Homenagem póstuma à minha HP48G

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Homenagem póstuma à minha HP48G

Mensagempor mrgadotti » 16 Dez 2018 19:09

dreher escreveu:Tive uma hp, que nem lembro o modelo, que me traiu no meio da ultima prova de calculo numerico. Dizem que tinha um problema de serie com um capacitor. A raiva foi tão grande que eu larguei de mão e pedi para um ex-patrão trazer uma texas TI-89 dos EUA pra mim. Nunca fui tão feliz, consegui até um simulador de circuitos para ela. Durante as provas podia ao menos tirar a prova real se meus calculos estavam corretos.

Tive muita dor de cabeça com a HP50, de dar o solve em uma equação e basicamente travar ao ponto de tirar as pilhas para um hard reset :lol:
mrgadotti
Byte

Mensagempor ernande_filho » 11 Mar 2019 21:18

KrafT escreveu:No meu caso, só estragou o LCD como dá para ver nas fotos, mas esse item não existe a reposição. Achei no eBay várias calculadoras a venda, mas todos com o mesmo problema de LCD.

Tenho uma HP48G que foi comprada em janeiro/1999. Funciona até ano passado (quando eu aposentei e comprei uma HP Prime).
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 12 Mar 2019 15:00

Já tive calculadoras programáveis, mas todas com display LCD estragaram. Aliás parece que os instrumentos com display LCD não duram muito. O display é muito suscetível a estragar (ficar borrado de preto) com a umidade.
Depois que você termina a graduação (as provas), não vai mais precisar de uma calculadora poderosa, pois aí você usa o PC.
Hoje eu tenho uma Casio científica, mas XingLing, que custou R$ 15,00. O custo benefício é enorme. Tenho também o app de calculadora científica no smartphone "RealCalc". É muito boa também.
Já perdi osciloscópio Tektronix por causa do mostrador LCD.

Em tempo: Talvez seja útil a alguém.

Hoje meus equipamentos com LCD ficam guardados em uma geladeirinha de escritório, que não funciona mais, mas que tem vedação perfeita. Junto fica uns 300g de sílica. Comprei um pacote de 5kg. É tipo "terra para gato". Cada vez que uso o instrumento, ou abro a porta da geladeirinha, eu seco a sílica no microondas. Com isso mantenho a umidade relativa perto de 50%. Aqui do lado de fora da geladeira, a umidade fica em torno de 80%. Coloquei um Higrômetro dentro para monitorar a umidade.
Para observar cor da sílica com a mudança de umidade, misturei cloreto de cobalto, o mesmo produto dos "galinhos de Barcelos" (pesquise "galinho de barcelos cobalto").

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Set 2019 23:09

poxa! eu li isso e lembrei da minha antiga calculadora HP20S que comprei em 1988 (pense!)... fui procurar, pasmem, ela estava com pilhas e ligou de primeira, mas ela esta com essa mesma mancha preta no centro do display! o porem eh que os caracteres continuam visiveis! sera que tem como reverter isso? interessante como ela eh leve comparado com eu iphone! que tecnologia incrivel! :O

udpate: achei um video de um maluco com o mesmo problema, parece que o aluminio lah atras do LCD apodrece e tem que trocar! sera? :O

https://www.youtube.com/watch?v=lYaFlshF7Qc
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 08 Set 2019 15:39

msamsoniuk escreveu:poxa! eu li isso e lembrei da minha antiga calculadora HP20S que comprei em 1988 (pense!)... fui procurar, pasmem, ela estava com pilhas e ligou de primeira, mas ela esta com essa mesma mancha preta no centro do display! o porem eh que os caracteres continuam visiveis! sera que tem como reverter isso? interessante como ela eh leve comparado com eu iphone! que tecnologia incrivel! :O

udpate: achei um video de um maluco com o mesmo problema, parece que o aluminio lah atras do LCD apodrece e tem que trocar! sera? :O

https://www.youtube.com/watch?v=lYaFlshF7Qc

Eu já tentei diversas técnicas, depois de perder:

- Duas calculadoras científicas e programáveis Casio.
- Um osciloscópio Tektronix
- Diversos relógios com visor LCD
- Um multímetro

O osciloscópio começou com uma sutil mancha escura na tela, mas ainda dava para usar, pois a mancha era pequena e levemente escura. Em cerca de alguns meses a mancha cresceu e a escuridão ocupou o centro do osciloscópio, até que ele ficou imprestável.

Meu conselho, depois de alguns anos de experiência tentando minimizar o problema, é que procure reduzir a umidade relativa do ambiente.
Meus instrumentos importantes (osciloscópio e gerador de sinais) permanecem na geladeira (a que só serve de caixa hermética contra a umidade) junto com 300g de sílica. Mantenho a umidade relativa no interior perto de 50%. Depois de usar, guardo os instrumentos de volta na geladeira e retiro a umidade da sílica no uOndas.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Set 2019 15:50

bom, uma coisa q entendi no video eh que o problema eh relacionado ao escurecimento do refletor, mas nao afeta o circuito eletrico do LCD. a dica do cara do youtube eh simples: trocar o refletor. no mais, como o meu esta no estagio inicial, ainda tem alguma reflexibilidade e os digitos aparecem. piorando, bastaria trocar o refletor e voltaria a vida! nao parece totalmente tragico, se pah ainda instalo um led para funcionar mais uns 30 anos!

Sent from my iPhone using Tapatalk
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais