por phophollety » 13 Abr 2007 00:31
É uma questão de eletrólitos, a pilha como toda funciona com um ácido ou uma base (as atuais com bases muito fortes, por exemplo as alcalinas com PH acima de 10)...
A corrente, o que determina a corrente da célula é a área dos eletrodos, quanto maior a área, mais corrente..
Tensão a diferença de potencial é diretamente responsabilidade o eletrólito, por isso que toda a 1.2 (Ni-Cd ou Ni-Mh) tem 1,2 pois é uma característica do eletrólito, principalmente do Níquel, pois cada metal tem uma facilidade diferente de ceder eletróns.. e isso influencia na bateria...
O manganes por exemplo, utilizado em Alcalinas e nas normais de Zinco Carvão tem esse potencial em 1,5V.
O chumbo em baterias de ácido sulfúrico 30% tem tensão de 2,0V.
O Lítio, como e um metal da família 1A, alcalinos, tem uma reativida muito alta (por isso que baterias de litio explodem, pois família 1A + H2O explode, assim como Na, K, Rb etc...) e por isso 3.0V nas alcalinas e 3.6 e 3.7 na Li-Ion e Li-Poly
Ficou claro?
Abraços
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.