PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário

Mensagempor jrmanke » 16 Abr 2007 20:24

Olá Pessoal Blz..
Desculpem se este não é o local correto de postar esta duvida..

é o seguinte na empresa onde eu trabalho o pessoal do rh esta implantado um sistema " novo " de cargos, onde na minha profissão eu passaria do atual Técnico Eletronico para Aux. Técnico.
Eles falaram que todas as informações sobre a minha atividade profissional estaria em um documento denominado PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário, e que esta pratica de atualização dos cargos é uma tendencia das empresas.
Tive pesquisando na net sobre este PPP mas os resultados foram um tanto confusos.
Alguém teria algum conhecimento sobre este assunto para me explicar o qual realmente é o proposito deste PPP.

Att

Johnny
jrmanke
Byte

Mensagempor xultz » 16 Abr 2007 21:11

Provavelmente seja uma forma de dizer que você evoluiu profissionalmente, mas só ganhou um novo nome para teu cargo, e o salário continua a mesma coisa.
Conheço uma pessoa que tinha uma imobiliária, e decidiu que os vendedores não seriam mais chamados de vendedores, e deu um nome diferente ao cargo, não lembro qual. E sabe Deus por que, ele começaram a vender mais.
Isso é administração do ano 2000.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Abr 2007 21:38

Ao meu ver Auxiliar Técnico é menos específico que Técnico Eletrônico.

É preciso analisar duas coisas o serviço que executa e sua formação, se possui diploma técnico em eletrônica e exerce a atividade no serviço não vejo porque mudar, agora se possui a formação, porem não atua exatamente nesta função poderia até haver razão para a mudança.

De qualquer forma, a melhor forma de tirar esta dúvida, seguramente é entrar em contato com o sindicato a que é filiado, tbem possuo formação técnica em eletrônica, e sou registrado no CREA, porem sei que há um outro sindicato dos técnicos por ai.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Iran » 16 Abr 2007 23:31

Isso me parece muito é sacanagem, pois auxiliar técnico é um cargo inferior a técnico em eletrônica, pelo menos nas empresas que trabalhei era assim. Se tens diploma de técnico em eletrônica, és técnico em eletrônica e não auxiliar técnico.
Não sei se entendi bem o que Brasilma disse mas o CREA não é sindicato, é o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, é bom vc consultar o CREA para ver se isso que eles vão implantar na empresa é legal.

Outras empresas fazem o inverso, dão o nome pomposo de CONSULTOR para os vendedores.

Não faz muito tempo, uma pessoa de mais de 60 anos era chamado de velho, depois mudou para terceira idade, agora é melhor idade, acho que brevemente vão chamar de Bebe.

Essas idéias "artísticas" só pode vir de cabeças de vento que não tendo o que fazer inventam qq coisa pra fazer tentando justificar o salário.

Tudo isso parece com a campanha publicitária recente do BB. Banco do Ricardo, Banco do Iran,..., como se eu ou qualquer outro ficasse iludido pensando que o banco é meu. Eu preferia que chamassem Banco Do Mané e melhorassem o atendimento.

Te prepara e quando tu tiver saindo dessa empresa diz pro pessoal do rh. Eu vou encher um prato de m**** chamar de qualhada e dou pra vcs comerem.

Desculpem a ira é pq fico indignado com essas besteiras.
Iran
Word

Mensagempor Augusto » 17 Abr 2007 04:58

Estão te rebaixando .... o problema vai ser quando vc for procurar outro e os caras falarem que vc não é técnico e sim AUXILIAR , entendeu ???
Augusto
Bit

Mensagempor jrmanke » 17 Abr 2007 19:51

Bom pessoal..
Pelo que eu entendi do pessoal do RH a empresa esta reestruturano a politica de cargos. Sim eu sou formado e tenho diploma de Técnico Eletronico. Na verdade o nome do cargo é que vai mudar mas as minhas atividades vão continuar as mesmas. O meu receio é quando eu sair da empresa, vai constar na minha carteira profissional que eu trabalhei "tantos anos" de " Auxiliar Técnico" e o futuro empregador vai ver no mmeu curriculum que eu sou formado e vai perguntar " mas pq vc trabalho de Aux Técnico? Vc não tinha experiencia ???.
A pessoa responsave pelo RH falou que quando eu sair da empresa e isso é lei, eu receberia um formulario PPP, que neste constaria todas as minhas atividades proficionais realizadas na empresa, e era este documento que eu deveria mostrar para conprovar a minha atividade.
A questã é a seguinte, alguem conhece esse tipo de mudança?
Alguem tem alguma informação sobre esse tal de PPP??
E finalizando eu tô meio desconfiado dessa mudança, não que eu sou contra mudasças mas se tratando de uma mudança tão drastica,, sei la...

Falou

Johnny
Johnny Ricardo Manke

Blumenau - Santa Catarina
jrmanke
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 18 Abr 2007 07:51

Se não me falha a memória, quando o cara faz um curso técnico mas não faz o estágio, ele recebe apenas o diploma de auxiliar técnico.

Só após fazer o estágio é que o aluno recebe o diploma de técnico.

Bom, acho que até um tempo atrás as coisas eram assim, mas não sei se ainda são.

De qualquer forma, o cargo de auxiliar técnico é obviamente inferior ao cargo de técnico.

Se você tiver um diploma de técnico a empresa não poderia te rebaixar de cargo, especialmente porque você já exercia o cargo de técnico na mesma.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor edison » 22 Abr 2007 21:34

Eu sempre tive registro de Eletricista na carteira,seja como meio-oficial,elet. nivel 1,nivel 2 3.4 etc. elet. especializado e tal.
Na ultima em que trbalhei fui registrado como ELETRÔNICO 1!! questionei o fato na hora do contrato e nada. Posteriormente descobri que estando "fichado" como eletrônico era mais dificil para reeinvindicar adicional de periculosidade já que eletricista de manutenção tem esse direito.
De certa forma até ajuda pois a eletrônica está "invadindo" minha área...rsrs!
A melhor maneira de de saber se isso é legal é consultando um orgão de classe.
Coisas da REENGENHARIA!!!
Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Silvio51 » 22 Abr 2007 23:22

Eu também trabalho, como alguns, em manutenção industrial. Nós éramos "fichados" como TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO e agora, como a empresa está adotando o mesmo princípio da empresa do colega do início do tópico, passamos a ser "fichados" como TÉCNICOS ELETRO ELETRÔNICOS. Eu não sei se os colegas concordam, mas acho que isso é por conta da NR 10 (Norma Regulamentadora n° 10). Ela descreve alguns tipos de profissionais:
- Profissional Qualificado
- Profissional Habilitado
- Profissional Autorizado
Nos tipos acima, o habilitado é aquele que possui curso técnico e registro no CREA. O qualificado possui apenas cursos na área de eletricidade. Desta forma, a empresa do cara acima está partindo do ponto que ele tem cursos ( não o técnico) e não tem registro no CREA e , por isso, "ficha-o" como AUXILIAR TÉCNICO (Profissional Qualificado). Eu acho que é isso...
Silvio51
Byte

Mensagempor jrmanke » 24 Abr 2007 20:55

Ola silvio
Creio que não seja esse o intuito da empresa, pq tenho colegas de trabalho que atualmente são registrados como técnico eletronico e seram registrados como auxiliar de produção, e vão continuar fazendo o mesmo trabalho.
Ja pesquisei na interne sobre esse documento PPP, mas como não tenho muito conhecimento do ramonão entendi muita coisa. Apenas que esse documento não tem nada haver com o Ministerio do Trabalho mas sim com o INSS.

Att
Johnny Ricardo Manke

Blumenau - Santa Catarina
jrmanke
Byte

Voltar para Assuntos Gerais