Ventilação pulmonar - minha contribuição

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor eletroinf » 04 Abr 2020 16:01

A quem possa interessar, gravei um vídeo mostrando os princípios da ventilação pulmonar:

"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
Avatar do usuário
eletroinf
Word
 
Mensagens: 948
Registrado em: 12 Out 2006 14:59
Localização: Santa Maria - RS

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor brasilma » 01 Mai 2020 16:43

Olá Ricardo, recebei este vídeo do projeto de ventilador da USP.

https://www.youtube.com/watch?v=p2Vxv2c ... e=youtu.be

Abraços
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor brasilma » 05 Mai 2020 07:55

" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor Rodrigo_P_A » 05 Mai 2020 20:59

Legal seu vídeo eletroinf, parabéns
---
Avatar do usuário
Rodrigo_P_A
Dword
 
Mensagens: 2237
Registrado em: 12 Out 2006 18:27
Localização: Osasco - S.P - Brasil

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor fabim » 06 Mai 2020 12:18

Bom, infelizmente, o que poucos sabem que é a infecção pulmonar grave diminui o rendimento de obtenção de oxigênio pelo pulmão em até 70%.

Considerando que 21% do ar é algo que no mínimo nos mantêm com o SPO2 entre 90 e 98%.
Se usar um respirador mecânico sem a administração de O2 ou oxido nítrico na mistura for utilizado, os 21% de ar, é enxergado apenas 30% sendo 6%, para compensar isso, a mistura de 21% é saturada com concentração de até 70% de O2, e observado o nível de SPO2 para manter um valor mínimo de 88%. Assim a concentração da mistura é variável de paciente para paciente, e caso entre o oxido nítrico (caro pra burro), a concentração de O2 diminui mais ainda.

Nessa matemática, tem outras variáveis, mas é mais ou menos assim....

Um respirador mecânico, é utilizando quando a pessoa esta num nível de inanição tão drástico que o diafragma nem funciona para inflar e esvaziar os pulmões, numa pneumonia grave, por exemplo, o respirador é usado para facilitar a respiração e através da mistura de O2 com o cepap umidificar, e melhorar o rendimento do sistema respiratório....

Esses milhares de respiradores que estão inventando, criando e fazendo sei lá mais o que, são completamente inúteis para uma infecção pulmonar aguda, causada pelo corona.... ou um H1N1 da vida!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor brasilma » 06 Mai 2020 14:48

O vídeo do colega e do sistema da USP tratam-se de sistemas completos de suporte respiratório, que prevem vários graus de auxílio respiratório, tanto na ação como na proporção de ar + O2.

Existem sim outros sistemas mais simples também - simplesmente um fole - e também tem seu mérito, lembrando que em atendimentos locais e unidades móveis muitas vezes são esses os utilizados.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Re: Ventilação pulmonar - minha contribuição

Mensagempor sync » 07 Mai 2020 02:01

a pandemia produziu várias propostas de ventiladores: da Tesla, Princeton, MIT, USP (revisão do projeto do MIT), etc. Alguns deles (MIT e USP, p.ex.) são baseados no ressuscitador manual Ambu acionado mecanicamente. Outros projetos como o Covidien PB560 são instrumentos comerciais completos postos em open hardware e opensource para ajudar no combate à pandemia. Normalmente esses instrumentos comerciais possuem 4 modos de operação, e não necessáriamente o paciente tem o diafragma paralisado por sedação ou por traumatismo, vejam o manual do Covidien 560

http://www.amg.com.tr/uploads/files/PB5 ... 883B00.pdf
sync
Byte
 
Mensagens: 195
Registrado em: 04 Mai 2020 16:11


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x