Ajuda PIC Carga Eletrônica

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda PIC Carga Eletrônica

Mensagempor vitor_d3 » 23 Mai 2007 20:30

Boa Noite,
trabalho com manutenção de retificadores de 10 a 100A.
Estou montando uma carga eletrônica utilizando mosfet's.
eu gostaria de implementar esse circuito utilizando pic.
ele usara um shunt de 30A 60mv, eu sei q o pic utliza tensão de 0 a 5V, eu posso aumentar essa tensão utilizando um OP.
eu queria q o circuito funcionasse da seguinte maneira.
ele teria um botão para ligar e desligar o circuito.
mais dois botões para determinar a corrente(uma subir, outro desder)
através do shunt eu ler o valor da corrente e tb quando passar de 30A o circuito manda um sinal e desliga o circuito.
e a saída pwm para os mosfet's q irá compensar a corrente através do shunt.

gostaria da ajuda de vc's, alguma rotina para mostrar o valor no display, ou pelo menos qual pic eu poderei usar para issu.

desde já agradeço a atenção de todos

Vitor Hugo[/b]
vitor_d3

Mensagempor fabim » 24 Mai 2007 07:46

bom vitor.

o circuito é relativamente simples.
Vc pode usar o 16F918 ou o 873 que se acha mais facil.

para pegar a tensão sobre o shunt vc tem N maneiras diferentes.

Especifique melhor a idéia eletrica que o pessoal daqui é muito fera, irão matar a charada em alguns posts.

Abraços

fabim
fabim
Dword

Mensagempor vitor_d3 » 25 Mai 2007 21:56

boa noite,
peço desculpas a todos por naum postar aqui alguns detalhes do projeto que quero fazer, muito trabalho aqui ta me saturando.
mas é o seguinte:
preciso ler o shunt (analógica) e quando passar de 30A (60mV ou 5V) desliga o circuito.

vai ter 10 mosfet em paralelo, totalizando em média os 30A ( da mais um pouquinho mas naum quero forçar eles)

e ja q vou usar o pic, queria fazer um circuito de compensação da corrente, ele ir ajustando um valor q eu determinar tipo, 21A, caso cair para 20,5 ele compensar ( issu naum é tão necessário so queria implementar)

um botão de ligar o circuito
outros dois um pra subir a corrente e outro pra descer.

e a saída pwm para ativar os mosfet's

será q preciso explicar mais coisas??
se for é so deixar no forum.

abraços a todos, e obrigado por tudo

Vitor Hugo
vitor_d3

Mensagempor RobL » 25 Mai 2007 22:51

Para que o sistema busque o set point automaticamente, somente com PID.
Neste caso basta entrar com o valor da corrente. Não precisa usar entrada para variar a corrente. Somente o valor que quer. Sem PID somente com ajuste manual. Aí sim terá que ter como aumentar e reduzir a corrente. Com a variação da carga não terá correção do erro.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mai 2007 08:54

Olá vitor_d3.

Controlar a corrente com um PWM, significa que sua carga resistiva receberá PULSOS de corrente, a menos que ela seja indutiva + resistiva. Neste caso a corrente poderá ter uma grande componente contínua e uma pequena componente alternada. É realmente isso que você quer?

Certa ocasião eu fiz uma carga eletrônica para descarregar controladamente um banco de baterias. A carga acertava a corrente de descarga. Acho que se a sua fonte de tensão for aproximadamente constante, você pode usar este conceito na sua aplicação:

1 - Usei um byte para acionar as chaves, na época não havia mosfet de potência e foi com transistores mesmo. Por facilidade, vou chamar de chave tá?

2 - Cada bit acionava uma chave e em cada chave havia uma resistência de fio do tipo niquel-cromo. As resistências (reais somadas às as da chave) tinham uma relação de 2. Por exemplo 0,1; 0,2; 0,4; 0,8; 1,6 (Ohms); etc. Procedendo assim, a maior parte da corrente era contínua, ficando a parte alternada apenas para as pequenas correções para compensar a variação da tensão de referência e das resistências devido ao aquecimento. Na verdade algumas resistências ficavam dentro d'água desmineralizada, para não aquecer tanto.

3 - Mais um detalhe. Havia ocasiões em que a corrente se situava junto ao limite de uma condição com a seguinte. Explico melhor. Para 30,1A o byte correspondente era 10000000 e para 30,0 o byte era 01111111. Nestas condições havia uma tendência à oscilação. Resolví isso aumentando o intervalo de atualização e acrescentando uma pequena histerese.

Na ocasião não havia ainda o PIC (o 8051 era novidade) e tive que fazer com circuitos integrados sequenciais e combinacionais.

O que vale é a idéia.

Espero ter ajudado.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 26 Mai 2007 09:46

Outra possível sugestão:
Será que uma fonte chaveada com controle de corrente não entra no páreo?
Não sei qual é a tensão de trabalho, só citou a corrente.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mai 2007 15:20

Olá RobL.

A fonte chaveada (como fonte de corrente) é uma ótima idéia.
Os fatores prós são que a eletrônica fica mais simples e elegante.
Os fatores contra são que:
É necessário saber calcular os parâmetros, tais como:

a) Valor do indutor para a frequência de chaveamento desejada.
b) Cálculo de indutores multicamadas.
c) Cálculo do "gap".
d) Disponibilidade de ferrite apropriado.
e) Conhecimento de montagem de indutores para fornecer o valor da indutância correto.
f) Medidor de indutância com o valor de VA próximo ao desejado.
g) Osciloscópio duplo traço que responda a uma frequência pelo menos 10 vezes a da comutação. Um traço para a tensão do dreno dos mosfets e outro traço para a corrente de dreno.
h) Para 30A, seria apropriada uma ponteira de corrente para a frequência de pelo menos 10 vezes a frequência de comutação. A opção seria um resistor que fornecesse uma tensão de alguns miliVolts apenas @ 30A.
i) Conhecimento de montagem em placa de circuito impresso (mesmo para protótipo de teste) com características que evitem interferências eletromagnéticas.
j) Conhecimento para calcular o "snubber", com as características que retirem os picos de sobre-tensão no dreno dos mosfets e, ao mesmo tempo, que dissipem o mínimo de potência.
k) Realimentação (corrente-tensão) que não introduza polos na região do semi-plano lateral direito do "Root Locus". Vira um oscilador descontrolado.
l) Idem para polos no semi-plano lateral esquerdo, com valores próximos ao semi-plano lateral direito. Vira um circuito com "overshoot" indesejado.

Acho que é mais fácil a opção anterior, pois a com fonte chaveada dá muito mais trabalho.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vitor_d3 » 26 Mai 2007 15:58

obrigado por todas as idéias.
Eu esqueci de informar a tensão, padrão telecomunicação 54,5v.

na realidade a corrente naum precisa variar, eu quero somente especificar a corrente EX 20A, e aplicar a tensão em cima da carga e tem q mostrar essa corrente.

Outra coisa, eu testo fontes chaveadas entende, la tem limites de correntes, tipo, Unidade Retificadora de 50A Sisten
tenho q testar se ele consegue puxar os 50A sem cair tensão, pois o circuito compensa, tem um sensor de limite de corrente.
alguns retificadores necessitam ser testados com 50% da corrente maxima, outros tem corrente minima como orteng q precisa de 6A para o teste.

se falei algo pra compreender o q preciso..

desde ja agradeço a todos
vitor_d3

Mensagempor RobL » 27 Mai 2007 09:07

Creio que um sistema pwm microcontrolado, ou um chip dedicado para fonte chaveada, nao tenha diferenca, do ponto de vista de controlar largura do pulso,todos sao PWM. Se for um sistema aberto, fica mais facil e se forem fechados os problemas sao os mesmos.
Os dois sao PWM, a diferenca eh que no microcontrolado temos que programar e no outro o chip, dedicado, estã pronto. Hã possibilidade de aplicar uma confiuguracao buck step down, nao necessariamente um tipo flyback ou outra com trafo. Dependendo o indutor poderã ser a prõpria carga.
RobL
Dword

Voltar para PIC