Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Arduíno. Finalmente alguem que concorda comigo.

Mensagempor tronico » 07 Nov 2018 07:36

Percebo que está cada vez mais prático e rápido prototipar hoje em dia do que à 10 anos atrás, por conta de soluções como Arduino, Raspberry, Beaglebone, mbed, ... , as próprias ferramentas de desenvolvimento já estão mais completas com bibliotecas padrão para TCP/IP, USB, FS, etc...

Na minha opinião, justamente o que "condenamos" sobre o Arduino é uma vantagem e seu propósito,

Que é:

Permitir que pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em eletrônica/programação tornem suas idéias realidade.

Isso trás inovação, surgem produtos do ponto de vista de usuário. Essa é a real relevância!

Muitas vezes pessoas com o conhecimento e "domínio" sobre certa tecnologia não tornam suas idéias realidade, ou não tem idéias...
tronico
Byte

Mensagempor KrafT » 07 Nov 2018 08:16

No final dos anos 80 e inicio dos anos 90 eu fabriquei alguns placares esportivos para ginásios de esporte e seguramente a minha vida teria sido mais fácil com Arduíno. Mas nesse caso, talvez eu tivesse caído seguinte problema: "...So if you are an engineering graduate and looking for a job, avoid arduino." ( https://qr.ae/TUhPBY )

O acesso à informação não garante qualidade de informação. Com ou sem Arduíno, quem é bom continuará bom, que é ruim continuará ruim. O que muda é facilidade e velocidade em se comprovar sendo um ou o outro.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor dreher » 07 Nov 2018 10:50

E parte do problema está no mercado. Hoje voce apresenta uma proposta para um cliente e ele acha um absurdo porque viu na internet um projeto igual que uma criança fez usando um arduino.

O problema que o pessoal de desenvolvimento de sites tinha com o sobrinho apareceram no mercado de embarcados. A plataforma em sim não é ruim, o problema é querer fazer projetos como quem monta lego. Usar uma biblioteca pronta não vejo problemas, o problema é não saber como funciona por dentro, ou como integrar varias dessas bibliotecas na minha opinião. O problema parece ser o conceito mesmo. Eu vejo alguns projetos que o pessoal vende pronto, que pegaram na internet, mas no primeiro problema ou alteração acaba, pois não entendem o que aquele codigo faz.
dreher
Byte

Mensagempor chrdcv » 07 Nov 2018 17:40

dreher escreveu:E parte do problema está no mercado. Hoje voce apresenta uma proposta para um cliente e ele acha um absurdo porque viu na internet um projeto igual que uma criança fez usando um arduino.

O problema que o pessoal de desenvolvimento de sites tinha com o sobrinho apareceram no mercado de embarcados. A plataforma em sim não é ruim, o problema é querer fazer projetos como quem monta lego. Usar uma biblioteca pronta não vejo problemas, o problema é não saber como funciona por dentro, ou como integrar varias dessas bibliotecas na minha opinião. O problema parece ser o conceito mesmo. Eu vejo alguns projetos que o pessoal vende pronto, que pegaram na internet, mas no primeiro problema ou alteração acaba, pois não entendem o que aquele codigo faz.

Quando isso acontece, acho ótimo. Espero eles quebrarem a cara e depois voltarem com o rabo entre as pernas. Daê aproveito e elevo preço em uns 35% no mínimo. Lembram há um tempo atrás quando moleques desenvolviam sites e sistemas? A maioria quebrava fácil ou tinha problemas clássicos e banais de segurança. Quando o pessoal foi abrindo os olhos e vendo que sites, sistemas web e app são coisas sérias, passaram a comprar serviços de profissionais e de empresas confiáveis, ao invés de passar para o sobrinho ou estagiário fazer! Sistemas embarcados é a mesma coisa! Achou muito caro? Faz com o estagiário então... sem problema algum! Quando acontece esses casos, ainda coloco a maior pilha dizendo que é tranquilo, que se sabe programar, sabe implementar qualquer código para qualquer máquina, etc... Engraçado é que as mesmas pessoas nunca questionam o valor de uma consulta médica ou mesmo a hora do adÊvogado!
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor dreher » 08 Nov 2018 08:45

chrdcv escreveu:
dreher escreveu:E parte do problema está no mercado. Hoje voce apresenta uma proposta para um cliente e ele acha um absurdo porque viu na internet um projeto igual que uma criança fez usando um arduino.

Quando isso acontece, acho ótimo. Espero eles quebrarem a cara e depois voltarem com o rabo entre as pernas. Daê aproveito e elevo preço em uns 35% no mínimo. Lembram há um tempo atrás quando moleques desenvolviam sites e sistemas? A maioria quebrava fácil ou tinha problemas clássicos e banais de segurança. Quando o pessoal foi abrindo os olhos e vendo que sites, sistemas web e app são coisas sérias, passaram a comprar serviços de profissionais e de empresas confiáveis, ao invés de passar para o sobrinho ou estagiário fazer! Sistemas embarcados é a mesma coisa! Achou muito caro? Faz com o estagiário então... sem problema algum! Quando acontece esses casos, ainda coloco a maior pilha dizendo que é tranquilo, que se sabe programar, sabe implementar qualquer código para qualquer máquina, etc... Engraçado é que as mesmas pessoas nunca questionam o valor de uma consulta médica ou mesmo a hora do adÊvogado!

Sim, é uma questão do mercado ir se adptando. Eu acho que estamos agora no apice dessa situação no mercado de embarcados, mas logo vamos estabilizar novamente
dreher
Byte

Mensagempor tcpipchip » 08 Nov 2018 09:34

e para deixar mais revoltados...moda agora google scratch para programação...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 08 Nov 2018 10:14

Acho que não há motivo para essa preocupação; com a difusao do Arduino, os hobbistas acabam fazendo um serviço á sociedade, introduzindo a automação onde pessoas (seus respectivos clientes) jamais considerariam haver possibilidade, criando uma cultura no processo deles onde nao existia antes, dado o quanto isso tornará suas vidas mais faceis. Ou seja, aqueles que não sabem fazer direito, criam produtos que funcionam mal e aí é onde nós fazemos diferença. Que me lembre, recentemente tive 3 projetos/serviços onde tive de corrigir problemas relativamente triviais ou refazer o proprio produto, seja no código ou no hardware ou em ambos. Em outras palavras, um outro alguem já abriu as portas, fazendo todo o trabalho comercial de convencer o cliente a fabricar aquilo. Enfim, há vantagens e desvantagens na difusao do Arduino e companhia...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor tcpipchip » 08 Nov 2018 11:18

atencao...nao confundir Arduino (hardware) com Framework!

por baixo é um compilador que troca a sintax wiring C para a sintaxe da linguagem C destino (SDK)
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Nov 2018 20:34

Muitas funções utilizam recursos do sistema como se fossem proprietários e quando outra precisa usar o mesmo recurso...

Uso apenas a estrutura base de hardware e IDE com meu conjunto de rotinas!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 13 Nov 2018 10:09

Exatamente, Brasilma, é disso que eu não gosto, mas para ensino básico ele serve muito bem e tem se mostrado muito bom para autodidatas de todos os níveis (sociais e educacionais) iniciarem com microcontroladores.
pamv
Word

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais