Pilha/Bateria pra Survey Master Victoreen

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Pilha/Bateria pra Survey Master Victoreen

Mensagempor pamv » 01 Out 2019 18:24

Mor Al

O link foi removido.
Editado pela última vez por pamv em 02 Out 2019 13:58, em um total de 1 vez.
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 01 Out 2019 22:41

Feito.
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 02 Out 2019 15:19

Mor Al

Eu desejo restaurar experimentos de graduação que foram desativados. Um deles faz estatística de um contador geiger-muler usando como padrão o KCl, o outro usa um cintilador para medir o espectro gama, o outro separa os produtos de decaimento do urânio (tório e protactínio) e usa o geiger para acompanhar o processo. Tem um quarto experimento que fazia ativação de iodo por neutrons mas não tenho mais acesso a uma fonte de neutrons no lab e teria que ir ao IPEN só para isso e terá que ser substituído por outro. O G-M e o cintilador são os dois instrumentos usados.
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 02 Out 2019 17:33

Você está mais alinhado com o experimento físico do equipamento.
Eu com a eletrônica.
Dei uma rápida olhada no livro, mais precisamente no item 4.3.1; figura 4.6. Confesso que não entendi. Me atrevo a mencionar que cheguei mesmo a discordar. O circuito é de um INTEGRADOR, mas na figura entra uma forma de onda DEGRAU POSITIVO e sai um DIFERENCIADOR POSITIVO, quando deveria sair um INTEGRADOR NEGATIVO, ou seja, não deveria ter as duas retas no sinal de saída antes da curva e o nível de referência deveria ser o do início da curva.
Mas, claro, como dei uma olhada rápida, posso ter me enganado com a falta de leituras anteriores ao texto do item 4.3.1.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 02 Out 2019 20:53

Parece-me que a figura 4.7 está mais de acordo com o que o texto descreve do que a forma mostrada na 4.6, mas eu li rapidamente, também
pamv
Word

Mensagempor pamv » 24 Out 2019 17:03

Moral
Hoje finalmente consegui tempo pra juntar os pedaços e fazer um geiger muller simples usando uma sugestão do livro Elementary Practic Radio Chemistry do Ladd e Lee semelhante à figura abaixo. Usei um tubo GM soviético SBM 20 e uma fonte EMCO F04 (https://www.datasheets360.com/pdf/8134130120008693699) DC/DC que havia retirado de uma sucata de espectrômetro de massa que achei numa caçamba. No lugar do fone de ouvido usei um buzzer pieozelétrico que removi de um fax jogado na mesma caçamba. Apesar da fonte f04 do datasheet operar entre 0-12V com saída de 0-400V as duas peças que eu tenho estão dando 486V com alimentação de 10V e tenho medo de danificar o tubo, pus uns resistores bem altos para limitar a corrente.
Testei com duas marcas diferentes de camisa de lampião a gás (https://en.wikipedia.org/wiki/Gas_mantle) , uma da marca Aladim com uns 40 anos de idade e da época que punham óxido de tório para aumentar o brilho do lampião, a outra é da Brasfort, recém fabricada na China e que supostamente não usa mais tório. Resultado: as duas tem atividade semelhante. Testei também varetas de tungstênio com 2% de óxido de tório usadas em solda TIG modelo WT20 marca Neobrasil (mas chineses), me decepcionei, a atividade deles é bem menor do que eu esperava, nem chega perto das camisas de lampião. Vou tentar arrumar uns eletrodos de outra marca.
Agora eu vou fazer uma montagem menos improvisada para tentar detectar a atividade do potássio 40 numa amostra de KBr puro
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 24 Out 2019 18:25

Quando estava tentando fazer um detector de radiação do tipo beta e gama, não queria usar o sensor GM russo. É caro, a compra demorava a chegar e pensava em usar lâmpada Neon NE3. Observando o manual da neon, lá consta que suas características não são afetadas pela radiação gama, mesmo em altos níveis. Somente a cor do bulbo de vidro é alterada em altas radiações.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 24 Out 2019 19:44

MOR_AL escreveu:Quando estava tentando fazer um detector de radiação do tipo beta e gama, não queria usar o sensor GM russo. É caro, a compra demorava a chegar e pensava em usar lâmpada Neon NE3. Observando o manual da neon, lá consta que suas características não são afetadas pela radiação gama, mesmo em altos níveis. Somente a cor do bulbo de vidro é alterada em altas radiações.
MOR_AL

Eu paguei em torno de 60 reais pelo SBM20 e em torno de 30 reais pelo SI21BG mais o frete e depois mais 15 de "resgate" em Curitiba. Agor asubiu pra 75 reais mas ainda sai bem em conta

O vendedor do SBM20 é este aqui:

https://www.ebay.com/sch/any-devices/m. ... 2749.l2654

mais pra frente eu quero comprar dele um detetor GM com janela de mica como este

https://www.ebay.com/itm/MST-17-Pancake ... SwvGlabKwu

por enquanto eu vou aperfeiçoar a montagem do sbm20.

Eu fiz uma gravação fajuta com o celular que ficou muito baixa, aí achei um software on-line que me permitiu renormalizar a amplitude usando o valor RMS e ficou audível,
Nos primeiros 9-10 segundos se ouve o zumbido do ventilador e um sabiá, depois a radiação da barra de tungstênio com 2% de óxido de tório, dos 12 segundos pro fim da para ouvir o som produzido pelas camisas de lampião.
Ficou ruim mas serve pra usar em trilha sonora de filme vagabundo da era da guerra fria :) Mas descobri agora que o forum não permite anexos mp3.
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 24 Out 2019 21:52

meu....papo de de quem deve ter mais de 60 anos, certo ? :)

4 contadores gamma.
li rapidamente como :
"4 cortadores de grama"

tenho que dormir!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 24 Out 2019 22:16

tcpipchip escreveu:meu....papo de de quem deve ter mais de 60 anos, certo ? :)

4 contadores gamma.
li rapidamente como :
"4 cortadores de grama"

tenho que dormir!

Não devia.

Como você viu em outro post meu, a CAPES está buscando capacitação visando o reator nuclear civil multipropósito que será usado para produção de radioisótopos para uso civil (industrial, médico, analítico, etc) e "jovens" como você devia estar correndo pra se atualizar sobre que tipo de instrumentos vocês podem desenvolver para toda a indústria que se desenvolverá em torno de Iperó e não são apenas detectores e medidores de radiação ionizante, neutros, etc. Existe toda uma indústria de automação e robótica associada (veja, p.ex. a produção de plutônio https://www.youtube.com/watch?v=-sh5XZo5wRE) que deveria interessar os "jovens" nem que seja para eles ensinarem os alunos.

O meu interesse é esse, o local onde trabalho já foi um centro de excelência mas declinou quando o último professor aposentou e depois morreu, eu quero montar um par de GM para uso em experimentos nucleares e um par de cintiladores para espectrometria gama.

Você pode me ajudar com o seu conhecimento?
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 25 Out 2019 08:50

Nao sou tao jovem assim :) Desculpe se ofendi!

Mas é muito interessante o assunto!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Out 2019 23:03

pamv escreveu:...eu quero montar um par de GM para uso em experimentos nucleares e um par de cintiladores para espectrometria gama.

Selecionei alguns arquivos de uma pesquisa feita quando tratava do assunto.
Segue o link
https://drive.google.com/file/d/13ie5qC ... sp=sharing

Com relação ao gerador de alta tensão para o detector GM, informo que todas as opções encontradas possuem muito baixa eficiência, consumindo a bateria rapidamente.

Me avise quando tiver baixado o arquivo, para que eu possa deletá-lo posteriormente.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais