Placa PCI Correção de Trilhas

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Placa PCI Correção de Trilhas

Mensagempor Renato_mcl » 17 Abr 2007 17:37

Boa tarde a todos,

O assunto "placas PCI" tá bastante batido, mas de vez em quando surge alguma dificuldade.
Eu uso o método do papel fotográfico Epson e transfiro para a placa com o ferro elétrico, tenho erros e acertos.
As vezes uma placa maior que a base do ferro elétrico fica melhor que uma placa pequena.
Quando tenho alguma falha na transferência, acho difícil corrigir trilhas finas e com pouco espaçamento entre trilhas.
Já tentei corrigir com pincel para retroprojetor, pincel para escrever em cd/dvd, mas não dá bom resultado não.
O melhor é o esmalte de unha, o problema é que acaba colando uma trilha na outra porque não tenho um procedimento que funcione.
O Mor_AL aqui do fórum utiliza caneta para desenho técnico com esmalte sintético.
O procedimento do Mor_AL deve ser bom, o problema é que o esmalte solidifica na lata se ficar algum tempo sem uso.
Por acaso tinta nanquim é boa para correção?
Se alguém tiver alguma sugestão desde já agradeço.


Obrigado


Renato
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Re: Placa PCI Correção de Trilhas

Mensagempor Renie » 17 Abr 2007 22:36

Olá Renato,

Pelo que eu saiba, nanquim é lavável, não serve para ir ao banho de
corrosão!


A manha com o processo térmico vem com a prática mesmo, pratique!

Placas pequenas esquentam mais rápido que as grandes, então, diminua
o tempo de aplicação do ferro e a pressão.

Eu já desistí de retocar layout, passo o bombril e começo de novo! Todas
as canetas que usei não são confiáveis para trilhas finas.

Eu usava esmalte de unhas para fazer minhas primeiras placas ( isso já
se vão mais de 20 anos, aplicava com seringa, ficava uma porcaria mas
funcionava para trilhas grossas e espaçadas), no máximo invólucro DIP.
[]'s
Renie
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Mensagempor geraldomelo » 18 Abr 2007 05:03

Ola Renato ...

Olha , vou dar duas dicas , que pelo menos no meu caso , foi o passo para eu não perder nenhuma transferencia , e não soltar nenhuma trilha , fica profissional mesmo .. Ah , eu imprimo na laser , em papel de revista Veja/Istoé
mesmo ...
- Depois de lavar a placa com sabão e bombril , seque bem ela , e passe uma lixa 500 ou 600 , depois lave de novo sem usar o bombril , seque bem .... as ranhuras ajudarão o toner agarrar no cobre ..

- Na hora de tirar o papel , eu pego um pincel , e passo uma solução que achei aqui por acaso , que é o diabo verde para limpar forno .. só passar ele por 1 minuto , esfregando bem de leve com um pincel , ai vc bota debaixo d'agua para tirar o excesso ... Ainda vai ficar "escorreguento" , parecendo que está com sabão . Agora vc pega e pinga umas gotas de vinagre , que vc vai ver , a "gosma" sai toda , e vc vai raspando o dedo bem de leve , que sai tudo , inclusive os minusculos restos de papel que ficam no buraquinho das ilhas , sai tudo ..

abraços

Geraldo .
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Mensagempor MOR_AL » 18 Abr 2007 11:25

Olá Renato.

1 - Te enviei por email tudo o que você me pediu.

2 - Lendo atentamente aquele meu arquivo, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES corretamente, fazendo as coisas COM CALMA e TREINANDO, CERTAMENTE você chega lá. (Desculpe, mas acrescentei este ítem porque, em seu email, você me disse que não usou a soda cáustica ou outro produto que corrói o papel. Sem ele pode até dar certo, mas fica mais difícil).

3 - Hoje raramente uso qualquer tipo de caneta para corrigir algum filete. Faço como o nosso colega Renie, se o toner não ficar bom, refaço todo o procedimento.

4 - Lhe passei a dica da caneta para desenho técnico, com ponta 0,8mm sem a agulha e tinta esmalte sintético diluído, apenas como solução para sua dificuldade em obter impressão com toner. A diluição e o diâmetro da ponta corretos, você tem que testar e experimentar de acordo com as suas necessidades.

Boa Sorte.

MOR_AL
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Mensagempor Renato_mcl » 18 Abr 2007 14:31

Muito obrigado pelas dicas pessoal,

Renie, ontem a noite eu li o seu procedimento na sua página e aprendi mais alguma coisa, eu achava que deveria sempre acertar na primeira e pelas suas explicações o negócio não é bem assim.

Geraldomelo, também li ontem a noite o seu comentário em um outro post sobre o diabo verde e já comprei um frasco hoje pela manhã, este pelo menos é mais fácil para encontrar que a soda cáustica.

MOR_AL, recebi o material, muito obrigado.
Tá certo, antes de comprar a tal caneta vou treinar mais e refazer a placa quando precisar de retoque.



Abs


Renato
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Mensagempor Renato_mcl » 18 Abr 2007 20:06

Até que enfim deu certo, o diabo do diabo verde funciona mesmo.
No meu caso que uso papel Epson tem que deixar pelo menos 2 e meio minutos com esta soda.
Com o procedimento do Mor_Al usando soda cáustica com pouca água deve ser mais rápido.
E quantas placas deixei de fazer e também perdi porque não acertava tempo, temperatura e retirada do papel.

Mais uma vez obrigado a todos.


Renato
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