Layout PCI com Impressão mais Forte

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Layout PCI com Impressão mais Forte

Mensagempor MOR_AL » 19 Abr 2020 11:16

Pessoal!
Costumava a fazer minhas placas artesanais de circuito impresso (PCI) sem problemas.
Fazia tanto pelo método da Transferência Térmica do toner, como da impressão de filme na placa.
Tenho uma impressora laser, que depositava o toner em quantidade suficiente no filme.
Com o toner original a impressão era perfeita, sem trechos com toner claros. Principalmente em regiões com grandes áreas de toner, como ocorre em PCIs.
Com o fim do toner no cartucho, comprei um cartucho compatível, que não possuía a qualidade do original, porém ainda assim era muito bom para fazer PCI.
Com o passar do tempo, a impressão foi depositando menos toner, sendo necessário usar o enegrecedor de impressão.
Agora nem o enegrecedor consegue escurecer as tais áreas um pouco maiores.

O cartucho novo custa cerca de R$350,00, ou R$ 0,35 por folha comum impressa (texto) e a impressora nova R$ 450,00. Muito caros para PCIs.
O cartucho compatível custa cerca de R$ 50,00, mas seu tempo de utilização útil para PCI é limitado. Para texto não observo falhas, ainda ficando a impressão perfeita.

No momento cheguei a um impasse. Tenho que imprimir e testar com diversas variáveis, até poder chegar ao depósito correto de toner, ou filme na placa.

Não pretendo contactar nenhuma empresa que faz PCI, pois meus layouts são exclusivamente para hobby e costumo fazer apenas uma PCI. Então o preço de uma placa, o custo dos correios ou o prazo de entrega, tornam inviável esta opção.

Até o momento a opção mais em conta é a de comprar um cartucho compatível por R$ 50,00 mais o custo do transporte (estou em quarentena dentro de casa).
Pergunto se algum de vocês tem sugestões para eu resolver este problema?

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Layout PCI com Impressão mais Forte

Mensagempor ÁgioFelipe » 19 Abr 2020 17:37

Fazer ou comprar uma CNC!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Abr 2020 19:18

Não funcionaria transferir duas impressões pra placa?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Abr 2020 22:11

Aquino escreveu:Não funcionaria transferir duas impressões pra placa?

Já tentei juntar duas impressões. O detalhe é que não há coincidência perfeita. Tenho filetes com 0,3mm de largura em locais afastados com 6cm. Também (penso) seria necessário dobrar o tempo de exposição, já que dobrei a espessura do layout. Então a parte com toner seria exposta duas vezes, recaindo no problema inicial.
ÁgioFelipe escreveu:Fazer ou comprar uma CNC!

Seria uma opção, mas precisaria de 0,3mm de precisão, ou erro de menos de 0,03mm (10%).
Não sei, mas imagino que uma CNC com essa precisão ou broca fina não seria nada barato.

Pesquisei muito na net e achei um sujeito que usou um laser com 20W em uma máquina. Até anotei o nome da máquina, mas o custo fica prá lá de US$1k.

Até o momento, a opção mais em conta seria comprar um cartucho de toner compatível, como já fiz e usar apenas para impressão de PCB.
Li que depois de poucos milhares de impressões, deve-se trocar o cilindro de alumínio e uma tira que determina a espessura do depósito de toner no tal cilindro.
Outro detalhe, que descobri na prática, é que tenho que evitar usar áreas maiores com toner. O que traduz-se em ter que deixar o máximo de cobre possível na placa (para filme na PCB usa-se o negativo).
Já alterei o layout para tal. Pretendo testar amanhã se vai funcionar.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor chipselect » 20 Abr 2020 08:58

bom dia, antigamente (como hobbista), utilizei muito impressora laser com toner paralelo, mas gastava muito tempo retocando a placa com uma caneta de retroprojetor ou marcador permanente e lupa com iluminação. Para retocar trilhas de 0,3mm eu "apontava" a ponta da caneta com um estilete... talvez isso te ajude, pelo menos até achar uma solução melhor.
chipselect
Word

Mensagempor MOR_AL » 20 Abr 2020 09:57

chipselect escreveu:bom dia, antigamente (como hobbista), utilizei muito impressora laser com toner paralelo, mas gastava muito tempo retocando a placa com uma caneta de retroprojetor ou marcador permanente e lupa com iluminação. Para retocar trilhas de 0,3mm eu "apontava" a ponta da caneta com um estilete... talvez isso te ajude, pelo menos até achar uma solução melhor.

Alterei o layout colocando menos áreas com toner, ou mais cobre na placa. Isso reduz regiões com falhas de toner.
A técnica que você menciona, pode ser feita em duas etapas:
1 - No layout sobre a falha do toner.
2 - Na placa sobre a falha da resina.

Vou usar o enegrecedor, como já tenho feito e não retocar filetes tão finos na etapa 1. Caso necessário, retocarei na etapa 2, já que esta permite raspar a tinta, quando ela ultrapassa o desejado.
Valeu pela dica.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RAWeigel » 20 Abr 2020 10:19

Olá MOR_AL,

Já tentou, utilizando o seu toner "fraco", o processo utilizando acetona ao invés da transferência térmica?
Nas (poucas) placas que tenho feito, a transferência do toner para a placa, por este processo é muito superior ao da transferência térmica.

47531600-26ba-48b1-b526-54eb2043a750.jpg

Na internet tem vários formas ensinando como fazer, como por exemplo, este:
https://www.youtube.com/watch?v=XJuHa_EQOOA
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Abr 2020 13:44

RAWeigel escreveu:Olá MOR_AL,

Já tentou, utilizando o seu toner "fraco", o processo utilizando acetona ao invés da transferência térmica?
...

Eu deixei de usar a transferência térmica porque o toner começou a ficar fraco. Eu tinha otimizado a transferência do toner. Transferia tudo. O papel era retirado com água e esfregando com o dedo.
Passei a usar emulsão na placa, sensibilizada com lâmpada do tipo luz negra. Consegui tanto mais precisão, como perfeição.

No momento reduzi a quantidade de áreas com toner no layout. A prática mostrou que a impressora depositando menos toner no layout, a densidade de depósito de toner aumenta.

Vou ter que comprar um cartucho compatível e deixar ele somente para PCB. Esse é o melhor compromisso, custo, rapidez de confecção e qualidade. Este último durou alguns anos até que o toner acabou. Comprei toner (1kg), que estava funcionando, mas agora só tem boa impressão com texto.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Abr 2020 18:16

Comprei o cartucho compatível da impressora e a tinta fotossensível, que também ficou velha. A tinta não seca mais totalmente como antes, ficando o layout colado e levantando a tinta ao tentar remover.
Agora é esperar e tentar novamente.
Quando testar eu posto os resultados.
Grato a todos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 22 Abr 2020 08:08

RAWeigel escreveu:Olá MOR_AL,

Nas (poucas) placas que tenho feito, a transferência do toner para a placa, por este processo é muito superior ao da transferência térmica.

47531600-26ba-48b1-b526-54eb2043a750.jpg

Na internet tem vários formas ensinando como fazer, como por exemplo, este:

Muito bom esse método da acetona, não conhecia. Parece ser melhor que o velho método do ferro de passar roupas.
mrgadotti
Byte

Mensagempor RAWeigel » 22 Abr 2020 08:17

mrgadotti escreveu:Muito bom esse método da acetona, não conhecia. Parece ser melhor que o velho método do ferro de passar roupas.

Na minha modesta opinião, é tão prático e com resultados bem satisfatórios, que desisti até de um dia montar um fresadora CNC para fazer placas de protótipos.
Esta placa da foto, deste a impressão, recorte, furação e aplicação do verniz, deve ter demorado uns 30 minutos para ficar pronta.

Recomendo a todos pelo menos testar a transferência se tiver acetona e uma laser em casa.
Talvez a única dificuldade será achar hoje em dia, acetona de verdade.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor ivan braga » 23 Abr 2020 01:47

Estava procurando um jeito de usar minha placa beagleboneblack "BBB" na cnc que estou terminando.
Ai me deparei com o git deste camarada, que tem feito um trabalho fenomenal chamado beagleG, Estou pensando fortemente em implementar uma GUI para o código.
Assim que eu finalizar o projeto que estou fazendo, certamente tentarei a ideia abaixo.

Pesquisei muito na net e achei um sujeito que usou um laser com 20W em uma máquina. Até anotei o nome da máquina, mas o custo fica prá lá de US$1k.

MOR_AL, o cidadão gastou aproximadamente $100trumps.

Video da engenhoca.

https://www.youtube.com/watch?v=G9-JK2N ... e=youtu.be

Pagina do projeto.

https://github.com/hzeller/ldgraphy

Ivan
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Mensagempor mrgadotti » 23 Abr 2020 08:49

ivan braga escreveu:Estava procurando um jeito de usar minha placa beagleboneblack "BBB" na cnc que estou terminando.
Ai me deparei com o git deste camarada, que tem feito um trabalho fenomenal chamado beagleG, Estou pensando fortemente em implementar uma GUI para o código.
Assim que eu finalizar o projeto que estou fazendo, certamente tentarei a ideia abaixo.

Video da engenhoca.

https://www.youtube.com/watch?v=G9-JK2N ... e=youtu.be

Pagina do projeto.

https://github.com/hzeller/ldgraphy

Ivan

Muito boa a ideia do cara de gravar o Dry Film usando Laser, sempre dá um trabalho com a lâmpada UV.
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Abr 2020 09:44

ivan braga escreveu:.....

.......
Ivan

Ivan.
Observe que o método usado não é perfeito. Pelo menos ao custo de US$ 100.00
Observe os círculos concêntricos (t = 2m 01s). As linhas não são suaves.
O que eu vi, o laser era de 20W e retirava o cobre e não o filme.
Mas em ambos, o resultado deixava a desejar. O de 20W, eu acho, que seja devido a dois fatores; O foco do laser e o software "linha por linha". Este último é perfeito em impressoras comerciais.
Vi outro vídeo de uma empresa, que ela fazia a retirada do cobre via broca ultra fina. Os filetes saiam perfeitos. O método de varredura era diferente.
A broca seguia a trilha e não usava o método "linha por linha". Mesmo assim, acredito que seja necessária uma placa de boa qualidade, bem plana, pois qualquer empeno, por mínimo que seja, ou quebra a broca, ou ela não atinge a placa nesses locais.
Ops. No vídeo o programa monitora a distância até a placa, perfazendo uma matriz. Então o aplicativo conhece o quanto pode descer a agulha em cada região.
https://www.youtube.com/watch?v=cCm-UL-dCEc&t=365s

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor ivan braga » 24 Abr 2020 01:21

MOR_AL escreveu:
Observe que o método usado não é perfeito. Pelo menos ao custo de US$ 100.00

Concordo, inclusive na pagina do github que citei tem este link rough design outline onde ele descreve algumas técnicas que abordam este prolema.

MOR_AL escreveu:
O que eu vi, o laser era de 20W e retirava o cobre e não o filme.

MOR_AL, o método usado pelo hzeller funciona de forma semelhante a “Impressão mais Forte” como citado por você no tópico inicial.

E como você não informou um link para a descrição desta maquina de 20W, se quer, posso comparar.

Mais um detalhe é comum, e nem sempre alcançado, a arqui-inimiga precisão.

Um pouco de historia.

Venho namorando o mundo cnc a mais de uma década, porem minhas necessidades neste mundo cnc estão mais ligadas a protótipos. Não só em PCIs, mais em formas mais gerais.
Como impressão 3d, scanner também 3d, e assim vai. No final tudo é X Y Z.

Logo vem a guerra precisão x resolução. Como ter o máximo dos dois mundos?
Mecânica x eletrônica, quem tem mais poder de fogo?
De maneira bem genérica, o poder esta sempre no bolso.

Podendo gastar com a precisão mecânica, é sempre melhor que com a eletrônica, neste contexto!
Porque? Por que, serão menos variáveis. “ Hummm!!!”, e o desgaste não é uma variável? Evidente, e seria um golpe na longevidade e eficiência da maquina.

Desculpem-me pelo monologo, mais não consigo esquecer quando dois engenheiros recém formados que conheci brigavam sobre seus pontos de vistas, claro que em um problema parecido com o que citei o paragrafo acima.

Espero até o inicio do próximo mês estar operando a montagem da ‘his’’es’toria.

MOR_AL, para constar os vídeos abaixo, mostram a guerra acima citada, sendo em ambos os vídeos, o mesmo fabricante.

pcb making, pcb prototyping - STEP by STEP - 0.4mm PITCH - cnc prototyping machine WEGSTR

Contra

Double layer PCB prototyping 0.1 mm traces/spaces

Já ia me esquecendo, com uma cnc com boa mecânica, e com grbl com uma boa GUI, é só usar o probe.
MOR_AL escreveu:
Ops. No vídeo o programa monitora a distância até a placa, perfazendo uma matriz. Então o aplicativo conhece o quanto pode descer a agulha em cada região.

Probe

Depois eu volto.

Ivan
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais