Fonte da Lâmpada de LED

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte da Lâmpada de LED

Mensagempor pamv » 17 Mai 2019 09:00

Alguém sabe o que faz a fonte da lâmpada de LED?
Eu medi a saída duma e ligada em 110 VAC deu 100 VDC, essa está imersa em epoxy e só dá para ver um transformador e os dois fios que conectam nos LEDs. Uma outra usa um driver de LED MT7842 soldado na placa onde estão os LEDs mais dois ics sem identificação e atrás tem um transformador, uma indutância e alguns capacitores, essa tá rebentada e eu não pude conectar num soquete pra medir a tensão de saída.
pamv
Word

Re: Fonte da Lâmpada de LED

Mensagempor chipselect » 17 Mai 2019 10:37

As fontes de lâmpada led que eu trabalhei são fontes de corrente constante, não tem tensão constante...

Algumas regulagens inclusas em algumas fontes são o valor da corrente de saída e o limite de tensão máxima. Geralmente deixava o limite em 300mA a 350mA para os leds de alta potência que estava utilizando, mas era devido ao modelo do led empregado no projeto.

Você deve ter medido a tensão máxima da fonte em circuito aberto, quando não há praticamente corrente sendo drenada, daí a fonte vai aumentando a tensão para tentar chegar na corrente de saída e, quando não consegue atingir a corrente configurada, ele bate na tensão máxima por proteção.

Algumas fontes possuem mais de uma saída para alimentar stream de leds em paralelo, com controle de corrente em cada saída, a fim de evitar fuga térmica no painel de led.

Já para fita de led, as fitas que eu trabalhei utilizavam tensão constante de 12V, e tinham resistores de limite de corrente em cada led na fita. Neste caso, a fonte que utilizei era uma fonte simples de 12V regulada.
chipselect
Word

Mensagempor pamv » 17 Mai 2019 12:19

Foi assim que eu medi:

A lãmpada queimou, eu tirei o bulbo e a pluguei em 110 VAC, daí medi a diferença de potencial entre os dois fios da fonte, deu 100 VDC. Essa saída da fonte alimenta 18 LEDs em série de uma lâmpada de 9W.

As fontes chaveadas de 5, 12 e 24V que o pessoal anuncia para fita de LED e para vigilância mantém tensão constante.Eu uso para alimentar motor de passo, essas outras que você falou eu nunca devo ter usado.

Na verdade eu estava interessado em saber se daria para usar a fonte de uma lâmpada de LED para ligar um único LED num chopper óptico que opera a 110VAC para não ter que embutir uma fonte de alimentação "padrão" nele. Originalmente ele usava uma lâmpadinha de filamento.
pamv
Word

Mensagempor chipselect » 27 Mai 2019 10:44

Acho que apenas 1 led pode ficar fora da faixa de operação da fonte, pois com 18 leds em série o total daria 73,8V, supondo que a tensão do led branco usado é de 4,1V.

Pode colcar uma fonte de 5V, tipo esses carregadores de celular mesmo, com um resistor para um único led, funcionaria bem. Se for led branco comum de 4,1V e 20mA, um resistor de 47R 1/2W em série daria conta.

A lâmpada de 9W, dessas comum, geralmente queima um ou outro LED e não funciona mais, basta localizar o led queimado e fecha curto nele, teoricamente vai voltar a funcionar.
chipselect
Word

Mensagempor pamv » 27 Mai 2019 12:51

Na verdade eu estou querendo evitar a fonte de celular, chipselect.
As fontes são como as das fotos,em algumas dá para ver o driver BP2336 (http://www.bpsemi.cn/uploads/file/20161 ... 17_210.pdf) outras estão cobertas por epoxy. Somente uma que eu abri tinha queimando um componente da fonte, as outras queimam um led apenas interrompendo o circuito

2019-05-17 12.13.59-1.jpg

2019-05-17 12.14.42-1.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
pamv
Word

Mensagempor chipselect » 31 Mai 2019 08:48

Não dá pra pegar uma lâmpada que você consertou e medir a tensão em um led para confirmar se é 4,1V? Se for, com 18 leds a 4,1V e 9W totais, daria uma corrente de aprox. 120mA

O que pode tentar fazer é modificar a saída da fonte para fornecer em torno de 4V, mas a diferença é muito grande (73V para 4V), talvez o circuito da fonte não suporte isso.

Uma outra ideia é colocar resistor para dar queda de tensão, ou deixar os leds mesmo na placa da lâmpada, e levar apenas um led para o seu circuito. Também dá para baixar a tensão o quanto der, e terminar de baixar mantendo leds originais ou resistores.
chipselect
Word

Voltar para Assuntos Gerais