrando nos autos, esse ambiente melhorou muito.
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Mensagempor RobL » 29 Mai 2007 16:04

Claro, conforme foi colocado o zener não é um quebra galho, melhor que sem e
le.
Errei deixando um "não" acima, tire esse "não" do caminho, ou seja : O zener é um quebra galho...
RobL
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