micro-turbina hidráulica ?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor xultz » 28 Mar 2007 17:42

Tem horas que me sinto um estúpido. Meus sogros são agricultores, numa cidade que fica a 100km de Curitiba.
Meu sogro pegou tonéis grandes de fertilizante, e ligou cada um num cano de calha, colocou um ladrão na parte de cima, eles têm 4 desses tonéis. Com essa água, eles regam a horta, lavam as calçadas, os carros, e o que mais precisar. Sempre tem água nos tonéis, com exceção do final do ano passado que teve uma estiagem lazarenta no Paraná.
Tecnologia aplicada? Quase nenhuma. Benefício? Enorme. Daí eu penso, quanto custa um tonel usado? Quanta gente tem calha no telhado, e um espacinho para colocar um tonel deste? A quantidade de água gasta com essas coisas, como lavar carros e calçadas é enorme, e quando chove a água vai simplesmente embora...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ernande_filho » 28 Mar 2007 19:39

Já que a conversa é sobre água, aqui em casa um dia desses, qdo abri a torneira pra encher as caixas, veio só ar, mas a pressão foi tanta que danificou o registro. Era tanta pressão que acho que dava pra encher o pneu de uma bike.

Voltando pro assunto: economia de água, aqui em casa, eu tenho um ar condicionado tipo Split de 12000BTUs (aqueles com o compressor fora do quarto) e ele me rende +/- 8l de água por noite. Toda noite uso essa água em algumas plantas. Somando tudo, no final do mês tenho 8*30=240L de água pras plantas. além da economia de energia que é muito grande. Na casa de um amigo meu ele trocou um Ar de 7500 por 2 split de 6000 e diminuiu a conta de energia consideravelmente.
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor andre_luis » 29 Mar 2007 09:46

Esse assunto relacionado ao aproveitamento de recursos/energia considero muito importante, e há uma série de pesquizas relacionadas a isso.

Uma idéia simplíssima, aplicada numa granja, foi um sistema de climatização do ar, baseado no efeito 'regulador térmico' do solo. Eles enterraram umas manilhas de cerâmica a alguns metros de profundidade, acoplando um exaustor na saida, sendo que a entrada fica fora da granja. Por mais que o ar esteja quente na entrada do tubo, na saida ele estará alguns graus mais frio que a temperatura ambiente, durante o dia, resfriando o ambiente. E durante a noite fria, isso aqueçe o ar. É muito interessante.

Ernande,
A propósito, nós pagamos pelo AR que consumimos na tubulação de agua. Existe um dispositivo é vendido poraí para reduzir essa 'falsa-leitura', mas eu acho que isso deveria ser obrigatório por força de lei ou de regulamentação.

Xultz,
Agora caiu a ficha. Quando a empresa me mandou para a sede, na suíssa, eu vi várias casas lá com a lage coberta de cascalho. Nao ntendi nada, achei que fosse alguma protecao contra neve ou o escabáu, mas isso tem cara de realmente ser um sistema de filtragem primário para agua coletada da chuva.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor ernande_filho » 29 Mar 2007 10:48

andre_teprom, eu comprei esse dispositivo (que nem lembro o nome), mas quando testei me decepcionei. Não adiantou de nada no meu caso. Ele fecha a "janela" e passa o ar com tudo...

A melhor maneira que tem por aqui é abrir e fechar o registro na mão. Além de muito ar, quem pega a primeira água, se arrebenta todo, pq vem muito suja. Aí, meu caro, prefiro deixar como está.
Ernande Filho

ernande_filho
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 29 Mar 2007 11:12

voce esta certo, entretanto, como todo filtro, ele vai saturar uma hora e imagine o trabalho para arrumar este filtro numa casa de 2 ou mais andares.

Eu penso em coletar a agua do telhado numa calha com uma especie de vaso com pedras depois areia. uma vez por ano ou a cada X meses, este filtro vai estar saturado, basta trocar o bixo. Poe uma peneira acima do vaso para segurar folhas ou outros solidos maiores. Depois o filtro propriamente dito. Nunca testei esta ideia, entretanto creio que deverá funcionar pois os lençois aquiferos tem muita terra e areia no caminho. Tudo bem que isso vai barrar a agua até que ela desca, entao nao sei, talvez por tentativa e erro até achar um tipo de filtragem que aguente uma enxurrada das bravas sem desperdicio de agua.

Uma coisa que eu queria saber é como calcular por metro quadrado a quantidade de água gerada numa chuva de x mm/h ou Y mm/min. Consegui no DAEE a média de chuvas da minha região. Entao sei a média de precipitação por mes e ano, e depois faço uns calculos de quanto coletarei de agua numa chuva qualquer. Apesar da minha casa nao ter este tipo de servico, recolho agua da chuva nuns baldes. Que se enchem rapido. a sujeira da chuva é mais forte no incio, principalmente quando ficamos um bom tempo sem chuvas. Quero calcular quanto devo reservar para reter esta agua da chuva durante os meses para ver quanto vou dispor para uso.

a consulta para minha regiao deu os seguintes valores.

Media dos ultimos 3 anos: 32,45 mm
Media dos valores minimos mensais: 5,425 mm
Media de valores Maximos Mensais: 89,575 mm
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor gordomlm » 29 Mar 2007 15:34

Assistindo a reportagens sobre sisternas no nordeste do Brasil, notei que é colocado um cano de esgoto de 3 ou 4 pol. na lateral da sisterna e a àgua recolida primeiro enche este cano e depois transbosda o execesso no interior da sisterna.
Na base deste cano existe uma tampa, que deve ser aberta após um certo periodo de chuva.

A àgua inicial, que contem a maioria das impuresas, é armazenada neste cano e parte limpa é desviada para a sisterna.
Depois de um tempo é só escoar o cano e esperar a próxima chuva.

Abraços

Maury
gordomlm
Bit

Mensagempor ernande_filho » 29 Mar 2007 16:44

Wagner de Queiroz, como a água é imprópria para consumo, servindo apenas pra plantas, lavar carro, banheiro, etc, não é preciso dar muita atenção a filtragem; acho que só uma peneira resolve o problema das impurezas maiores. As pequenas (poeiras), acredito que esse sistema que gordomlm falou ajuda, mas tenho umas dúvidas sobre ele.

gordomlm, qual é a altura desse cano? é usado um T ou um Y para juntar a calha, sisterna e filtro? Se colocar um T, dependendo da velocidade, a água suja pode passar direto pra sisterna.

Se calcularmos um cano de 4 pol (+/- 10cm) e com altura de 2m dá um volume aprox de 20L. (vol=pi*raio^2*altura)

Será que o volume inical de impurezas vai ser só isso (+/- 20L)?

Toda vez que passar um tempo sem chover, tem que esvaziar esse cano, pq se passar uns 3 dias sem chover, a água nao vai evaporar toda e com a nova chuva, vai entrar a sujeira toda direto para a sisterna.
Ernande Filho

ernande_filho
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 29 Mar 2007 17:41

é uma ideia bacana o "T" pois a sujeira cai por decantação. de toda forma sujeira na tubulacao é ruim. Pois ela vai se depositando por ai e sujando, embora eu tenha encontrado terra no reservatorio do vaso sanitario.

De toda forma a ideia de filtrar as impurezas na boca da calha é mais por segurança. Nao gosto muito da ideia de ficar lavando caixa de agua.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor ivan » 29 Mar 2007 19:36

Projeto + complexo:
http://www.igb.fraunhofer.de/www/GF/Umw ... pt.pt.html

Aproveitamento da agua de chuva pura e simples:
http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jor ... achuva.htm

Casa 100% autonôma na utilização de agua.
http://www.casaautonoma.com.br/
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor KrafT » 30 Mar 2007 08:11

andre_teprom escreveu:...Quando a empresa me mandou para a sede, na suíssa ...

Executing: "C:\Arquivos de programas\PICC\Ccsc.exe" "Acd12c508.c" +FB +DF +LN +T -A +M +Z +Y=9 +EA
*** Error 12 "C:\Projetos\Acd12c508.c" Line 30(1,7): Undefined identifier suissa
1 Errors, 0 Warnings.
Halting build on first failure as requested.
BUILD FAILED: Fri Mar 30 08:10:07 2007
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 30 Mar 2007 09:18

A jente acaba ficando ingnorante com o tempo...
andre_luis
Dword

Mensagempor ivan » 30 Mar 2007 11:08

é
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor gordomlm » 30 Mar 2007 11:41

Não localizei nada escrito sobre o que observei.

Mas num manual de construção, fala da instalação de uma peneira para reter folhas e sedimentos maiores, alem da necessidade de se clorar a água armazenada.

Presumo que o morador da casa deva ser orientado a que após 10 minutos de chuva, abra a parte de baixo do cano por alguns minutos de forma a que a primeira água da chuva escoe.

Assim as impurezas do telhado e a limpeza que a chuva realiza no ar não contamine a água posteriormente armazenada na sisterna.

Abraços

Maury
gordomlm
Bit

Mensagempor brasilma » 02 Abr 2007 08:36

Voltando ao tema...

Creio que a idéia da turbina apesar de criativa, não tem muita eficiência.

Precisaria ser no ramal principal da rua (com essa pressão que descreveu e volume de água) para gerar alguma coisa aproveitável.

Para residência o mais viável é um painel solar
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 02 Abr 2007 08:41

Recentemente fiz um controlador de uma bomba de pistao com duas celulas solares, sem bateria e fiquei assustado com a eficiencia das celulas solares, 17% e tambem com a densidade de energia que o sol lança sobre a terra.

Edson
EDSONCAN
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos