Reparo ar condicionado inverter

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Reparo ar condicionado inverter

Mensagempor KrafT » 29 Abr 2020 09:04

Buenas!

Uma das minhas ocupações na quarentena foi tentar consertar a placa do módulo externo de split Samsung. Esse ar simplesmente não acionava mais a unidade externa.

Olhei alguns vídeos no Youtube, e 99% das pessoas só falam m3%d@, fingem consertos fictícios para se auto promover e vender cursos e serviços. Então, pescando um pouco de informação disponível na net, chequei que o código de erro era falha de tensão no link DC.

Mas o comando do microcontrolador que aciona um relé (via ULN2003) que liga o link DC, não era gerado, embora todo o hardware estivesse funcionando (ULN + relé). Como a comunicação também estava (aparentemente) ok, eu fechei o relé com um jumper, alimentando o link-dc. Aí os LEDS passaram a indicar "sistema normal" mas nenhum motor ligou.

Conclusão 1: Deve haver algum bloqueio no firmware que a Samsung coloca, meio como que a famosa "obsolescência programada", já o mesmo faria 5 anos em setembro.

Conclusão 2: Vou jogar esse conjunto fora e comprei um ar da Mideia. Me arrependi, mas vou comentar isso em 'Boca no Trombone".
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Reparo ar condicionado inverter

Mensagempor brasilma » 29 Abr 2020 09:32

O pessoal da manutenção aqui (que cuida de todos os aparelhos de ar da Universidade) falaram que os aparelhos inverter em geral dão mais problema que os convencionais.

Na opinião deles, a economia proporcionada x manutenção, não vale a pena!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Reparo ar condicionado inverter

Mensagempor KrafT » 29 Abr 2020 09:53

Sim, a placa nova custa 1/3 de um conjunto completo novo. Mas no caso, eu compro inverter pelo (suposto) conforto. Na empresa, na minha sala tem um split Consul convencional, no qual 23° C é muito frio e 24° C é muito quente e eu culpo essa sensação ao fato se não ser inverter.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Voltar para Assuntos Gerais