Desenv. de equip. eletrônicos. O mercado é bom?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Desenv. de equip. eletrônicos. O mercado é bom?

Mensagempor lpagano » 03 Mai 2007 10:39

Galera,

Seguinte, tenho pensado em começar a desenvolver pequenos equipamentos eletrônicos para diversos fins, mas nada muito complexo.

Alguém sabe como está esse mercado hoje no Brasil e suas tendências?

Obrigado.
lpagano
Byte

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2007 12:17

Verifique e escolha alguma coisa que não esteja sendo fabricado na China (ainda), caso contrário desperdiçará seu tempo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Desenv. de equip. eletrônicos. O mercado é bom?

Mensagempor Fábio Pereira » 03 Mai 2007 12:22

lpagano escreveu:Galera,

Seguinte, tenho pensado em começar a desenvolver pequenos equipamentos eletrônicos para diversos fins, mas nada muito complexo.

Obrigado.

Olá Lpagano,

Não dá para ser menos vago ? "Equipamentos eletrônicos paa diversos fins" pode ser qualquer coisa ... E considerando que a eletrônica está presente em quase tudo nas nossas vidas é difícil falar sobre mercado e tendências.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor mastk » 03 Mai 2007 13:35

Depende, tem coisas que são fabricadas china que fica mais em conta sendo feitas aqui, sim.

O mercado de eletronica geral, tendo base vaga/por aluno na minha escola esta muito bom. No ano que entrei eram 4 vagas de estagio/emprego por aluno.

E para o futuro acho que tende a melhorar, afinal quase tudo tem alguma inteligencia hoje e cada dia que passa se quer mais, logo haverá a nescessidade de gente pra criar e/ou agregar a tecnologia para a sociedade.

enfim eu acho isso.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 03 Mai 2007 13:40

Sempre aparecerão visionários ( como a maioria de nós ) interessados em bancar o desenvolvimento de alguma coisa.

Por isso, dependendo se voce conseguir 'colar' em alguem que tenha contatos com bastante empresas, seu futuro estará garantido.

No meu caso, eu tive uma 'parceiria' com um Layoutista free-lancer, que desenhava para muitas empresas aqui do RJ. Depois que ele saiu do ramo, praticamente parei de fazer os 'por-fora'.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Paulo » 03 Mai 2007 13:45

Fábio Pereira escreveu:
lpagano escreveu:Galera,

Obrigado.

Olá Lpagano,

Não dá para ser menos vago ? "Equipamentos eletrônicos paa diversos fins" pode ser qualquer coisa ... E considerando que a eletrônica está presente em quase tudo nas nossas vidas é difícil falar sobre mercado e tendências.

Até +

Concordo com a colocação feita pelo Fábio.
Acho que vc deve verificar primeiramente qual o ramo que vc quer atuar, isso vai depender de seu conhecimento, de sua experiência e de sua perspectiva de resultados positivos, pois eu acho mais fácil vc iniciar uma atividade em um ramo que vc já conhece, já tem uma experiência do que entrar em um mundo totalmente desconhecido, mas existem casos em que vale a pena "desbravar" novos mundos para que se possa obter o sucesso, uma maior lucratividade, isso tudo vai depender de vc....

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor lpagano » 03 Mai 2007 14:12

Realmente ainda não foquei alguma coisa mais especificamente, mas até hoje poderia ser várias coisas, desde o mais simples até coisas mais complexas, desde uso para entretenimento, passando pelo segmento automotivo, e até industriais.
Esse negócio de concorrência com a China concordo plenamente. É bem difícil concorrer ($$$) com eles, se bem que muita coisa que vem de lá e é vendida aqui não tem qualidade. Mas também tem coisa boa.
Essa pergunta é porque já vejo alguns colegas dizerem que qualquer crise, por menor que seja, as indústrias eletro-eletrônicas demitem pessoal, cortam custos, e isso também poderia afetar o desempenho de uma micro-empresa.

Esse é o meu ponto de vista.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor pbernardi » 04 Mai 2007 09:51

Sempre tem a opção de tentar montar na china também. O negócio é tentar usar os chineses ao seu favor :)

Mas pra isso, você precisa de volume. Ou seja, para projetos de pouco volume, prefira algo muito específico ou que você ache inovador.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor zielpunkt » 05 Mai 2007 11:39

Ipagano, a minha humilde opinião:

Tão importante quanto saber fazer, é para quem vender. E esse "quem" é o grande problema. Não é porque sabemos fazer e adoramos comer pizza que nos tornaremos empresarios de sucesso com uma pizzaria. Pois apenas a criatividade, por mais interessante que nos pareça a nossa idéia não é, por si só, a garantia da venda de um produto. Não se iluda. Para isso deverá contar, além das suas capacidades técnicas, com meios eficientes para a venda desse produto. Pode ter absoluta certeza que existem milhares e milhares de profissionais extremamente qualificados os quais, por falta de preparo administrativo mínimo e recursos comerciais (habilidade nos contatos comerciais, administração do tempo, capacidade de identificação entre bons e maus negócios, qualidade no relacionamento com pessoas chave nas empresas - clientes/fornecedores, etc), passam a vida, literalmente, amargando a ausência ou insuficiência de retorno financeiro pelo seu trabalho. Então eu penso que, primeiramente, vc deve se situar perante o mercado com uma visão muito crítica a respeito dessas suas condições comerciais, antes de eleger esse segmento como fonte de renda exclusiva.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Voltar para Assuntos Gerais