Simbologia de portas lógicas ANSI/ISA

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Simbologia de portas lógicas ANSI/ISA

Mensagempor edsont » 12 Set 2018 17:11

Estou fazendo um diagrama lógico que usa a simbologia ANSI/ISA-5.1-2009 e me deparei um 2 tabelas que ao meu ver são inversas do que eu aprendi.
O primeiro é de porta NAND e ou segundo a porta NOR. Estou colocando aqui apenas a NAND.

ISA_5_1_NAND.gif

É assim mesmo? É oposto ao dos circuitos? [Edit] O Zero da saída (tabela) não era para estar somente na última linha?
A inversão ocorre nas entradas e não na saída.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Simbologia de portas lógicas ANSI/ISA

Mensagempor scenesdream » 18 Set 2018 19:50

A porta NAND and NOR são diferentes, o que acontece é que saída da porta você tem um inversor ou porta não, isso inverte os valores padrões da porta AND e OR tornando elas em NAND and NOR.

NAND

0 0 = 1
0 1 = 1
1 0 = 1
1 1 = 0

NOR

0 0 = 1
0 1 = 0
1 0 = 0
1 1 = 0

Espero ter ajudado, esse conhecimento pode ser importante para controladores lógicos programáveis ou para eletrônica digital.
scenesdream
Bit

Re: Simbologia de portas lógicas ANSI/ISA

Mensagempor edsont » 18 Set 2018 20:01

scenesdream escreveu:A porta NAND and NOR são diferentes, o que acontece é que saída da porta você tem um inversor ou porta não, isso inverte os valores padrões da porta AND e OR tornando elas em NAND and NOR.

NAND

0 0 = 1
0 1 = 1
1 0 = 1
1 1 = 0

NOR

0 0 = 1
0 1 = 0
1 0 = 0
1 1 = 0

Espero ter ajudado, esse conhecimento pode ser importante para controladores lógicos programáveis ou para eletrônica digital.

Sim, isso eu sei.
A questão é em relação à norma ANSI/ISA. Se olhar na tabela que anexei da porta NAND verá que não bate. No seu exemplo tem uma linha que gera 0 e as demais 1. Na ANSI/ISA tem uma linha que gera 1 e as demais 0. É como se tivesse invertido todas as entradas e não a saída.
Na porta NOR ocorre a mesma coisa. Eu procurei por norma mais recente mas não encontrei. Esta é de 2009.
Para contornar o problema estou usando somente as portas AND, OR e NOT.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Voltar para Assuntos Gerais