Estou abrindo este tópico afim de tentarmos sanar as dúvidas do pessoal que nunca comprou no exterior... Dúvidas como tipos de frete, impostos... e afins...
Por favor, quem já teve experiências com compras, relatem aqui!
Se possível gostaria que os moderadores deixassem esse tópico com fixo.
================================================
COMPRAS NO eBay
Comprar pelo eBay é meio complicado pois envolve alguns riscos, mas ele s podem diminuir se conversar bastante com o vendedor.
A primeira precaução é verificar se o vendedor pode declarar um valor menor que US$50,00 e escrever o remetente como pessoa física, assim você não paga o imposto. Se tiver que pagar esse imposto, acrescente 60% de II2 (o imposto de importação).
Outra coisa: Se enviar as mercadorias via carrier (Fedex, UPS, DHL) não tem como escapar da alfândega. Você é obrigado a pagar o imposto (II2 + ICMS) que é algo em torno de 88% (60% II2 + 18% ICMS (SP) + Taxas). Se enviar via USPS (correio americano) você corre o risco de não pagar o imposto, pois é feito o recolhimento de impostos por amostragem. Talvez de sorte e o seu pacote não é sorteado.
Se o pacote for sorteado, e estiver abaixo de US$50,00 e como pessoa física, ele é liberado.
Quando ocorre a fiscalização na caixa, quase sempre o pacote é aberto. Então cuidado com o risco de declarar abaixo. Não mande um notebook, dizendo que custa US$15,00! Acho que eles enchem os olhos com caixas grandes hehehe.
Se tiver que pagar os impostos, você vai ter q ir à agencia central do correio da sua cidade e pagar os impostos pra retirar o pacote.
A forma de pagamento que uso no eBay é o PayPal. É a mais segura, pois essa empresa intermedia a transação. O vendedor não recebe os seus dados do seu cartão de crédito, então a coisa fica segura.
Existe risco? Muito! mas dependendo do que comprar, compensa arriscar. Foi o caso do gerador de funções. No Brasil um equivalente custa R$1200,00. Paguei US$125,00. Entende?
Já não recebi muitas mercadorias, como alguns vendedores trabalham com seguro, alguns me enviaram novamente o produto, outros preferiram me reembolsar o dinheiro.
=====================================
TRANSPORTES
USPS -> United States Postal Service (Correio norte-americano) - Bom e barato, mas leva no mínimo 3 semanas pra chegar.
FEDEX -> Federal Express (Transportadora de mercadorias (Carrier)) - Excelente serviço, tem tracking number (Número de rastreamento), se tiver urgência, demora no mínimo 5 dias (porém é pelo menos 60% mais caro que o correio USPS).
DHL -> Mesmas condições da FEDEX
UPS -> United Parcel Service -> Mesmas condições da FEDEX