Buenas!
Uma das minhas ocupações na quarentena foi tentar consertar a placa do módulo externo de split Samsung. Esse ar simplesmente não acionava mais a unidade externa.
Olhei alguns vídeos no Youtube, e 99% das pessoas só falam m3%d@, fingem consertos fictícios para se auto promover e vender cursos e serviços. Então, pescando um pouco de informação disponível na net, chequei que o código de erro era falha de tensão no link DC.
Mas o comando do microcontrolador que aciona um relé (via ULN2003) que liga o link DC, não era gerado, embora todo o hardware estivesse funcionando (ULN + relé). Como a comunicação também estava (aparentemente) ok, eu fechei o relé com um jumper, alimentando o link-dc. Aí os LEDS passaram a indicar "sistema normal" mas nenhum motor ligou.
Conclusão 1: Deve haver algum bloqueio no firmware que a Samsung coloca, meio como que a famosa "obsolescência programada", já o mesmo faria 5 anos em setembro.
Conclusão 2: Vou jogar esse conjunto fora e comprei um ar da Mideia. Me arrependi, mas vou comentar isso em 'Boca no Trombone".