PIC só roda colocando o dedo na trilha do cristal...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PIC só roda colocando o dedo na trilha do cristal...

Mensagempor ktulu » 28 Abr 2007 10:58

Opa, to com um problema em uma placa que eu só tive anteriormente em protoboards.
É um pic 16f876 com cristal de 12MHz, com capacitores de 22pf pro terra.

O que acontece é que eu alimento o pic e o mesmo não roda, ai quando eu encosto o dedo na trilha do cristal ele passa a funcionar, parando quando eu tiro o dedo.

Alguem sabe o que causa isso e como resolver?

Obrigado
ktulu
Nibble

Mensagempor Orcino » 28 Abr 2007 12:52

Isso é coisa de " OSMAR ", OSMAR contato, verifique as soldas do cristal dos capacitores e do PIC.

Orcino
Orcino
Bit

Mensagempor Pask » 28 Abr 2007 13:10

Algumas coisas podem estar acontecendo:

1- Tem algum mau contato (OSMAR) na placa ou no protoboard onde o seu circuito está montado. Veja as conexões próximas do cristal e dos seus capacitores. Se vc estiver usando protoboard, cuidados com os seus "furinhos", pois os contatos de aço internos ficam relaxados com o tempo e dão uns pepinos meio chatos! Se vc estiver usando uma placa, revise com cuidados as soldas nos pontos que eu falei e tente também ressoldar todos os pinos do PIC. Se isto não resolver o problema, leia abaixo.

2- Na hora de gravar o PIC, veja se você não habilitou acidentalmente o fuse LVP_ON (low voltage programing enable). Se você fez isso, desabilite esta palavra de configuração colocando para LVP_OFF (disable). O que acontece é que se você habilitar esta função sem saber o que está fazendo na placa, um certo pino do PIC ficará configurado como entrada de alta impedância (flutuante) e causará graves problemas ao funcionamento do PIC. Se isto não resolver o problema, leia abaixo.

3- Se vc já tentou o que eu falei nos ítens 1 e 2 e não resolveu, experimente trocar o cristal e os seus capacitores. Se isto não resolver, leia abaixo.

4- Por último, troque o PIC.

As opções acabam por aqui. Espero ter lhe ajudado e boa sorte.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor ky2003 » 29 Abr 2007 01:12

O meu palpite iria mais pelo lado dos capacitores. Ao colocar o dedo nas trilhas vc pode estar alterando a capacitância do circuito e permitindo a oscilação. É claro que mau contato também é um grande candidato.
ky2003
Bit

Re: PIC só roda colocando o dedo na trilha do cristal...

Mensagempor Controladores » 29 Abr 2007 16:07

Meu amigo esse problema alem da possibilidades que os colegas mencionaram acima um outro ponto importantissimo de se analisar e se o PIC ta ligado ao 0V da fonte, ja tive esse problema aqui varias vezes em prototipos e geralmente tava falatando 0v de referencia ao PIC ou aos capacitores, uma unica vez encontrei capacitores de ma qualidade.
Controladores
Byte

dedo no pic

Mensagempor silverbolt » 29 Abr 2007 18:37

tem resistor de 10 K no MCRL para o Vcc?
Ta com cara de falta de Reset.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor kubiak » 29 Abr 2007 21:09

ktulu

Estou apostando que voce esqueceu de configurar nos fuses o BROWNOUT:

#fuses BROWNOUT

Se voce não colocar BROWNOUT isso acontece mesmo....
kubiak
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 30 Abr 2007 07:52

Experimente diminuir o valor dos capacitores ou retirá-los, pode ser que a capacitância da sua placa seja muito alta.

Verifique também o aterramento geral do circuito e as linhas que conectam o terra dos capacitores e do MCU ao 0V da fonte.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor fabim » 30 Abr 2007 07:56

pra quem não sabe ou não teve saco pra ler um datasheet inteiro da micochips.

Todos os uC familia microchip, que tem porta pra oscilador, tem um resistor internamente para partir a oscilação do cirstal.
O que acontece é que alguns.... maleditos poucos mais de vez em quando eu pego um..
Na porta adondé que tem o circuito inversor de oscilação que utiliza 2 pinos, tem internamente um resistor de alta impedância para não influenciar na frequencia do cristal, mais que é o bastante para criar um desbalanceamento de tensão sobre o cristal. partindo assim o sistemas d gangorra,,,,,,, eletrica..porem esses maleditos devem ter algum mau contato o que desliga esse resistor de um dos pinos.

Bom.
Espeguimente soldar em paralelo com os pinos do cristal, um resistor de uns 1M a 2.2M.. eu costumo usar 2.2M.

Abraços fabim.
fabim
Dword

Mensagempor alex_david_lima » 04 Mai 2007 09:33

verniz na placa faz isso tambem
alex_david_lima
Bit

Mensagempor andre_luis » 04 Mai 2007 09:37

Aterrar a carcaça do cristal também é uma atitude saudável.
andre_luis
Dword

Mensagempor siljunior » 06 Mai 2007 15:49

Não custa nada alertar.
Eu uso oscilador XT, mas configurei o oscilador como RC na hora da gravação. Então quando eu encostava o dedo no oscilador o pic funcionava.
siljunior

Voltar para PIC