Homenagem póstuma à minha HP48G

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Homenagem póstuma à minha HP48G

Mensagempor KrafT » 11 Dez 2018 20:52

A calculadora durou exatos 20 anos (1998 a 2018) e me acompanhou no curso de eletrônica, graduação e mestrado. Tive que fazer muitos programas para cálculo numérico, estatística e linhas de transmissão para rivalizar com as funções nativas das HP50G, mas podia me vangloriar da duração de 6 meses das pilhas alcalinas.

https://flic.kr/s/aHsmxkhXwm

Imagem
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Homenagem póstuma à minha HP48G

Mensagempor mrgadotti » 12 Dez 2018 09:41

Ainda tenho uma HP50G que usei muito na graduação e mestrado, mas sempre invejava o pessoal da HP48 que nunca acabava a pilha :lol:
No começo eu até tinha o capricho de comprar uma cartela de pilhas, mas nessa vida de estudante eu iria a falência kkkkk

Com o tempo, sempre usava com cabo USB e um power bank ou fonte 5 V
mrgadotti
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Dez 2018 10:27

No meu caso, só estragou o LCD como dá para ver nas fotos, mas esse item não existe a reposição. Achei no eBay várias calculadoras a venda, mas todos com o mesmo problema de LCD.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 12 Dez 2018 10:34

A campeã de economia é uma Texas simples que eu comprei quando ainda tinha fábrica da Texas no Brasil, ela funciona até hoje com as baterias que veio, o teclado gastou mas as baterias não.
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 12 Dez 2018 10:38

eu tinha esta
TI-59
programavel!
Anos 70-80
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor mrgadotti » 12 Dez 2018 10:42

Sonho de consumo... Usei a de um colega no mestrado e achei sensacional, mas hoje tem a HP Prime que já tá metade do preço...

Imagem
mrgadotti
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Dez 2018 12:31

pamv escreveu:A campeã de economia é uma Texas simples que eu comprei quando ainda tinha fábrica da Texas no Brasil, ela funciona até hoje com as baterias que veio, o teclado gastou mas as baterias não.

Essa? https://en.wikipedia.org/wiki/TI-59_/_TI-58

Com esse display, não me parece muito amigo de baterias...
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 12 Dez 2018 18:49

Não.
A TI59 era super-super, competia com a HP41, as duas tinham "modulos" que podiam ser plugados nela para funções específicas.
A que eu falei é bem simples, não é programável e o display é LCD, tipo esta financeira aqui só que um pouco menor e "científica"

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... estado-_JM

eu tive uma HP25 e foi nela que aprendi a programar, depois passei pra namorada e comprei uma HP41 comprada em infinitas prestações na Mesbla que durou até o final da graduação e morreu quando a bateria vazou e corroeu tudo, como eu estava duro comprei essa TI numa promoção.
pamv
Word

Mensagempor EvandrPic » 12 Dez 2018 23:48

Apesar das Casios nunca terem sido muito populares por aqui, tive uma Casio CFX-9850G, que também morreu no LCD depois de uns 18 anos de vida...

Imagem

Agora, a última versão das Gráficas programáveis da Casio é a FX-CG50
Imagem
https://www.amazon.com/CASIO-PRIZM-FX-C ... B0711D5RNZ
EvandrPic
Dword

Mensagempor mrgadotti » 13 Dez 2018 08:07

O que mais me admiro hoje, é a gurizada querer fazer uma graduação de engenharia só com uma Casio FX82 e usar Matlab para tudo, chorando pra fazer prova com notebook que não tem calculadora gŕafica...
mrgadotti
Byte

Mensagempor Maffeis » 13 Dez 2018 17:02

Meu irmão tem um HP prime
não gostei dela não
a HP50G eu acho melhor
Maffeis
Word

Mensagempor dreher » 14 Dez 2018 19:57

Tive uma hp, que nem lembro o modelo, que me traiu no meio da ultima prova de calculo numerico. Dizem que tinha um problema de serie com um capacitor. A raiva foi tão grande que eu larguei de mão e pedi para um ex-patrão trazer uma texas TI-89 dos EUA pra mim. Nunca fui tão feliz, consegui até um simulador de circuitos para ela. Durante as provas podia ao menos tirar a prova real se meus calculos estavam corretos.
dreher
Byte

Mensagempor KrafT » 15 Dez 2018 08:45

dreher escreveu:Tive uma hp, que nem lembro o modelo, que me traiu no meio da ultima prova de calculo numerico...

Eu adorava fazer programas para calculo numérico, por exemplo o Método de Newton. Como tinha um amigo (e colega) mega, super, ultra CDF, a gente ficava disputando quem fazia o melhor algoritmo. Isso dava uma emoção adicional à matéria... E ao contrário da maioria, tenho saudades da graduação e guardo em memória não volátil a última aula do curso, que foi de sistemas de proteção para linhas de transmissão com o professor Thair Ibrahim Mustafa.

Edit: Programar a HP em RPN tinha benefícios adicionais: Não era visto como cola, mas você podia seguir passo a passo a execução e transcrever para a prova o desenvolvimento.

Será que a notação RPN morreu?
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 15 Dez 2018 13:22

Eu idem, adorei o meu curso de numérico por isso.
Acredito que RPN caiu em desuso, toda vez que eu falo nela tenho que explicar o que é
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 16 Dez 2018 09:59

Depois passar pelas Texas na faculdade, posteriormente comprei uma Casio programável.
Tinha muita memória.
Gostava de velejar e lia todos os livros da ocasião, sobre navegadores velejando pelo mundo. Fiquei entusiasmado com a ideia de fazer o mesmo. Como mestre amador podia velejar pelo litoral brasileiro. Cheguei até mesmo a estudar para a prova de capitão amador, para viajar pelo mundo. Não viajei, mas programei a calculadora Casio para me fornecer a minha posição entrando com medidas de astros celestes e de horário de Greenwich. Usei toda a memória da calculadora. Na verdade tive que me desdobrar para que todo o programa coubesse nela.
Como já dizia, sorrindo, meu professor Miguel do cursinho pré-vestibular (hoje já deve se encontrar em outra dimensão), "...Recordar é viver outra vez...".
Bons tempos, que não voltam mais.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais